Imagem de fundo do header
SiteAdvisor ganha ferramenta para busca ainda mais segura
Home  >  Review
REVIEW

SiteAdvisor ganha ferramenta para busca ainda mais segura

Nova funcionalidade, no entanto, não funciona com pesquisas no Google, vinculando-se somente ao mecanismo do Yahoo.

Liane Cassavoy, da PC World / EUA

dest_150.jpg
Foto:

O SiteAdvisor da McAfee sempre avisou o usuário quando os resultados de uma busca mostram sites que podem ser perigosos. Agora, a versão mais recente do complemento vem com um recurso chamado Secure Search (Busca Segura), projetado para tornar as pesquisas na web ainda mais seguras. Mas, para isso, ele impõe algumas restrições em sua navegação – que podem ser severas demais para alguns usuários.

O novo plug-in do SiteAdvisor (disponível para Firefox e Internet Explorer) atua exatamente como as versões antigas: coloca ícones coloridos perto dos resultados de sua busca para que você saiba o status de idoneidade de cada site antes de clicar em seus links.

Sites considerados seguros ganham um ícone verde, enquanto que aqueles que podem oferecer perigo são marcados com um ícone amarelo. Já os sites sabidamente perigosos levam uma marca vermelha. A McAfee testa os sites com relação a spyware, downloads suspeitos, spam, scams, phishing e outras ameaças para determinar o nível de segurança de cada um.

firefox_setalhe

Aviso do SiteAdvisor no navegador Firefox

A novidade é que uma nova funcionalidade do SiteAdvisor coloca uma caixa de Busca Segura na barra de ferramentas de seu navegador. Suas configurações permitem personalizar os resultados que você vê a partir das buscas que você realiza. Você pode escolher bloquear todos os sites vermelhos dos resultados, fazer com que o SiteAdvisor marque apenas as páginas potencialmente perigosas.

Mas atenção: essa caixa segura só funciona com o mecanismo de busca do Yahoo. E o vínculo com a empresa não termina por aí: quando você instala o complemento, é perguntado se você quer mudar seu mecanismo padrão de buscas para o Yahoo -  e resposta padrão é sim.

Você até pode usar o SiteAdvisor quando pesquisa com outros mecanismos – como o Google – mas não é possível customizar os resultados de sua busca. Mesmo assim, omitir alguns resultados nem serve pra todo mundo. Pode até ser uma boa idéia bloquear sites perigosos para as crianças, mas outros usuários podem querer ver tudo e decidir por conta própria quais sites visitar ou não.

ie_detalhe

Opções do McAfee Site Advisor mostradas no Internet Explorer

Além dos ícones verde, amarelo e vermelho que aparecem ao lado dos resultados da busca, a McAfee agora identifica algumas páginas como "McAfee SECURE". Ele significa que tais sites foram testados mais detalhadamente e são classificados como destinos seguros para compra.

Essa nova versão mostra se um site é "McAfee SECURE" não apenas quando aparece na lista de resultados de busca. Um ícone pequeno na barra de ferramentas de seu navegador muda o texto de "McAfee SiteAdvisor" para "McAfee SECURE" quando a página visitada cumpre os critérios.

Se você preferir fazer buscas pelo Google, esta nova função específica Secure Search vai trazer poucos benefícios pra você. Mas você vai continuar tendo acesso às excelentes classificações de site do SiteAdvisor – o programa vale a pena com ou sem esse recurso extra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site