Imagem de fundo do header
Skyfire traz vídeo em Flash para smartphones Android
Home  >  Review
REVIEW

Skyfire traz vídeo em Flash para smartphones Android

Browser mostra os sites como seriam vistos no desktop, e tem ferramentas para compartilhamento de conteúdo em redes sociais

Rafael Rigues

Foto:

O navegador padrão em smartphones Android (batizado simplesmente de "Browser") é muito bom, mas sempre há espaço para melhorar. E graças à característica aberta do Android Market, não faltam opções: o Dolphin Browser traz abas e integração com serviços como o Read it Later. Já o Opera Mini acelera o carregamento das páginas, diminui o tráfego de dados e é ideal para quem tem planos limitados. E agora surge uma nova opção, o Skyfire 2.0.

Trata-se de uma versão de um navegador que já estava disponível em smartphones Windows Mobile e Symbian. Ele é bastante rápido ao carregar um site, tanto em conexões 3G como em Wi-Fi, e por padrão os exibe como seriam vistos em um PC desktop: cabe ao usuário aplicar vários níveis de zoom à página para ler o que interessa. Neste modo o Skyfire se encarrega de rearranjar o texto da página para que ocupe a largura da tela do celular, facilitando muito a leitura.

Além do modo desktop, também é possível forçar o navegador a carregar a versão Mobile (Android ou iPhone) de uma página, útil em casos onde a detecção automática de navegador não funciona direito. 

O principal destaque do Skyfire é a capacidade de reproduzir vídeos em flash embutidos em páginas web, recurso ausente no navegador padrão do Android na maioria dos aparelhos. Ao abrir um site com vídeo, um botão "Video" se acende no rodapé da tela. Basta clicar nele para assistir ao clipe em tela cheia.

Skyfire para Android

Skyfire é capaz de exibir vídeos embutidos em páginas web

O problema é que o SkyFire precisa "reconhecer" a forma que o site usa para embutir os vídeos antes de se oferecer para exibí-los. Ou seja, este recurso não funciona em todo lugar. Funcionou na CNN e no GameTrailers.com, por exemplo, mas não funcionou com os vídeos embutidos em artigos da PCWorld.

Também há ferramentas "sociais", como um botão que facilita o compartilhamento de páginas com seus amigos (seja via e-mail, SMS ou Twitter) e outro batizado de "Explore" que o ajuda a descobrir novos sites relacionados ao conteúdo da página que você está visitando.

Estabilidade precisa melhorar

Infelizmente o Skyfire sofre com problemas de instabilidade, consistentemente fechando de forma inesperada com uma mensagem de erro sempre que tentei fechar algumas janelas. Em sua defesa, devemos notar que o navegar reabre automaticamente em seguida e carrega novamente todas as abas que estavam abertas.

O problema é quando você atinge o número máximo de janelas simultâneas (oito) e quer abrir mais uma. O navegador manda você fechar uma janela, e não dá pra fazer isso pois ele cai. Quando volta, retorna com todas as oito abertas, que você não consegue fechar porque ele cai... é a clássica situação do ovo ou da galinha.

O Skyfire 2.0 é gratuito, e apesar dos problemas de instabilidade (ainda não corrigidos até a publicação deste artigo) vale dar uma olhada. Ele está disponível no Android Market, mas não é visível aos usuários no Brasil. A solução é visitar m.skyfire.com usando o navegador do smartphone e baixá-lo direto do fabricante.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site