Imagem de fundo do header
Stanza transforma o iPhone em um Kindle de bolso
Home  >  Review
REVIEW

Stanza transforma o iPhone em um Kindle de bolso

Aplicativo gratuito permite baixar e ler livros eletrônicos no iPhone e no iPod touch, com títulos gratuitos e pagos - incluindo algumas obras em português.

Ben Boychuk, Macworld/EUA

Foto:

Aqui no Brasil, só tem acesso ao Amazon Kindle quem viaja e, com o lançamento do Kindle 2, o aparelho está restrito aqueles que têm muita paciência de esperar pela entrega. Então, o iPhone e o iPod touch se tornam alternativa para ler qualquer coisa na pequena tela, com aplicativos como leitores de RSS, o Instapaper, o Classics e, finalmente, os livros eletrônicos com o Stanza.

O Stanza, desenvolvido pela Lexcycle, é a solução definitiva para e-books no iPhone. Com ele, você pode baixar livros de inúmeras fontes, incluindo a biblioteca do Projeto Gutemberg, com mais de 25 mil títulos gratuitos (muitos deles em português, por sinal). Usando a versão de desktop do Stanza, você transfere PDFs e arquivos nos formatos ePub e eReader para o telefone. E, se isso não fosse o suficiente, o Stanza também é um leitor de RSS.

A interface do Stanza não é das mais elegantes, mas é bastante versátil. O programa permite modificar seu visual o quanto quiser (cor de texto, fundo, link, fonte, entre outros): com isso, nunca é difícil de ler na tela. O aplicativo organiza seus livros por título, autor, assunto e últimas leituras. A navegação é fácil e as buscas, rápidas. E, aparentemente, o programa nunca trava.

stanza-coverflow-interna
Ao virar a tela do iPhone, o Stanza assume uma interface estilo Cover Flow

O Instapaper impressiona pela capacidade de modificar a interface, suas fontes e tamanhos (dá para escolher três fontes ajustáveis). Isso não é nada perto do Stanza: são 21 fontes distintas, com capacidade de ajustar margens e espaçamento entre as linhas.

Baixar livros para o iPhone é bastante fácil com o Stanza (que precisa de uma conexão Wi-Fi, 3G ou EDGE ou sincronia com o aplicativo do desktop). Ao abrir o programa, toque no Catálogo Online e navegue em suas seções - alguns itens de menu estão em inglês, outros em português -, com conteúdo gratuito ou pago. Ao achar um livro que quer, clique no botão Download no topo da tela (quando o título for gratuito, como os do Projeto Gutemberg).

O Stanza tem alguns pequenos problemas pontuais: abre no livro que você estava lendo por último (e marca a página), mas nem sempre é isso que você quer fazer (isso pode ser alterado nas configurações). As buscas do aplicativo valem para palavras e frases, mas apenas em capítulos, não para todo o livro. E um bloco de anotações integrado faz falta.

Além disso, os criadores do aplicativo, mesmo com tantas fontes de livros, dão a impressão de que querem te empurrar títulos da loja Fictionwise eReader - ela não é obrigatória, existe bastante material de graça dentro do Stanza -, mas espero que o Stanza não seja apenas uma catapulta para a estratégia de negócios da Fictionwise, uma das maiores lojas de e-books dos Estados Unidos.

stanza-config-interna
Configurações do Stanza: tudo para deixar o livro mais fácil de ler

Ao comparar com a Amazon e o Kindle, o Stanza/Fictionwise sai perdendo: alguns títulos eletrônicos para iPhone têm o mesmo preço do livro impresso (nos EUA) - “A Short Story of Everything”, de Bill Bryson, custa 7,96 dólares para Kindle e 16,95 dólares para Stanza.

O Stanza pode ser um desafiador direto ao Kindle, e é o tipo de aplicativo que torna o iPhone em um Kindle em miniatura, na verdade. O aplicativo é excelente e tem bastante potencial - o problema está nos preços dos livros em relação à Amazon.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site