Imagem de fundo do header
Testamos o menor sintonizador de TV digital do mundo
Home  >  Review
REVIEW

Testamos o menor sintonizador de TV digital do mundo

O UB400-i, da KWorld, sintoniza o padrão 1-seg da TV digital e é conectado a USB de qualquer computador.

René Ribeiro, da PC WORLD

Foto:

A KWorld Computer, fabricante taiwanesa especializada em soluções integradas de multimídia digital, apresentou o UB400-i, menor sintonizador de TV digital (1-seg) do mundo, segundo a empresa.

No Brasil, pelo menos, é o primeiro que apresenta essas dimensões: 4,7centímetros de comprimento por 1,8 cm largura e 0,8 cm de espessura. Acompanha uma pequena antena para sintonia dos canais.

O padrão 1-seg é o segmento da TV digital que é direcionado para dispositivos móveis. Além desses “dongles” que espetamos na USB do computador, existem aparelhos celulares que também captam o sinal digital 1-seg.

sintonizador2_350.jpg

Dimensões do sintonizador digital UB400-i
comparadas ao tamanho de uma chave comum

Como o sinal transmitido é digital, a imagem e som são perfeitos, sem chiados ou chuviscos. Mas o padrão 1-seg permite tamanho da tela apenas na resolução de 320 colunas por 280 linhas.

Convertendo o tamanho para centímetros, a tela tem nove centímetros de largura por cinco centímetros de altura. É o tamanho da tela de um smartphone.

Felizmente, o software permite que a tela seja expandida, basta arrastar a janela como qualquer outra janela de aplicação do Windows. Mas, é claro, a qualidade da imagem cai. Nos testes deixamos a tela com o dobro do tamanho original para ter uma imagem com boa resolução.

A instalação do software é simples. Ao inserir o CD que acompanha o produto, o software é carregado automaticamente e, basta escolher no menu (que está em português) a opção para instalar o software para visualizar os canais e o driver do dispositivo USB.

sintonizador_350.jpg

Produto acompanha antena e controle remoto

Depois basta executar os programas e clicar em buscar canais. O processo leva cerca de cinco minutos para buscar todos os canais, mas ao utilizar o aparelho outras vezes, não é necessário repetir mais essa operação.

Os canais sintonizados aqui na cidade de São Paulo foram TV Cultura, SBT, Globo, Record, Canal 21, Bandeirantes, Rede TV, MTV, Rede Vida, TV Senado e TV Brasil.

Porém, é interessante verificar se o sinal de TV digital está presente em sua cidade.

Interessante a característica Time Shifting, que permite gravar a programação com apenas um toque. Isso é muito útil se você tiver que sair algum momento da frente da tela.

tela-kworld-580.jpg

Exemplo da recepção de sinal do UB400-i

O UB400-i também permite gravar, inclusive com programação de horário. Ainda é permitido escolher as ações a serem tomadas após a finalização da gravação: desligar o computador, entrar no modo de hibernação ou continuar assistindo a TV.

A gravação programada funcionou corretamente, porém, a função para desligar o computador após o término da gravação não funcionou.

O produto acompanha um controle remoto com as funções básicas para trocar de canal, controlar o volume do som e expandir a tela.

O preço do pequeno sintonizador digital é de 109 reais e já está à venda.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site