Imagem de fundo do header
Será que o XPERIA X1 vencerá o iPhone na supremacia da mobilidade?
Home  >  Review
REVIEW

Será que o XPERIA X1 vencerá o iPhone na supremacia da mobilidade?

A Sony Ericsson o coloca na categoria premium dos dispositivos convergentes e avisa: ele não será barato, mas valerá cada centavo.

Por IT Business.ca*

xperia_x1_150.jpg
Foto:

É claro que teremos de esperar o XPERIA X1 chegar – a Sony Ericsson promete entregá-lo aos consumidores nos Estados Unidos no segundo semestre do ano – para ver se tudo isso será verdade.

Contudo, as informações e a demonstração do produto feitas durante o Mobile World Congress, que acontece em Barcelona (Espanha), criou um certo frisson que percorreu a web.

Um dos comentários eleva o X1 a uma nova categoria em termos de produtividade e entretenimento, e o “mais excitante telefone celular com Windows Mobile desde o Blackjack 2”. Um outro observou que o lançamento da Sony Ericsson, seu design prateado e qualidade do diplay deverão fazer a Apple se envergonhar do iPhone.

Galerias de imagens:
> Conheça alguns dos celulares lançados no Mobile World Congress
> Veja detalhes do iPhone
> Outros rivais do iPhone

Posicionamento de mercado – A Sony Ericsson – ela mesma – está posicionando o XPERIA X1 com um dispositivo que irá levar a convergência a novos níveis. A empresa tem evitado utilizar o termo ‘smartphone’, de acordo com Suzanne Cross, gerente de marketing de produtos da Sony Ericsson para a América do Norte.

x1
X1: tela com mais pixels e sensível ao toque

Características

Mas a gerente e outros executivos da empresa apontam a convergência – um blend de entretenimento e ferramenta de produtividade – como o coração do XPERIA X1. Ela abrange aplicações multimídia, acesso web, organizador pessoal e uma variedade de outras opções de comunicação.

A Sony Ericsson foi mais longe e incluiu no dispositivo quadri-band GSM/EDGE uma tela sensível ao toque de alta resolução, acesso Wi-Fi, GPS para localização, rádio FM e Bluetooth.

A conectividade de internet do X1 é melhor do que qualquer outro telefone móvel que a fabricante já tenha criado. Ele oferece HSUPA (High Speed Upload Packet Access) para transmissão de videos e outras mídias ricas tão rápido quando o donwload, característica que não está presente na maior parte dos celulares de terceira geração (3G).++++

xperia_x1_150E para turbinar tudo isso, o X1 vem equipado com um processador ARM11 de 520 MHz, rodando o sistema operacional Windows Mobile 6.

E para arrematar, o XPERIA X11 está sendo posicionado não como um dispositivo voltado para o consumidor ou de produtividade, mas como aquele capaz de oferecer o melhor destes dois mundos.

Segundo a Sony Ericsson, trata-se de um appliance experto de entretenimento que vem recheado de ferramentas de produtividade que mesmo aqueles usuários profissionais mais exigentes poderão utilizá-lo no contexto corporativo de forma muito eficiente.

Leia também:
> Conheça os melhores notebooks com banda larga 3G intergrada
> Como se livrar do e-mail que não abre, não tem remetente e não se deixa deletar
> Saiba o que você vai encontrar no Vista SP1

Poder de fogo
Para permitir acesso a tamanha gama de facilidades, a Sony incorporou uma variedade de formas de os usuários controlarem o X1.

A tela principal, por exemplo, é comporta por nove painéis que podem ser configurados pelo usuário em vez de mostrar apenas as opções padrão do Windows Mobile. E por meio desses painéis que se tem acesso rápido e fácil às várias aplicações. Passada essa experiência inicial, contudo, o usuário irá se deparar com a já conhecida interface do Windows Mobile.

A interface do X1 gerou muitos comentários em blogs e sites de redes sociais. Minutos após o anúncio de seu lançamento, vários vídeos de demonstração da interface do XPERIA X1 foram postados no YouTube e a blogosfera ficou repleta de comentários enaltecendo as características do dispositivo – do teclado deslizante QWERTY ao display de 800 x 480 sensível ao toque com densidade de pixels maior do que a do iPhone.

“É o máximo”, escreveu um blogger. “Mesmo estando satisfeito com meu iPhone, eu não me importaria em trocá-lo pelo XPERIA X1”.

Mais formas de navegar
Outra característica amigável do X1 são as múltiplas opções de navegação. Os usuários podem interagir tocando o display, utilizando o teclado QWERTY (completo) – acessível deslizando a tela para cima, por meio de quatro teclas especiais ou utilizando um joystick óptico de navegação.

De acordo com a Sony, é realmente fácil alternar entre os diversos modos operacionais. Além disso, a "ampla distância" entre as teclas, disseram, irá facilitar a digitação.

Leia também:
> 20 perguntas sem resposta sobre o iPhone
> Apple deve lançar iPhone com acesso 3G este ano

A capacidade de transferência de dados em alta velocidade – via HSDPA/HSUPA e Wi-Fi – foram adicionadas para tornar o dispositivo mais atraente para o uso profissional, bem como a inclusão de todas as funcionalidades esperadas de um PDA – e algumas mais.

Ao lado de calculadora, calendário, agenda de tarefas e telefônica, relógio despertador e bloco de notas, também estão disponíveis reconhecimento de escrita e editores eletrônicos de documentos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site