Imagem de fundo do header
Sony Cyber-shot DSC-TX5: Resistente e elegante, porém manhosa
Home  >  Review
REVIEW

Sony Cyber-shot DSC-TX5: Resistente e elegante, porém manhosa

Câmera resiste a água, poeira, frio, calor e impactos, sem nunca perder a pose

Sarah Jacobson

Foto:

Você procura uma câmera bonita ou uma câmera resistente? Normalmente você seria forçado a escolher uma característica ou outra, mas a Sony Cyber-shot DSC-TX5, uma câmera fotográfica digital de 10.2 Megapixel, atende a ambos os requisitos.

A DSC-TX5 se parece como muitos dos outros modelos “magrinhos” e elegantes na família Cyber-shot TX, mas esta câmera foi projetada paa resistir a impactos, água, congelamento, calor e poeira. De fato, tive de olhar duas vezes para me certificar de que eu estava com a câmera certa antes de jogá-la na piscina. Ela está disponível nas cores verde, rosa, vermelho, preto e prata, e tem preço de R$ 2.000.

A câmera pode ser submersa a até 3 metros, é resistente a quedas de até um metro e meio e à prova de poeira. Também pode suportar temperaturas que vão dos -10 ºC a 40 ºC. Mas por trás de sua aparência ela esconde recursos que a tornam uma boa opção para o uso no dia-a-dia, incluindo um modo que elimina borrões na imagem, o modo “Intelligent Sweep Panorama” para captura de imagens panorâmicas e um modo de vídeo em alta definição que grava vídeo em MPEG 4 com resolução HD (720p) a 30 quadros por segundo.

A DSC-TX5 parece bastante sólida - como uma câmera resistente deveria ser - e tem uma tampa deslizante que cobre sua lente Carl Zeiss com zoom óptico de 4x (25mm a 100mm). Achei um pouco difícil de deslizar a tampa, especialmente dentro d’água. É possível escolher onde armazenar as fotos: a câmera aceita cartões SD/SDHC além dos cartões Memory Stick Pro Duo (formato proprietário da Sony), e também há 45 MB de memória interna.

Sony Cyber-shot TX5 Frente - 300px

Tampa deslizante protege as lentes Carl-Zeiss da Cyber-shot TX5

Tampa da lente à parte, a DSC-TX5 é bastante fácil de usar. A câmera tem uma tela sensível ao toque de 3 polegadas usada para controlar a maioria das funções. Isso pode parecer meio estranho em uma câmera parcialmente projetada para ser usada debaixo d’água, mas surpreendentemente a DSC-TX5 me pareceu responder melhor na piscina do que em terra firme: ali eu precisei tocar nos ícones na tela várias vezes antes da câmera registrar o toque, mas a reação era muito mais rápida dentro da água.

Embora os controles estejam principalmente na tela de toque, a câmera tem alguns botões “físicos”, como o de ligar, o do obturador, controle de zoom e um botão para reprodução de fotos e vídeos. Contando a bateria e um cartão Memory Stick, a DSC-TX5 pesa cerca de 145 gramas, e mede apenas 9.52 x 5.71 x 1.82 cm.

Sony Cyber-shot TX5 Cima - 300px

A Cyber-shot TX5 tem apenas 1.8 cm de espessura

A DSC-TX5 tira fotos decentes, mas sua qualidade de imagem no geral não chama a atenção. Nos testes subjetivos de qualidade de imagem nos laboratórios da PC World a câmera recebeu boas notas no quesito exposição, mas ficou abaixo da média em precisão de cor, nitidez e falta de distorção. Já no quesito vídeo a DSC-TX5 capturou clipes com boa aparência, mas o microfone integrado é bastante fraco. No geral, a DSC-TX5 foi classificada como “boa”.

Em cenas escuras, entretanto, a câmera se saiu bem em meus testes. Ela é equipada com um sensor CMOS Exmor R, que segundo a Sony é otimizado para fotografia com pouca luz. A câmera com certeza fez um ótimo trabalho ao fotografar em cenas escuras, como esta foto de uma palmeira à noite. Acredite, eu mal conseguia ver as folhas na hora em que bati a foto.

Sony Cyber-shot TX5 Foto Noite - 300px

A Cyber-shot TX5 se sai bem em fotos noturnas

A câmera tem muito pouco atraso do obturador, ou atraso no geral, mas a frequente falta de resposta da tela sensível ao toque acaba atrapalhando. Ajustes de ISO vão de 125 a 3200, e surpreendentemente as imagens tem muito pouco ruído a não ser que você vá além de ISO 800. No modo Program Auto é possível controlar o balanço de branco, flash, exposição, modo burst, temporizador, foco, modo de medição e detecção de faces, bem como o sistema de dispario automático do obturador em resposta a sorrisos.

Os menus da DSC-TX5 são um pouco confusos e desnecessariamente complicados: é como se a Sony tivesse se empolgado com as possibilidades oferecidas pela tela. Partes do design são úteis: por exemplo, os usuários podem escolher quatro ícones (como balanço de branco, flash e afins) para aparecer em um menu lateral. Enquanto isso, o restante das opções fica em um menu de tela cheia, aberto arrastando o dedo sobre a tela da esquerda para a direita.

Entretanto, este menu logo começa a incomodar. Muitos dos ícones podem ser arrastados e reposicionados, algo que em minha opinião é desnecessário. Apagar imagens também é complicado: Na opção “Delete Multiple Images” (apagar múltiplas imagens) é fácil demais selecionar acidentalmente imagens que você não quer apagar: a cada vez que você toca na tela para rolar a lista de imagens, invariavelmente acaba selecionando uma para exclusão. Para evitar o problema você pode navegar pela lista usando as setas na tela, mas elas não respondem bem ao toque.

Sony Cyber-shot TX5 Costas - 300px

A Cyber-shot TX5 é quase que totalmente controlada via tela de toque

Embora a tela sensível ao toque seja às vezes frustrante, a Sony Cyber-shot DSC-TX5 é uma opção decente no mercado de câmeras resistentes e bonita o suficiente para uso no dia-a-dia. Eu gostaria de ver pelo menos mais um botão físico para alternar rapidamente entre modos de fotografia, porque a última coisa que quero fazer enquanto estou mergulhando é brigar com menus confusos na tela. Mas tenho que admitir que ela é a câmera resistente mais amigável ao uso diário que já vimos, e seus recursos e desempenho sob condições de pouca luz são impressionantes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site