Imagem de fundo do header
StreamFurious: transforme seu smartphone em um rádio “global”
Home  >  Review
REVIEW

StreamFurious: transforme seu smartphone em um rádio “global”

Aplicativo gratuito permite que smartphones Android sintonizem milhares de rádios via web

Rafael Rigues

Foto:

O advento da internet e a popularização das conexões de banda larga abriram as portas para a criação de milhares de “estações de rádio” na web, que retransmitem o conteúdo das emissoras tradicionais ou tem programação própria, muitas vezes voltada a um público específico. Quer uma rádio que só toque música dos anos 60? Só Jazz? Só POP Japonês, 24 horas por dia? Na web tem isso e muito mais, organizado em diretórios como o do shoutcast.com

Infelizmente, apesar de extremamente conectados a maioria dos smartphones Android não vem com software capaz de sintonizar as “transmissões” destas estações. Felizmente, o Android Market está cheio de aplicativos, muitos deles gratuitos, para resolver o problema. O StreamFurious é um deles.

StreamFurious

StreamFurious: milhares de "estações" no seu bolso

A interface é muito simples, inicialmente uma lista com algumas dezenas de estações pré-cadastradas, identificadas com um ícone, nome e uma curta descrição. Basta tocar na estação desejada para começar a ouvir. Infelizmente, não há nenhuma forma de filtrar estas estações por gênero, ou sequer fazer uma busca por palavra chave. 

Mas o StreamFurious se integra ao Shoutcast, que é muito mais organizado. No menu do aplicativo clique em “More Stations” e em “Shoutcast.com (web)”. Uma janela do navegador será aberta, com o catálogo de estaçoes do Shoutcast e ferramentas para busca por nome da estação, gênero, etc.

Quando encontrar a estação que quer ouvir, clique no botão “Tune In” para sintonizá-la. Se surgir uma janela perguntando como voce quer ouvir a rádio, marque a opção “I want to listen using my own media player” e clique no botão Save. Em alguns minutos o StreamFurious deve começar a tocar.

Lembre-se que o “streaming” de áudio requer a transferência de grandes quantidades de dados, o que pode ser um problema se você tem plano de dados ilimitado. Apenas uma música com 4 minutos de duração pode consumir entre 3 e 4 MB, o que significa que é fácil esgotar uma franquia de 250 MB de dados mensais em apenas uma hora. Se não quiser surpresas desagradáveis com taxas extras no fim do mês, só faça streaming se estiver em locais com rede Wi-Fi, ou se tiver um plano de dados ilimitado.

O StreamFurious é bastante limitado, mas faz bem o que mais importa: tocar as rádios na web. O programa ainda é uma versão “alfa”, sob desenvolvimento, e as coisas devem mudar muito nos próximos meses. Acompanhe sua evolução no blog oficial, em blog.streamfurious.com

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site