Imagem de fundo do header
SwiftKey melhora a digitação em seu Android
Home  >  Review
REVIEW

SwiftKey melhora a digitação em seu Android

Utilitário prevê o que você quer digitar, aumentando sua velocidade e precisão

Brent Rose, da PC World EUA

Foto:

À primeira vista o SwiftKey (US$ 4 com duas semanas de teste gratuito. O mapa de teclado e dicionário de correção em português são gratuitos) se parece com os muitos outros teclados disponíveis no Android Market. Mas as teclas são muito mais legíveis e trazem símbolos e números que podem ser acessados rapidamente, basta segurá-las por alguns segundos. Também há acesso rápido a teclas como ponto, vírgula e ponto de interrogação, o que economiza muito tempo. E se você tem um aparelho com o sistema operacional Android 2.1 ou mais recente, você pode usar “digitar” usando o sistema de reconhecimento de voz, que funciona muito bem.

Mas o que realmente separa o SwiftKey da concorrência é seu sistema de predição de texto, que não só descobre qual a próxima letra na palavra, mas sugere todo o restante dela. E ele é muito mais preciso do que eu esperava.

swiftkey-360px.jpg

SwiftKey "adivinha" o que você quer digitar

O SwiftKey faz um ótimo trabalho ao aprender a forma como você digita. Quando você configura o aplicativo pela primeira vez, ele pergunta se pode analisar todo o histórico de mensagens em seu aparelho (esta informação não será enviada a lugar algum). Diga sim e o sistema de predição de texto já estará “calibrado” quando você for usar o teclado. E o sistema de correção ortográfica também é muito melhor que o de outros teclados.

Um botão na tela de configuração do SwiftKey indica quanto tempo e esforço de digitação você economizou com o programa. De acordo com as informações coletadas em meu aparelho, o SwiftKey me tornou 20% mais eficiente do que eu seria se estivesse digitando sem sua ferramenta de predição de texto.

Na maioria das vezes o sistema de predição adivinhou corretamente a palavra que eu pretendia digitar após apenas uma ou duas letras, e tudo o que eu precisei fazer para aceitar a sugestão foi tocar a barra de espaço. Você pode até mesmo usar o sistema de correção do SwiftKey quando está digitando no teclado físico de seu aparelho, ou desabilitá-lo completamente se desejar.

O aplicativo também é capaz de reconhecer alguns gestos. Deslize os dedos para cima sobre a tela para deixar uma palavra em maiúsculas. Deslize para a esquerda para apagar a última palavra digitada. Deslize para baixo para esconder o teclado. A sensibilidade aos gestos pode ser ajustada de acordo com sua preferência.

O SwiftKey ainda tem alguns probleminhas não resolvidos. Ocasionalmente ele bagunça as coisas quando estou digitando um nome na janela de composição (seja numa mensagem de texto ou no GMail), e vira e mexe a correção automática adiciona um segundo nome.  Além disso, o teclado protótipo (para aparelhos com Android 2.0) com suporte a multitoque ainda precisa de melhorias.

Embora teclados “deslizantes” como o Swype e o SlideIT sejam alvo da maioria da atenção da imprensa nos últimos tempos, é bom ver um aplicativo que adota uma abordagem completamente diferente para aumentar sua velocidade e precisão na digitação - e faz ambas as tarefas muito bem. Quando o assunto é precisão, o SwiftKey simplesmente massacra a concorrência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site