Imagem de fundo do header
Telão de LCD da Samsung vem com câmera e alto-falantes integrados
Home  >  Review
REVIEW

Telão de LCD da Samsung vem com câmera e alto-falantes integrados

Modelo de 22 polegadas tem boa imagem e tempo de resposta adequado, mas contraste pode não atender a aplicações mais exigentes

Mônica Campi, especial para a PC World

Foto:

syncmaster_225uw_150Preços em queda, tamanho de tela em ascensão. Esse é o cenário no mercado de monitores de LCD. Hoje é possível encontrar modelos com tecnologia de cristal líquido de 17 polegadas abaixo dos 600 reais, e com um bom desempenho. Em contrapartida, há telas cada vez maiores disponíveis. É o caso do modelo widescreen SyncMaster 225UW, de 22 polegadas, oferecido pela Samsung. O equipamento, avaliado por PC WORLD, possui resolução de 1680 por 1050 (mais de 16 milhões de cores), oferece boa imagem e integra recursos multimídia como webcam e alto-falantes.

Um item importante a ser avaliado na compra de um monitor LCD é o tempo de resposta, que mostra a capacidade do monitor em alterar a cor de um pixel o mais rápido possível. Dessa forma é evitado o efeito fantasma em filmes ou jogos, que gera uma sombra nos movimentos. O tempo de resposta do 225 UW é de 5 milissegundos, o que está dentro do aceitável para games, por exemplo.

Outra questão que analisamos e que age em conjunto com o tempo de resposta é a relação de contraste. Ela mede a diferença de luminosidade entre o branco máximo e o preto que o monitor é capaz de gerar. Quanto maior essa relação, melhor será sua percepção das cores. O 225 UW, apesar da boa qualidade das imagens, apresenta uma taxa de contraste de 1.000:1, adequado para aplicações de escritório, por exemplo, mas não ideal para jogos.

Já o brilho, que é medido em candelas e m², apresentou taxa de 300 cd/m², que é considerada ideal para esse tipo de monitor. Para analisar esses itens, utilizamos o jogo Crysis e, apesar da taxa de contraste não ser tão alta para um monitor desse porte, os gráficos e a luminosidade ficaram dentro do esperado.

O modelo da Samsung possui um ajuste automático de brilho chamado de MagicBright, que permite alterar as configurações de brilho e contraste para aumentar a qualidade da imagem. O monitor também inclui teclas sensíveis ao na parte frontal, que permitem modificar o brilho de acordo com a função utilizada, como visualização de textos, uso da internet, filmes e jogos.

O equipamento traz uma central multimídia embutida, com webcam de 2 megapixels, microfone e dois alto-falantes (cada um com 1,5 W), permitindo ao usuário participar de videoconferências e até ligações telefônicas via internet. E tudo isso sem precisar instalar softwares. Basta conectar o cabo USB à CPU que os dispositivos estarão prontos para serem usados.

Nos testes que fizemos usando o MSN Messenger 8.5, a webcam funcionou de forma satisfatória. Apesar de deixar a imagem quadriculada quando há algum tipo de movimento brusco, a cena em si ficou bem nítida e com as cores realçadas. O som do alto-falante, apesar de ser um pouco baixo, atende às necessidades cotidianas. E o microfone possui boa captação de áudio.

Outro detalhe é a dupla entrada D-Sub e DVI com suporte a HDCP. Mas o cabo para conexão DVI só é vendido separadamente. Além disso, o monitor é consideravelmente econômico, com seus 50W de consumo de energia. O aparelho também pode ser pendurado na parede, mas para essa opção o suporte deve ser comprado separadamente.

De maneira geral, o monitor apresentou bom desempenho e um ótimo conjunto multimídia embutido. Pena que seu preço seja um pouco salgado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site