Imagem de fundo do header
Soundbridge permite sintonizar rádios na web sem uso do PC
Home  >  Review
REVIEW

Soundbridge permite sintonizar rádios na web sem uso do PC

Modelo da Pinacle utiliza conexão Wi-Fi para captar músicas de vários países via internet; tem controle remoto e pesa só 1,5 kg.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

soundbridge_150.jpg
Foto:

Quem disse que é preciso um PC para desfrutar dos melhores recursos da internet? Equipamentos como o Soundbridge Home Music se conectam diretamente à rede mundial de computadores.

Esse aparelhinho – que pesa 1,5 quilo e mede 24,7 centímetros de largura, por 6 de profundidade e 8 cm de altura, incluindo a base – é um servidor sem fio de músicas e sintonizador de rádios da web.

Ele funciona como um cliente remoto para executar músicas que estão armazenadas em seu computador e conecta estações da web, sem a necessidade, nesse caso, de ter o computador ligado.

A vantagem de ser um cliente remoto de músicas é levar o aparelho para qualquer lugar da casa, conectá-lo a um amplificador de som e pronto. Um controle remoto acompanha o produto, o que permite que as escolhas de listas de canções sejam feitas remotamente. Se preferir ouvir uma rádio da web, o PC não precisa ficar ligado, apenas o roteador sem fio e o modem.

soundbridge_430
Soundbridge Home Music: central de música com conexão wireless

O Soundbridge não acompanha caixas de som. Se preferir potência, é possível conectá-lo em um aparelho de som. Caso não seja necessário um volume alto, basta plugar qualquer caixa de som, como as do próprio computador, por exemplo.

O painel de visualização é formado por leds azuis e tem duas linhas para as informações de configuração, das rádios e das listas de músicas. No caso do rádio, são listados o nome do artista e da música na primeira linha e a estação sintonizada fica embaixo.

O que surpreende no Soundbridge é a facilidade de uso. Primeiro é preciso ter seu modem ligado à internet e o roteador Wi-Fi ligado. Ao conectá-lo à tomada, o display já mostra o item configuração. Pelo controle remoto, escolhe-se o país, o fuso horário local e o aparelho já segue pela busca de sinal de uma rede Wi-Fi.

Foram necessários menos de 20 segundos para que elas fossem encontradas e listadas. O aparelho tem em sua memória um software que armazena o endereço web de rádios de 135 países. Além de regiões, é possível escolher as estações por gênero (112 no total), indo de rock e funk a notícias.

O site www.radioroku.com é parceiro da Pinnacle e, por meio de um cadastro, é possível inserir mais sites de rádios. Dessa forma, elas entram no banco de dados. Mas é preciso ter uma boa conexão à internet para usar o equipamento. Caso contrário, a transmissão pode ser interrompida enquanto o equipamento armazena dados no buffer.

Também é possível acessar a lista de músicas que está no computador e, neste caso, é preciso ligá-lo. Isso é interessante para levar suas músicas para qualquer lugar da casa, conectar o Soundbridge em um amplificador e controlar toda a lista de músicas do seu computador remotamente.

Também é fácil realizar essa operação. Por meio dos softwares Musicmatch, iTunes e Windows Media Player, o equipamento é reconhecido como dispositivo a ser compartilhado.

Nesse momento, a tela do Soundbridge já apresenta o nome do PC e a lista compartilhada. O produto ainda tem entrada para cartões de memória MMC e SD. A saída de som é apenas estéreo, mas a Pinnacle tem outro modelo em que a saída é digital e coaxial, permitindo um som 5.1.

>> Vídeo mostra como a instalação é simples.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site