Imagem de fundo do header
Studio Ultimate 12 esbanja recursos para edição de seus vídeos
Home  >  Review
REVIEW

Studio Ultimate 12 esbanja recursos para edição de seus vídeos

Aplicativo da Pinnacle agora vem com suporte para discos Blu-ray, vídeos em flash e até YouTube.

Alan Staffrod, da PC WORLD / EUA

pinnacle_studio12_150.jpg
Foto:

pinnacle_studio12_150.jpgAs TVs já chegaram à alta definição, mas o YouTube e outros sites online de vídeos continuam oferecendo uma resolução bem básica. O software de edição Pinnacle Studio Ultimate 12 tira proveito dessa questão, incluindo suporte para recursos mais modernos, como discos Blu-ray, mas sem esquecer de vídeos em Flash e upload direto para o YouTube.

A última versão do programa permitia aos usuários importar gravações nos formatos Advanced Video Codec High Definition (AVCHD) e High Definition Video (HDV), e criar discos HD DVD. O Ultimate 12 abandona o falecido HD DVD em favor da autoria em Blu-ray, com ferramentas que incluem menu animado.

O programa teve um desempenho limitado com arquivos AVCHD. Os discos Blu-ray que criei não rodaram em players para esse padrão mais antigo, mas funcionaram perfeitamente nos modelos novos, que reconhecem mídias gravadas no formato AVCHD.

Entretanto, o usuário pode configurar o aplicativo para criar discos com os antigos modelos de Blu-ray. Os uploads para o YouTube têm apenas um ajuste de qualidade – o que é compreensível, visto que o popular site possui apenas uma configuração de upload.

Ainda sim, seria interessante ter mais controle da qualidade do vídeo carregado. Quanto melhor for a qualidade do filme antes do upload, melhor será a versão publicada no YouTube.

Uma nova característica, chamada Pinnacle Montage, fornece 11 temas e 80 templates, que você pode usar para adicionar efeitos, como menus com vídeo, textos animados e gráficos. Muitas das opções do Montage podem ser personalizadas, mas esse processo é limitado. Você pode, por exemplo, especificar múltiplos quadros em movimento, mas não poderá ajustar a velocidade com que aparecem e desaparecem.

Três novos pacotes de plug-ins incluídos no Ultimate 12 trazem muitos benefícios. O proDAD VitaScene contém muitas opções de transição como blur e spin, entre outras. Já o plug-in Magic Bullet LooksBuilder SE fornece diversas opções para customizar a aparência dos clipes, mas não permite que você ajuste os quadros principais.

O terceiro plug-in, Boris Graffiti, foi desenvolvido para adicionar títulos em movimento. Infelizmente, você terá de usar a interface desses programas, e não a padrão do Ultimate 12. Portanto, é necessário aprender a usar várias ferramentas.

pinnacle_studio12_350.jpg

Studio Ultimate 12: recursos permitem criar vídeos e ter
vários filmes em movimento ao fundo

Se o drive ficar sem espaço enquanto você estiver transferindo o conteúdo, basta pausar a operação. Porém, não é possível dar uma pausa no serviço para realizar tarefas como checar seu e-mail – ao contrário do que ocorre no Corel VideoStudio 11.

Durante os testes, presenciei algumas travadas do Ultimate 12, mas o aplicativo se mostrou mais estável do que as versões anteriores.

O Studio Ultimate 12 tem mais características do que qualquer outro editor de vídeo voltado ao consumidor doméstico, mas ainda prefiro o Adobe Premiere Elements 4, por sua elegante interface e superior estabilidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site