Imagem de fundo do header
Suite 2009 da Trend Micro falha no básico: detecção de malwares
Home  >  Review
REVIEW

Suite 2009 da Trend Micro falha no básico: detecção de malwares

Solução integrada de segurança também não se saiu bem no bloqueio de softwares maliciosos. Resultado: não a recomendamos.

Erik Larkin, PC World / EUA

trend_micro_150.jpg
Foto:

trend_micro_150.jpgA suíte Trend Micro Internet Security Pro 2009 custa 129,95 reais para até 3 PCs, desde que a compra seja feita pelo site da empresa. Como o lançamento oficial da solução de segurança integrada ainda não foi feita no Brasil, a Trend Micro diz esse preço pode mudar. Mas isso não é o mais importante.

A solução falha gravemente na tarefa mais importante para qualquer pacote de segurança: identificar malwares antes que eles ataquem seu PC. Em nossos testes com as nove principais suítes pagas (como Norton, McAfee, Panda e Kaspersky), o produto da Trend Micro não só obteve o último lugar nesta categoria, como também sua taxa de detecção, de 69,3%, ficou 20 pontos percentuais atrás do penúltimo colocado.

Nos testes da AV-Test.org, que expõe cada software contra um grande número de bots, ladrões de senhas e outros malwares, o melhor desempenho atingiu 99% das 654.914 amostras – mas o pacote da Trend Micro permitiu que três de cada dez softwares maliciosos passassem despercebidos. Tal desempenho é muito ruim para um software de segurança.

Leia também: 
> Novato, Webroot Essentials tem falhas e fraca detecção de malwares
> Norton 2009 é a melhor suíte integrada, apesar das falhas
> Panda 2009 tem bons extras, mas peca na detecção de malwares
> McAfee Internet Security 2009 peca ao lidar com malwares
> Desempenho do Kaspersky 2009 não justifica preço tão elevado
> Com boas ferramentas, F-Secure 2009 apresenta detecção menos potente
> BitDefender 2009 oferece boa proteção por um bom preço
> Avira é técnico demais, mas tem a melhor taxa de detecção de malwares

A Trendo Micro também teve um desempenho ruim nos testes heurísticos, usando arquivos com assinaturas de duas semanas para simular como ele lida com ameaças desconhecidas e como descobre os irritantes adwares. Ficou em último em ambas as categorias.

A empresa alegou que eles enfatizam a proteção pró-ativa, que tenta bloquear ameaças antes de tentarem instalar algum malware (e antes que a suíte precise reconhecê-los). A Trend Micro utiliza falhas da web, testes de downloads e relatórios de usuários para manter um banco de dados com websites maliciosos, e irá bloquear esses sites impedindo que carreguem em seu PC.

TrendMicro_tela 1

É uma alternativa válida – e que pode muito bem complementar a varredura por malwares no seu PC – mas não substitui a péssima taxa de detecção.

O pacote da Trend Micro fez um bom trabalho ao limpar uma infecção já existente. Removeu todos os arquivos de nove entre dez infecções de malwares, uma performance que apenas o pacote do BitDefender conseguiu. E quase foi o melhor ao lidar com mudanças no Registro, ficando em segundo nesse teste.

A suíte oferece algumas ferramentas interessantes, como um scan para patches do Windows que estão faltando e que apresentam algum risco. Você também terá um útil botão de ajuda Wi-Fi na barra de ferramentas do browser, que pode avisá-lo se sua rede wireless não está criptografada – uma ferramenta inteligente colocada em uma boa localização. A interface de usuário também é boa, com informações claras sobre funções e opções.

Até então percebemos o uso de uma linguagem fácil no programa. Mas a empresa foi muito além no seu desejo de simplificar, como vimos quando ele bloqueou nossa tentativa de baixar um adware do Zango sem pop-ups ou alertas.

Tivemos que garimpar pelo aplicativo para entender o que estava acontecendo. É bom ajudar o usuário a tomar uma decisão em proteger seu computador, mas também é importante ao menos dar uma ideia de que algo que ele está tentando fazer é potencialmente perigoso.

TrendMicro_tela 2

Sem um alerta, o usuário pode pensar que o browser está com problemas, e então pode tentar instalar o software perigoso através de outro browser – ou ainda pior, em outro PC. Você pode mudar a configuração padrão para mostrar os avisos quando o PC encontrar vírus e spywares, mas você não deveria ter que fazer isso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site