Imagem de fundo do header
Software Bento ganha integração com o iPhoto
Home  >  Review
REVIEW

Software Bento ganha integração com o iPhoto

Gerenciador de arquivos para Mac chega à versão 3.0 com melhorias na segurança e compartilhamento de dados

Macworld/EUA

bento150.jpg
Foto:

O popular banco da dados e gerenciador de arquivos pessoais Bento, da Filemaker chega a sua terceira versão com recursos interessantes que ajudam o usuário a mesclar, adicionar e compartilhar informações de diferentes arquivos. O Bento 3 melhorou na organização dos arquivos, incluindo a integração com o iPhoto, compartilhamento de dados em redes locais e criptografia de dados em 128 bits.

Fotos
Se você já usou o Bento, sabe que ele suporta grande parte das informações salvas no computador como, por exemplo, eventos do iCal e contatos do Adress Book. Esses dados vão aparecer juntos na biblioteca do programa com as fotos e vídeos do iPhoto.

Embora o Bento consiga gerenciar um vasto conteúdo, ele é limitado para editar ou apagar os arquivos do iPhoto. Antes que você se pergunte qual a vantagem de ter um software que não edita tais informações, o Bento é um ótimo utilitário para catalogação, organizando e interligando suas fotos com outras informações.

Por exemplo, se você é um fotógrafo que utiliza o Bento e deseja ter as informações dos clientes que compraram determinadas fotografias, bem como valores e quantidades, basta arrastar um formulário do contato para a fotografia que os dados serão mesclados.

Novos modos de exibição
O modo de exibição do Bento sofreu várias alterações. A nova visualização em grade permite que o usuário veja várias miniaturas das imagens salvas na biblioteca. Ao selecionar uma imagem, o programa mostra quatro campos com mais informações.

bento3_01_original.jpg

Bento 3 permite organizar suas fotos do iPhoto com mais facilidade, além de juntá-las com informações adicionais

Mais opções de compartilhamento
Caso o usuário tenha o aplicativo Bento para o iPhone, poderá sincronizar as informações e levá-las na palma da mão. O Bento também oferece a opção para compartilhar os dados com até cinco computadores ligados em uma rede local. O administrador da conta pode limitar o acesso dos outros usuários como atualizar dados ou apagar contatos no iCal.

No quesito segurança, é possível definir se outros usuários terão acesso a determinados banco de dados e ainda criptografar campos com informações sigilosas.

Para proteger seu banco de dados será necessário definir uma senha no painel de preferências do programa (Bento > Preferências > Compartilhamento). Vale lembrar que a proteção só é válida para usuários que tentarem acessar o banco de dados por meio do computador principal. Se alguém tentar o acesso ao banco de dados por meio de outro computador na rede local, conseguirá.

Aparência

O Bento 3 traz novos temas de personalização, uma coleção com mais de 250 aparências, contendo ícones e temas de cores diferentes, para alterar a aparência do programa.

bento3_02_original.jpg

Visualização em grade permite checar  todos os registros das bibliotecas do Bento alinhados

Quanto custa?
O Bento 3 está avaliado por 49 dólares para uma licença e por 99 dólares para o pacote familiar com cinco licenças. De acordo com um comunicado da empresa, usuários que possuem a versão do Bento 1 ou 2 terão um desconto de 20 dólares. Se você comprou o Bento 2 entre os dias 30/8/2009 e 14/10/2009, poderá obter a versão 3 gratuitamente.

Conselho de compra da Macworld
O Bento continua sendo uma aplicação voltada para usuários domésticos e pequenos escritórios. A integração com o iPhoto, segurança e compartilhamento de dados com até cinco usuários e vários novos temas para tornar sua aparência mais agradável fazem do programa um banco de dados bastante versátil. Mas ele omite algumas ferramentas básicas como, por exemplo, impressão de etiquetas e a opção para alterar a posição dos campos nos formulários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site