Imagem de fundo do header
Superteste: iPhone 3G S versus versões anteriores
Home  >  Review
REVIEW

Superteste: iPhone 3G S versus versões anteriores

O novo 3G S é mesmo mais rápido? Para saber, confrontamos as gerações anteriores e até os iPods touch. Confira o desempenho de cada um

Macworld/EUA

iphone3GS_compass-150.jpg
Foto:

Em menos de dois anos, o iPhone transformou o modo como o mundo vê os celulares. Fabricantes e aparelhos iniciaram uma corrida para criar aparelhos com melhor interface (sensível ao toque), acesso à internet facilitado e maior número de aplicativos, disponível em lojas online.

Agora, a Apple revitaliza seu aparelho, com o iPhone 3G S, equipamento lançado na semana passada em oito países e que chega ao Brasil em agosto. O aparelho foi anunciado pela empresa como sendo duas vezes mais rápido. Por conta disso, resolvemos avaliar seu desempenho e compará-lo com dos modelos anteriores, e até com as versões do iPod touch. (Veja também iPhone 3G S versus Palm Pre).

Configuração
Mas, antes disso, vamos falar um pouco sobre seu
design e configuração. Externamente, a Apple preferiu não mexer em um
equipamento consagrado. É quase impossível distinguir o 3G do 3G S. O
equipamento traz uma bela tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, com
resolução de 480 por 320 pixels. Em matéria de capacidade de
armazenamento, há versões com 16 GB e 32 GB (exclusiva do 3G S), com
bom espaço para guardar os vídeos, que agora podem ser feitos pelo
aparelho.

Um dos problemas encontrados por muitos usuários do
iPhone sempre foi a tendência de o aparelho guardar muitas impressões
digitais. Para minimizar esse problema, foi incorporada uma camada de
proteção especial destinada a evitar o acúmulo de suor. Na verdade, ela
não impede que as manchas apareçam, mas facilitou a limpeza em nossos
testes.

iphone3gs300
iPhone 3G S: melhoria no processador e o dobro de memória

Na parte interna, o iPhone 3G S traz boas melhorias. Seu chip agora roda a 600 MHz, contra 412 MHz da versão anterior. Avanço também na memória: 256 MB de RAM, o dobro de seu antecessor. O resultado é um celular mais rápido em todas tarefas, como pode ser visto em nossos testes. Ele superou todos os outros aparelhos da Apple baseados no sistema operacional do iPhone (veja a tabela abaixo).

tabela3gs.gif

Os aplicativos foram carregados em tempo recorde e seu navegador lidou muito bem com JavaScript no benchmark (software de avaliação) SunSpider e carregou páginas com velocidade muito superior. Mesmo tarefas que levavam algum tempo agora carregam instantaneamente.

++++
Conexão
Outro componente relacionado à velocidade do iPhone é a rede de celular. A Apple incorporou o suporte a 7.2 Mbps HSDPA, o que significa que traz compatibilidade a uma tecnologia que irá incrementar sensivelmente a velocidade de download – assim que as operadoras façam sua parte, desenvolvendo essa rede, o que ainda não aconteceu, por exemplo, nos Estados Unidos. A AT&T já anunciou que isso deve demorar.

Foto e vídeo
Em sua versão original, o iPhone traz uma câmera muito limitada, com 2 megapixels de resolução, sem zoom, sem flash, que não trabalha direito em ambientes pouco iluminados, mas que até faz boas fotos em ambientes externos. Isso se manteve na versão 3G.  Mas mudou bastante com o novo modelo.

A câmera mostrou melhor qualidade, com imagens mais detalhadas e possibilidade de close.  Agora é possível focar os objetos (o foco não foi muito rápido, mas funcionou), além de  ajustar as condições de luminosidade.

E a grande novidade do aparelho: gravação de vídeo. Comparamos a
qualidade da gravação feita com o celular com a de uma câmera Canon
PowerShot SD700 IS. O filme feito com o iPhone ficou bem mais leve, mas
com menos detalhamento. O som, contudo, ficou com excelente qualidade. Comparado com uma câmera Flip Ultra, o resultado foi quase o mesmo, mas
com melhor qualidade de áudio oferecida pela Flip.

compare.jpg

Foto capturada com o iPhone 3G S (à esquerda) mostra mais detalhes e oferece melhor qualidade que a feita com o iPhone 3G
(à direita)

little-girl.jpg

Qualidade de vídeo: imagem da Flip Ultra (abaixo) oferece muito mais detalhes que o iPhone 3G S (no alto)

Comandos de voz
O novo recurso Voice Control permite utilizar a voz para solicitar ações, como ligar para um amigo, por exemplo. Para utilizá-lo, é melhor falar rapidamente. Ao ficar calado, ele identifica os barulhos ao redor e pode usar isso como uma ordem para fazer outras coisas.

Para discar após acionar o recurso, basta dizer Dial ou Call, seguido pelo nome da pessoa. Ao chamar, Dan, por exemplo, o aparelho pergunta qual Dan (caso haja mais de um na sua lista de contatos) você deseja chamar.  Mas o recurso mostra alguns problemas em lidar com pessoas com sotaque.  A função Voice Control também pode ser utilizada para tocar músicas. Mas ela não permite acionar e desligar o modo aleatório. Além disso, esse recurso só funciona para essas duas aplicações.

Bateria
Com relação à bateria, a Apple afirma que a duração é de até cinco horas para conversação (12 horas se você desligar a rede 3G), cinco horas para navegação na internet  (nove horas com Wi-Fi), dez horas de execução de vídeo, 30 horas de áudio e 300 horas em modo standby, especificações um pouco melhores que as do 3G. Segundo o site iFix a bateria foi apenas 6% melhor nos testes.

Bússola
Outra novidade do aparelho, a Bússola se mostrou precisa na maioria dos casos (em alguns momentos ela ficou confusa e exigiu ser sacudida para resolver o problema. A inclusão desse recurso ao acelerômetro permitirá aos desenvolvedores de aplicativos como jogos incluir dados adicionais sobre posicionamento e inovações na interface.

iphone3gs_compass-300.jpg

Recurso de bússola: função interessante, mas que depende de novos aplicativos para torná-lo realmente útil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site