Imagem de fundo do header
Time Machine garante o backup de dados no Leopard
Home  >  Review
REVIEW

Time Machine garante o backup de dados no Leopard

Ferramenta do sistema operacional é perfeita para salvar e restaurar arquivos no Mac, liberando mais espaço em disco.

Macworld/Espanha

timemachine_dest_72.jpg
Foto:

O TimeMachine, recurso de backups automatizados do Leopard, é um dos  melhores aliados para salvar e restaurar dados. Para isso, vale seguir algumas regras.

O primeiro passo é configurar e ativar o Time Machine. Existe a opção de acioná-lo através de um clique. Mas em geral a configuração é feita manualmente.

Quando um disco rígido é conectado pela primeira vez, o Time Machine perguntará se o usuário irá usar o disco para realizar cópias de segurança. Basta clicar na opção Usar Como Disco de Backup para ativar o Time Machine e indicar que ele utilize o disco somente como suporte de armazenamento.

Caso não apareça nenhum alerta, abra o Painel de Preferências do Time Machine e clique em Selecionar Disco. Escolha o volume optado e clique em Usar Para Cópia de Segurança. Siga o mesmo procedimento caso queira utilizar mais de um disco para as cópias de segurança.

Excluir arquivos

Se o disco de cópias de segurança é muito pequeno para ter todos os arquivos do disco de inicialização, então vale a pena indicar que o Time Machine não faça a cópia de segurança de todos eles.

Para isso, clique em  Opções no Painel de Preferências do Time Machine. Em seguida, arraste os elementos que deseja excluir para a lista “Não realizar cópia de segurança de”.

Arquivos do sistema. São os arquivos que formam o sistema operativo, incluindo programas como Safari, Vista Precia e iCal, e que ocupam cerca de 10GB. Para excluir esses programas, adicione a pasta Sistema na lista “Não realizar cópia de segurança de”. Depois clique em Excluir Todos os Arquivos do Sistema.

Vale lembrar que com a exclusão destes programas, o Time Machine não poderá restaurar o disco por completo.
++++
Arquivos de áudio e video. Os arquivos de vídeo e, em menor medida, os arquivos de áudio, consomem muito espaço em disco. Vale a apena deletar as pastas que tenham tais arquivos, claro, se existir uma deles.

Imagens de disco de máquinas virtuais. Quem utiliza o Parallels Desktop 3 ou Vmware Fusion para executar o Windows no Mac, terá uma ou mais imagens de disco com toda a instalação do Windows.

O problema é que estes arquivos são atualizados cada vez que algum dado no Windows é alterado, diminuindo cada vez mais o espaço em disco. A sugestão é fazer uma cópia de segurança deles separadamente.

As imagens são do Parallels estão na pasta de usuário, dentro de Documentos/Parallels/nome da máquina virtual. No caso do Fusion, busque a pasta de usuario/Documentos/Virtual Machines.

Executáveis. O software baixado, instalado geralmente como um  arquivo de imagem no disco, também consome o espaço livre com bastante rapidez. Delete a pasta de Arquivos Baixados para que o Time Machine tenha mais espaço.

Controle

O Time Machine funciona en segundo plano, atualizando o disco de cópia de segurança a cada hora. Para desativar temporariamente o funcionamento automático, clique na opção Não/Sim situada no painel de Preferências do Time Machine. Independente da posição que o controle esteja, não é possível forçar que o Time Machine para uma cópia de segurança imediata.
++++
Discos não reconhecidos

Se um disco rígido USB ou FireWire é conectado e não é identificado pelo Time Machine, ou se o processo de cópia de segurança falha no meio do caminho, o mais provável é que a unidade tenha sido configurada originalmente para Windows e, por uma razão ou outra, o Time Machine não pode reformatar a unidade automaticamente.

Em geral, as unidades formatadas para Windows funcionam bem no Mac OS X. Porém, o Time Machine é um pouco complicado neste sentido, já que o recurso requer que os volumes do destino estejam formatados como Mac OS X Plus.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site