Imagem de fundo do header
Software desliga Mac após downloads
Home  >  Review
REVIEW

Software desliga Mac após downloads

GoodNight monitora o tráfego de dados do sistema operacional para encerrar a atividade do computador ocioso

Macworld/EUA

goodnight-150.jpg
Foto:

Não precisa ficar de olho no seu Mac enquanto ele baixa música ou outros arquivos da Internet. O software GoodNight, desenvolvido por Michael Hawelka, tem a função de desligar o Mac quando algum download terminar. O recurso é extremamente útil para quem deixa o computador baixando grandes arquivos durante a noite e vai dormir.

Um dos diferenciais do GoodNight é a forma como ele verifica os downloads. Ao invés de ser vinculado a um determinado navegador, ele monitora o tráfego de dados gerados no próprio sistema operacional – até mesmo a transferência de arquivos de um pendrive é monitorada.

Ao configurar o programa, o usuário deve identificar em qual porta será feito o monitoramento: Rede Ethernet, AirPort, FireWire e assim por diante. O GoodNight pode monitorar várias interfaces de rede ou todo o tráfego simultaneamente. É solicitado o limite de velocidade e tamanho da transferência para que o programa entenda o momento certo de desligar o computador.

Infelizmente, o software permite que o tempo máximo de ociosidade seja 10 minutos, o que pode ser pouco para quem transfere arquivos remotamente quando está no serviço e sai para almoçar, por exemplo.

145353-goodnightonline_original.jpg

GoodNight tem vários modos de configuração que atende praticamente todas as necessidades

Há outra opção que faz o GoodNight iniciar o monitoramento somente depois de a taxa de transferência ultrapassar um tamanho específico. Isso é útil para quando algum servidor está ocupado e  é necessário esperar a retomada do download. O GoodNight espera até que o arquivo seja baixado por completo para desligar.

E há um ponto confuso na hora de configurar o aplicativo. As portas de rede não são listadas como FireWire, AirPort, Ethernet, mas sim como en0, EN1, EN2, fw0, entre outros. Para identificar qual é a denominação correta, inicie o Utilitário de Rede (em Aplicativos / Utilitários) e clique na guia Informações. Depois de escolher a interface da rede atual, verifique o nome que estiver entre parênteses para marcar a opção correta no GoodNight.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site