Imagem de fundo do header
ThinkFree Office Mobile: um Office no seu bolso
Home  >  Review
REVIEW

ThinkFree Office Mobile: um Office no seu bolso

Este pacote Office tem recursos legais como colaboração e armazenamento online, mas também sofre de falhas significativas.

Brent W. Hopkins, PC World

Foto:

Uma das coisas mais frustrantes no Android é o fraco suporte a documentos do Microsoft Office. O ThinkFree Office Mobile é um dentre vários aplicativos que tentam remediar esta situação, e permite ler, editar e criar documentos do Microsoft Office, além de ver (mas não editar) PDFs. Além disso, o aplicativo inclui 1 GB de espaço para armazenamento online de documentos, que é integrado a uma versão web do aplicativo que roda num navegador em qualquer PC.

Como visualizador de documentos, o ThinkFree se sai muito bem, mostrando corretamente quase todos os estilos de formatação. Se isso é tudo o que você precisa, o desenvolvedor fornece um visualizador gratuito sem recursos de edição. Procure por “ThinkFree Office Mobile Viewer” no Android Market.

Já como editor, os resultados variam. Ao editar documentos do Word, só é possível aplicar formatação básica, como negrito ou itálico. Hyperlinks não existem. Você pode selecionar, copiar, recortar e colar texto, bem como mudar o tamanho e cor das fontes ou o alinhamento do texto. Também há uma função de transcrição, que interpreta um texto ditado e o transforma em um documento. Isso não funcionou bem comigo, seus resultados podem variar.

thinkfree_office.jpg

ThinkFree Office Mobile: leia e edite documentos do Microsoft Office

Fiquei feliz ao ver uma opção para inserir imagens e até ilustrações desenhadas à mão em documentos do Word. Infelizmente, as imagens aparecem quando o documento é visto no smartphone ou no aplicativo equivalente na web, mas não quando abri o documento no OpenOffice Write no desktop. Elas também não apareceram quando abri o documento no Google Docs.

Estranhamente, a edição de documentos do PowerPoint funciona muito melhor. Fui capaz de criar uma apresenção com imagens e listas com marcadores, e não tive problemas ao abrí-la no OpenOffice ou no Google Docs. Este é um dos poucos aplicativos para smartphones capazes de criar uma apresentação com imagens, e a ThinkFree merece os parabéns por isso.

Entretanto, o suporte aos arquivos do Excel é uma grande decepção. Em meus testes, várias planilhas no estilo Timesheet (usadas para controlar horas de trabalho em um projeto) não abriram. Planilhas com formatação mais básica abrem, mas os recursos são muito limitados. Nem é possível reordenar colunas.

Os recursos de armazenamento online (na nuvem) e colaboração são legais. Para fazer o upload de um documento ou compartilhá-lo, você precisa criar uma conta no serviço ThinkFree Online. É possível fazer isso usando o próprio aplicativo ou no PC. Depois de logado, você verá no aplicativo um gerenciador de arquivos com abas que permitem alternar entre os documentos armazenados no cartão SD de seu smartphone ou online.

Para compartilhar um arquivo que está no smartphone, toque e segure o dedo sobre o nome dele até uma janela com opções surgir, e escolha Upload. Selecione ou crie uma pasta de destino e clique em Choose, e o arquivo será enviado para a web. Então vá à aba Online, toque e segure o dedo sobre o nome do arquivo e escolha a opção Compartilhar. Informe um endereço de e-mail, uma mensagem e clique em Share. Agora tanto você quanto o destinatário podem colaborar no mesmo arquivo. 

Embora  o ThinkFree Office Mobile tenha alguns recursos interessantes, em vários momentos ele parece incompleto. Recomendo que você experimente o visualizador gratuito antes, e depois experimente a versão online gratuita em seu navegador favorito em um PC. Se gostar do que vê, este aplicativo poderá ser útil. Pessoalmente, prefiro alternativas como o Documents to Go e o AlwaysOnPC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site