Imagem de fundo do header
Thinkpad SL400: na medida para pequenas e médias empresas
Home  >  Review
REVIEW

Thinkpad SL400: na medida para pequenas e médias empresas

Apesar de versátil, lançamento da Lenovo se encaixa melhor no mercado de pequenas e médias empresas.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

lenovo_sl400_150.jpg
Foto:

Testamos o modelo intermediário da nova família de notebooks da Lenovo. Um das primeiras coisas que se observa no SL400 é seu design. Todos que viram o equipamento em nosso laboratório durante os testes perguntaram: É um Lenovo, não? Ou seja, o design  do lançamento ainda segue o padrão sisudo dos Thinkpads da empresa. Mas, justiça seja feita, houve mudanças sim. O gabinete está com linhas mais curvas e mais suaves, com ótimo apoio para os punhos, tornando a digitação confortável.

A parte de trás do LCD de 14,1 polegadas está inteiramente na cor preta brilhante, dando um ar menos sério ao laptop, talvez sugerindo que a Lenovo começa a dar mais atenção ao visual, seu ponto fraco.

lenovo_sl400_300.jpg

O SL400 vem com processador Core 2 Duo P8400, de 2,26 GHz, 1 GB de RAM padrão DDR2 667, 160 GB de disco, gravador de DVDs e CDs e chip de vídeo Intel GMA 4500MHD.

Em outras palavras: um bom conjunto para multitarefas (4670 pontos, seguindo o software de benchmark PCMark05) e um chip de vídeo atual, mas não direcionado para alto desempenho gráfico (animações 3D com efeitos de luz e sombra, por exemplo). O bom espaço em disco e a memória já se tornaram o padrão em portáteis corporativos. A bateria fica na média, e oferece autonomia de 3 horas e 20 minutos longe da tomada.

Conexões
Na lateral esquerda do SL400 há duas portas USBs 2.0, uma firewire 1394a e uma saída de vídeo HDMI, além do leitor de cartão de memória (SD e micro SD). No lado oposto estão outras duas USBs 2.0, o conector para rede Ethernet Gigabit, conector para modem padrão 56 kbps, conectores para microfone e fone de ouvido e finalmente o disco óptico. O notebook vem com conexão Wi-Fi é padrão 802.11n, o mais atual, além de Bluetooth.

A Lenovo entrega o SL400 com Vista Business instalado, mas o equipamento vem acompanhado de discos de recuperação para o Windows XP. Caso queira, basta o usuário utilizá-los para usar esta versão do sistema operacional.

Uma webcam está discretamente disposta acima do LCD. Quanto ao “mouse”, o notebook conta tanto com um trackpad quanto com um touchpad. Basta o usuário selecionar a interface que mais lhe agradar.lenovo_sl400_350.jpg

À esquerda do teclado, o usuário encontra o famoso botão Lenovo Care, porta de acesso a uma série de ferramentas, disponíveis em um menu. Ela é útl para automatizar algumas tarefas chatas, mas necessárias a realizar em um computador, como o backup e restauração de arquivos.

Mas a ferramenta vai além. Ajustes na configuração – como acessar uma rede sem fio, gerenciar a bateria, mudar a resolução da tela etc. – podem ser feitos com auxílio do Lenovo Care. E isso sem que o usuário precise conhecer detalhes técnicos do sistema. Basta escolher o item no menu e seguir as instruções na tela. Quer um exemplo? O Camera Center baixa o Skype e deixa tudo pronto para que o usuário possa realizar uma videoconferência sem traumas.

No quesito segurança, o SL400 incorpora leitor biométrico para digitais e um sensor de quedas, que retrai a cabeça de leitura/gravação do HD evitando acidentes com os dados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site