Imagem de fundo do header
TDP-200, da Tectoy, permite assistir TV digital em qualquer lugar
Home  >  Review
REVIEW

TDP-200, da Tectoy, permite assistir TV digital em qualquer lugar

Com tela de 3,5 polegadas, aparelho de bolso tem bateria para quatro horas de uso e funções para ouvir música, ver fotos e vídeos.

René Ribeiro, da PC WORLD

TDP-200-150.jpg
Foto:

A tecnologia 1-seg é o padrão usado no Brasil para transmissão do sinal de TV Digital para aparelhos móveis. Vários telefones celulares no mercado já possuem essa tecnologia, como exemplo, o simples GM630. Mas se você não quer trocar de celular para ver TV digital em qualquer lugar, há a opção de usar um aparelho específico para isto, as "TVs portáteis". Há pelo menos duas vantagens: a tela maior e o preço menor do que um celular.

Um dos exemplos é o TDP-200, da Tectoy, que pode ser carregado no bolso: tem 11,6 centímetros de largura, por 7,3 cm de altura e 1,5 cm de espessura e peso de 160 gramas.

Mas antes de falar sobre o aparelho, é importante fazer algumas considerações a respeito do sinal de TV digital. Esse sinal é gratuito, e o usuário tem a disposição os mesmos canais de TV aberta que recebe em casa. Apenas o meio de transmissão é diferente. A vantagem? A imagem e o som são excelentes, pois com o sinal digital não existem chuviscos, nem ruído.

A TDP-200 possui uma tela de 3,5 polegadas, antena retrátil e controles bem simples de usar. Os controles para mudar de canal e de volume ficam na parte de cima. Na lateral direita estão o botão de liga/desliga e os conectores para fone de ouvido e uma porta mini USB.

tdp-200-350.jpg

TDP-200, da Tectoy: TV digital de bolso

Na lateral esquerda fica o alto-alto falante e um conector para antena externa, que acompanha o produto. Embaixo do aparelho há um slot para cartão de memória flash no padrão micro SD (máximo de 8 GB). Por fim, à direita da tela ficam botões para acessar o menu de funções, selecionar opções e o botão que retorna ao menu ou para a função anterior.

Além de sintonizar TV digital, o TDP-200 reproduz arquivos de áudio (MP3 e WMA), vídeo (XViD e WMV), fotos (Jpeg e BMP) e também arquivos de texto no formato TXT. Também vem com dois aplicativos: cronômetro e gravador de voz. Se a programação da TV estiver chata, o aparelho ainda oferece dois jogos: o clássico Tetris e um quebra-cabeças feito a partir de fotos.

Testes
A sintonia dos canais digitais no padrão 1-seg geralmente é fácil e o TDP-200 cumpriu bem essa função. Com a antena interna foi possível sintonizar todos os canais abertos da cidade de São Paulo: TV Cultura, SBT, Rede Globo, Rede Record, MTV, Rede 21, Rede Bandeirantes, Rede TV, e TV Gazeta. Mas é necessário verificar se o sinal digital já está disponível em sua cidade.

Apesar do alto-falante pequeno o som é nítido e alto, bem mais do que o suficiente para assistir TV em uma tela de 3,5 polegadas, que você terá que ver de perto. Para acessar as funções do aparelho há um menu que não é um primor em termos de estética, mas oferece fácil acesso às fotos, músicas e outros arquivos. (foto abaixo)

tdp-200-menu-350.jpg

Menu em português e simples de operar

Para testar a bateria, deixamos a TV ligada ininterruptamente com o som em 50% do volume máximo. Nessas condições o aparelho levou quatro horas para se desligar. Enfim, o TDP-200 é um aparelho muito simples: basta ligar, sintonizar os canais e sair assistindo, literalmente.

Mas ficam algumas ressalvas. Seria interessante se houvesse função para gravar a programação, como a Pocket TV, da Tele System. Além disso a memória interna é de 370 MB, verificada no menu de configuração do aparelho. Se o usuário quiser gravar vídeos, músicas e fotos ou usar o gravador de voz isso pode ser pouco. Portanto, melhor comprar um MicroSD para ter memória extra se for usar todas essas funções. Por último, os formatos de vídeo aceitos poderiam ser mais populares, como o MP4, usado por muitos dispositivos móveis. Assim ficaria fácil passar vídeos de um celular ou smartphone para o aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site