Imagem de fundo do header
Testamos os novos MacBooks Pro de 15 polegadas
Home  >  Review
REVIEW

Testamos os novos MacBooks Pro de 15 polegadas

Notebooks, anunciados no evento WWDC, chegam ao Brasil em julho, têm duração de bateria até 63% maior, slot SD e preços inferiores

Macworld/EUA

Foto:

O MacBook Pro de 15 polegadas é o modelo mais popular da Apple em sua família (que conta com versões também de 13 e 17''). Como a maioria dos produtos da Apple, o portátil passou por uma atualização recente, anunciada durante a WWDC, conferência para desenvolvedores realizada no começo de junho em San Francisco, nos Estados Unidos. Avaliamos as três versões do novo modelo de 15 polegadas, que chegam ao Brasil só em julho. Saiba o que elas oferecem.

Design
O lado externo do notebook praticamente não mudou. Os
novos modelos utilizam o mesmo sólido gabinete de alumínio monobloco
que dá um estilo único ao portátil, assim como o grande touchpad, que
responde aos familiares movimentos com os dedos. Sua grande tela tem
resolução é de 1.400 por 900 pixels. Do lado esquerdo ficam todas as
portas do notebook do aparelho, como a entrada MagSafe, Gigabit
Ethernet, FireWire 800 e duas USBs. Apesar de tantas coisas familiares,
a Apple trouxe mudanças significativas na nova linha MacBook Pro 15''.

Sem ExpressCard
No lugar deste slot, utilizado para
eSATA ou placa de rede, por exemplo, ele traz uma entrada Secure
Digital (SD)  que pode ser utilizada pelo usuário não apenas para
transferir arquivos para seu Mac, mas também para fazer boot do laptop.
O slot SD será muito bem recebido pelas pessoas que utilizam câmeras
fotográficas ou filmadoras que gravam em cartões nesse formato. O
computador reconhece o cartão como um dispositivo USB padrão.

macbookpro15-300

Macbook Pro: novos modelos chegam ao Brasil em julho

Segundo a Apple, os MacBook Pros suportam os cartões SD, SDHC, microSD (com adaptador) e o miniSD (com adaptador). Só não há suporte para o SDXC, um novo cartão de memória que teoricamente pode suportar 2 terabytes de dados. O MacBook Pro de 17 polegadas irá manter o slot do ExpressCard/34. Será a única opção para quem realmente precisa desse hardware.

Bateria não removível
A Apple está utilizando uma tecnologia relativamente nova (anunciada no começo do ano) para esta geração de laptops de 15 polegadas. A empresa não usa mais baterias removíveis. A decisão foi tomada porque, segundo a Apple, elas ocupam menos espaço, e com a nova tecnologia durarão bem mais. As baterias agora vêm com um chip que controla sua temperatura e a informa na tela do computador. Uma nova característica da bateria é o Adaptive Charging. Com ela a vida útil das baterias passa de 300 para 1.000 recargas, ou aproximadamente cinco anos.

Tela com gráficos melhores
A Apple garante que a tela da nova geração de MacBooks está com a escala de cores 60% melhor do que as versões anteriores. As cores ficaram mais vivas e o preto mais forte. O monitor de LED promove uma representação melhor de uma vasta gama de cores.

Mais verde do que nunca
A nova linha de MacBook Pros continua tomando as iniciativas corretas em relação aos impactos ambientais. A Apple não utiliza mais arsênico no vidro do monitor, a tela de LED não usa mercúrio, o cabeamento interno é sem PVC, sua estrutura usa alumínio e vidro reciclável, o tamanho das embalagens foi reduzido e atende aos requisitos da Energy Star Version 5.0.

Configurações do MacBook Pro 15 polegadas
A nova linha de MacBook Pros 15 polegadas está disponível em três versões. A mais barata possui um processador de 2,53GHz e placa de vídeo GeForce 9400M integrada. Os outros dois possuem ,além dessa placa, uma outra Nvidea Geforce 9600M GT. Eles também trazem  4 GB DDR3 SDRAM 1066MHz, que podem ser atualizados para até 8GB.

Desempenho
Com relação ao desempenho,  os três novos modelos oferecem performance semelhante, com diferença de 9,7% entre a versão mais barata e o com chip de 2,8 GHz, no desempenho geral. A maior diferença aconteceu nos testes com Quake 4,  com a versão topo de linha sendo duas vezes mais rápida que o modelo básico.  Confira os resultados no benchmark Speedmark na tabela abaixo:

tabmacbook15

++++
Preços
Se compararmos todas as versões anteriores do MacBook Pro, fica claro que os preços estão cada vez menores. Veja, por exemplo, a nova versão de 2.53GHz do Pro, ela sai por 1.699 dólares (nos Estados Unidos). Isso significa 800 dólares mais barato que o modelo de 2.53 GHz lançado em outrubro de 2008. Outro exemplo: o Pro de 2.66 GHz custa 1.999 dólares.  O preço está 500 dólares abaixo da versão de 2.66 GHz do MacBook Pro lançada em março deste ano (mas vale lembrar que o novo modelo tem metade da quantidade de memória de vídeo). Já o modelo topo de linha de 2.8 GHz, com 500 GB de HD, sai por 2.299 dólares, contra 2.499 dólares da versão anterior. No Brasil, a Apple também promoveu várias reduções de valores, como pode ser visto na reportagem Apple corta preços no Brasil.

A configuração da memória RAM também foi aprimorada. Os MacBooks de 2.53GHz e de 2.66GHz vêm com 3 MB de cache L2 compartilhado. Na versão do notebook de 2.8 GHz são 6 MB de cache L2. As memórias de todos os modelos são de 1.066 MHz.  Os modelos são padronizados com HD Serial ATA de 5.400 rpm, com 250 GB, 320 GB ou 500 GB. As duas melhores versões do MacBook vêm com as configurações da Nvidia GeForce 9400M ou GeForce 9600M GT. O MacBook Pro 2.66GHz tem 256 MB de memória de vídeo enquanto o de 2.8 GHz oferece 512MB.

Outra característica é que os notebooks oferecem capacidade de upgrade, incluindo um processador de 3.06 GHz, máximo de 8 GB de memória RAM, 500GB 7.200 rpm de HD e pode incluir 256 GB de armazenamento em SSD.

Bateria
Segundo a Apple, as baterias do MacBook Pro 15 polegadas podem durar sete horas sem ter que recarregar: basicamente um dia de trabalho, se estiver usando apenas a Nvidia Geforce 9400M integrada. Se for usar uma placa mais potente, como a Nvidia 9600M GT, o total é reduzido em uma hora. O Macworld Lab testou as baterias dos novos modelos de 15 polegadas no modo de maior duração, ou seja, usando apenas a Nvidia Geforce 9400M integrada. O AirPort foi desligado e rodamos um filme gravado no disco rígido continuamente em tela cheia até a bateria acabar.

Os resultados apontam que os novos modelos rodaram por 4 horas e 3 minutos, 4 horas e 1 minuto, e 3 horas e 56 minutos, para os modelos 2.53GHz, 2.66GHz e 2.8GHz respectivamente – uma média de 4 horas. Isso representa aumento significativos na carga da bateria, comparado aos modelos antigos. Por exemplo, comparando o modelo 2.53GHz MacBook Pro de hoje com um de mesma velocidade de outubro de 2008, há um aumento de 63%. Comparando o novo de 2.66 GHz com o antigo (de março), há apenas 26% de aumento. Apenas o modelo de 2.66 GHz do MacBook Pro anunciado em março quebrou a marca das 3 horas durante esse mesmo teste.


Melhores cores
Em uma comparação com a geração antiga de Macbooks Pro, observa-se diferenças significativas na renderização de fotos. Visualizando uma imagem em cada máquina separada, percebia-se a cor vibrante nas telas. No entanto, ao vê-las juntas, a intensidade elevada dos spectros vermelho e verde deixa a diferença óbvia. Comparando os modelos antigos com os novos, o alcance das cores foi especificamente aumentado nas áreas vermelha e verde. O azul não teve muita diferença.

Conselho de compra
Os MacBooks Pro 15 polegadas de 2.53GHz, 2.66GHz  e 2.8GHz possuem processadores mais rápidos, maior capacidade de memória RAM, opção para disco SSD, bateria com vida útil maior, display melhorado e um slot de cartão de memória SD. Todas essas mudanças são acompanhadas também por preços menores.

Se você já tem um MacBook Pro monobloco, você terá a maioria dos recursos oferecidos pelos novos modelos. Mas, se você troca sua máquina frequentemente,  é um novo comprador ou tem um dos modelos mais antigos da Apple, pode ser uma boa opção escolher esses lançamentos. Lembre-se que gamers devem considerar apenas a versão média ou topo de linha de 15 polegadas. No Brasil eles chegam em julho, mas os preços ainda não foram definidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site