Imagem de fundo do header
Testamos o N810 Internet Tablet, o computador de mão da Nokia
Home  >  Review
REVIEW

Testamos o N810 Internet Tablet, o computador de mão da Nokia

Modelo tem como principais diferenciais um teclado QWERTY e função de GPS, mas faltam aplicativos para quem vai usar no trabalho.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

n810_150.jpg
Foto:

Em uma época em que computadores portáteis estão cada vez menores, não se espante ao encontrar um super portátil pela frente. Ainda pouco populares no Brasil, esses pequenos notáveis já não são novidades em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa. Testaos o o modelo N810 Internet Tablet, da Nokia, que já pode ser encontrado no País.

Suas características físicas são atraentes. São apenas 12,6 centímetros de largura por 7,2 cm de altura e 1,4 cm de espessura, suficientes para acomodar uma tela wide sensível ao toque de 4,1 polegadas e ainda pesar apenas 226 gramas. Por ser um Nokia, é de se imaginar que o gadget traga embutida funções de celular, mas não é o caso, mas seria mesmo interessante se essa funcionalidade estivesse presente.

O N810 utiliza sistema operacional Linux OS2008, da Maemo. Sua tela inicial é bem intuitiva e com poucos ícones. Na coluna esquerda há o navegador da internet, o ícone de contatos e o que dá acesso às demais aplicações (gerenciador de contatos, e-mail, gerenciador de arquivos, leitor PDF, programa de backup, Skype, player de mídia e imagens). No canto direito superior encontramos ícones indicativos da rede sem fio, volume, controle de brilho, Bluetooth e indicador de nível da bateria.

A conexão à internet sem fio é muito simples: basta clicar no ícone Wi-Fi e as redes disponíveis são apresentadas; selecione a rede desejada, forneça a senha (caso seja necessário) e pronto.

Interface
Uma caneta tipo ‘stylus’ acompanha o produto, o que facilita a navegação na tela, combinada a um sistema é bem organizado. Quando uma aplicação é minimizada, um pequeno ícone aparece no lado esquerdo da tela, o que ajuda a manter um controle sobre o que está em execução.

Para edição de textos e digitação de mensagens em comunicadores instantâneos, um teclado que desliza por debaixo do aparelho, facilita muito a operação. Ele tem o esperado padrão  QWERTY, ou seja, com as teclas dispostas como em um teclado convencional. Com bom tamanho, elas permitem digital de forma rápida com os polegares enquanto se segura o aparelho.

n810_350.jpg
N810: tela touch de 4.1", teclado QWERTY e GPS

Na parte de cima do N810 há botões físicos muito úteis. Um possibilita maximizar uma aplicação para que ela ocupe a tela inteira; outros permitem ampliar ou reduzir o zoom do que está sendo mostrado na tela, o que é bom para páginas de internet com textos pequenos. Uma pequena câmera (320 por 240 pixels) pode ser usada com o Skype ou realizar videoconferência.

O recurso de GPS no tablet é muito bem-vindo, já que o tamanho dele é perfeito para levar no carro. O usuário pode baixar mapas do mundo inteiro, o que pode ser útil para quem viaja com frequência. Nos testes – realizados na Grande São Paulo, o GPS acertou os caminhos e até pontos de interesse importantes, como hospitais, central de polícia e farmácias.

O problema ficou por conta de encontrar os satélites quando se liga o GPS. Das três vezes testadas, ele não demorou menos que oito minutos para rastrear e captar o sinal de satélites, chegando a 10 minutos na pior ocasião. Outro detalhe é que o software de GPS é pago –a versão instalada roda apenas por 7 dias. Depois desse prazo é necessário entrar em contato com a Nokia para adquirir a licença do software.

Software
Por usar o Linux como sistema operacional, a plataforma se abre para que desenvolvedores criar aplicativos para o N810 e o gerenciador de aplicativos no tablet pode acessar um amplo banco de programas que já estão disponíveis, em várias categorias, de rádios pela internet até emuladores de vídeo game.

Entretanto, foi um tanto ruim não encontrar um editor de textos para ler arquivos do Word e PowerPoint, afinal não é raro recebermos por e-mail arquivos anexos desse tipo. Já para a planilha de cálculo foi possível baixar um aplicativo que lê e grava planilhas em vários formatos do Excel.

Internamente o N810 tem 256 MB de memória onde é gravado o sistema e também há espaço para aplicações, e ele ainda vem com um cartão interno de 2 GB para as aplicações. Externamente é possível instalar um cartão tipo mini SD de até 8GB.

Se por um lado o N810 apresenta-se como alternativa interessante para quem deseja ter um computador sempre à mão para navegar em qualquer momento, sem ter que esperar o boot de um notebook comum e poder baixar vários aplicativos, ainda faltam a ele aplicativos para escritório, o que o deixaria perfeito para ser utilizado como ferramenta de trabalho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site