Imagem de fundo do header
Sintonize a Jango, uma nova rádio na web com jeito de rede social
Home  >  Review
REVIEW

Sintonize a Jango, uma nova rádio na web com jeito de rede social

Além de canções relacionadas ao que se está ouvindo, serviço permite descobrir e contatar outros usuários com gostos similares.

Cathy Lu, PC World / EUA

JANGO_150.jpg
Foto:

JANGO_150Se você está cansado de ouvir as mesmas músicas, vale fugir da rotina com a Jango (www.jango.com). Similar a sites como Pandora, cujo acesso – infelizmente – não pode ser feito por quem está fora dos Estados Unidos, e a Last.fm, que já tem interface em português, ele faz a transmissão de rádios online personalizadas, divididas por artistas.

Mas a Jango vai além de apenas permitir que o internauta brinque de DJ. A versão beta do produto integra aspectos de rede social que tornam divertido buscar novas músicas, combinando seus gostos com o dos outros usuários.

Quando você digita um nome de um artista, o site exibe uma estação centrada nesse músico. Quem já pôde experimentar o Pandora alguma vez vai sentir falta da opção de buscar pelo título da canção, mas é possível selecionar uma música pelo título na lista da rádio escolhida.

A Jango também adiciona outros canais que julga ser de seu interesse baseado em alguns critérios. Um deles, por exemplo, leva em conta o que outros usuários – que fizeram uma seleção semelhante à sua – também ouvem e sugere outras estações. Quem gosta de Chico Buarque, por exemplo, será convidado a ouvir músicas de Elis Regina.

JANGO_350
Engenharia: site usa afinidades de usuários para sugerir canções relacionadas

Embora o serviço promova algumas associações interessantes, ele tende a relacionar algumas coisas que não têm lá tanta afinidade, como a banda Queen com Iron Maiden e Ozzy.

A Jango é capaz de guardar um número ilimitado de estações no perfil do usuário, e oferece diversas formas de personalizá-las.

Pode-se, por exemplo, adicionar cantores; banir determinados artistas; e escolher entre tocar músicas mais populares ou menos conhecidas.

++++

JANGO_150Seleção limitada
Personalizar as estações com certeza ajuda a deixar a seleção de músicas ao seu gosto, porém, com somente 15 mil artistas e 200 mil canções, o serviço tem seus limites. Acha muito?

Quando essa análise foi realizada apenas dez canções do Queen estavam no sistema. A Jango informa que o serviço tem acesso a muito mais músicas do que as que estão listadas, mas analisar e incluí-las no banco de dados leva um certo tempo. O site também diz que constantemente adiciona canções às rádios.

Mas a grande proeza do Jango são suas características de rede social. Ao criar um perfil, o site oferece condições de colocá-lo em contato com pessoas que têm o mesmo gosto que você. O player do programa inclui canções adicionais do cantor que está tocando e usuários que estão ouvindo o mesmo músico ou artistas similares.

JANGO_350_II
Extras: usuário também encontra vídeos relacionados ao conteúdo selecionado

Clicar em uma canção leva você à estação que a esteja tocando; selecionar um usuário leva à página do perfil dele, onde você pode checar as estações dessa pessoa e outras informações (como data de aniversário, localização e filmes favoritos, por exemplo) que ela decidiu compartilhar.

O site também permite que você rastreie o que seus amigos estão ouvindo e sempre que possível o conecta aos Like-Minds – usuários com os mesmos gostos musicais que o seu.

Nos testes, o streaming de música foi tranqüilo, com raras interferências; em uma ocasião, o programa indicou que uma canção estava tocando, embora não houvesse áudio.

A Jango informou que está trabalhando para reparar alguns problemas. Ainda sim, o serviço é bem estável. Se você está disposto a mergulhar nos recursos de rede social do serviço e ver como isso pode expandir seu universo musical e até mesmo criar novos amigos, saiba que o Jango vale a visita.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site