Imagem de fundo do header
Teste: Opera Mini para iPhone é quase 5 vezes mais rápido que o Safari
Home  >  Review
REVIEW

Teste: Opera Mini para iPhone é quase 5 vezes mais rápido que o Safari

O navegador se mostrou muito eficaz em termos de velocidade, mas deixa a desejar em experiência de navegação, com problemas na exibição de páginas

William Marchiori, para a Macworld Brasil

opera.jpg
Foto:

Depois de algumas semanas de espera, a Apple finalmente aprovou o Opera Mini. O navegador já está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da empresa e com versão em português. Mas será que ele consegue substituir o Safari como navegador padrão do iPhone? Testamos o browser e ele se mostrou rápido, mas precisa de algumas melhorias.

Interface
A interface do Opera Mini para o iPhone é idêntica às outras versões do navegador para outros dispositivos portáteis. Tudo começa com uma página inicial inteligente: como tradição dos navegadores Opera, o Mini conta com o Speed Dial, que é uma seleção de nove páginas para acesso rápido, que podem ser configuradas pelo usuário.

Na parte superior, similar ao Safari, uma barra para digitar o endereço desejado, com recurso de sugestão em tempo real, e um campo para busca, com opção de escolha do motor de busca.

O menu de navegação, na parte inferior, conta com botão para voltar à
página anterior ou reduzir o zoom, avançar, atualizar ou cancelar o
carregamento de uma página, controle de abas e opções.

Ao
contrário do Safari, o controle de abas é mais prático e mostra previews
de todas as páginas abertas de uma vez só. Em nossos testes, o
navegador aguentou dez abertas simultaneamente. O único problema é que
quanto mais abas estiverem abertas, mais difícil fica visualizá-las ou
selecioná-las.

O menu de opções é bem intuitivo, com links
favoritos, histórico, página inicial, pesquisa no site e um menu para
salvar a página offline ou visualizar as páginas salvas anteriormente.
Na página de configurações, é possível alterar vários ajustes, como
qualidade de imagem, tamanho da fonte e visualização em tela cheia.

Opera Mini
Página incial do Opera: Speed Dial traz seleção de sites para acesso rápido

Uma das grandes vantagens do Opera Mini é o Opera Link, que permite ao usuário sincronizar dados como favoritos, Speed Dial e serviços de busca entre qualquer computador ou dispositivo móvel que utilize um navegador Opera.

Navegação
Assim como o Safari, o Opera Mini desliza pelos sites suavemente. A grande diferença na experiência de navegação está no zoom: o Opera Mini não possui o recurso de pinça. Em vez  disso, para ampliar ou reduzir a página, basta tocar a tela com dois dedos. O problema é que esse zoom é meio atrapalhado e fixo; não é possível escolher o quanto queremos ampliar a tela.

Ao pressionar o dedo sobre algum elemento de um site por alguns segundos, algumas opções são exibidas, como um link em nova aba, salvar ou enviar uma imagem e selecionar, copiar ou colar textos.

O maior problema referente à navegação do Opera Mini – algo que manterá grande parte dos usuários no Safari – é a exibição das páginas, que nem sempre é correta.  Ao abrir o site do UOL, por exemplo, a formatação de algumas áreas do site é mostrada de forma incorreta, enquanto no Safari tudo é exibido corretamente. 

safari_vs_opmini
Exibição de páginas no Opera e no Safari: browser da Apple leva vantagem nesse item

Velocidade
Nos testes de velocidade, Macworld Brasil constatou que o Opera Mini deixa o Safari comendo poeira. Ao carregar o site The New York Times, utilizando uma conexão de internet 3G, o Opera Mini levou apenas 14 segundos, enquanto o Safari precisos de 45 segundos: quase três vezes mais.

Na rede EDGE, a distância foi ainda maior. Para nossa surpresa, o Opera Mini levou apenas seis segundos a mais que no 3G, demorando apenas 20 segundos para carregar completamente a página. Já o Safari ficou para trás e demorou 1 minuto e 32 segundos para abrir o mesmo site. Para os usuários do iPhone 2G, o novo aplicativo pode representar uma velocidade quase cinco vezes maior.

Conclusão
A velocidade do Opera Mini é, de fato, impressionante, vencendo o Safari sem grandes dificuldades. O navegador seria perfeito se não fosse pelos problemas na exibição de páginas e o sistema de zoom, que deixa a desejar.

Se você é daqueles que valoriza a velocidade de acesso à informação, então o Opera Mini definitivamente é a melhor escolha. Mas se você preza mais a experiência de navegação, motivo pelo qual o iPhone faz tanto sucesso, então talvez seja melhor ficar com o Safari por enquanto e esperar atualizações da Opera.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site