Imagem de fundo do header
Transforme desenhos em animações com o Animation Creator
Home  >  Review
REVIEW

Transforme desenhos em animações com o Animation Creator

Seja no iPad ou no iPhone, aplicativo fornece tudo o que é preciso para transformar seus traços em filminhos

Macworld / EUA

animationcreatorlogo.jpg
Foto:

Se você sempre quis criar animações a partir de desenhos, o Animation Creator HD, da Red Software, pode ter tudo o que você precisa. Com esse aplicativo, um iPad ou iPhone e um pouco de paciência é tudo o que é preciso para começar as animações. 

A interface no Animation Creator HD é parecida com a que programas de animação tradicionais usam. Desenha-se um quadro (frame), e então, om próximo  com o personagem em uma posição um pouco diferente, e assim por diante. Ao passar esses frames rapidamente, o personagem parece se mexer; esse processo pode ser um pouco entediante, mas é o caminho para fazer animações a partir de desenhos feitos de próprio punho. 

O Animation Creator HD possui grande variedade de ferramentas para ajudar o usuário e deixar as coisas mais fáceis. Primeiramente, o fundo pode ser de qualquer cor,  escolhida entre as disponíveis no próprio botão, ou ao ajustar o controle deslizante de RGB. Essas opções também estão disponíveis para a ferramenta de cor.  

Há um pincel no conjunto de ferramentas junto com uma borracha, ferramenta de linha, quadrado e círculo. O tamanho do pixel pode ser ajustado para cada ferramenta usando um controle deslizante que, alterna entre 1 e 100 pixels. Cada frame pode ter até três camadas, o que é um ótimo bônus – uma ferramenta de posicionamento de camada permite ao usuário mover as camadas pela tela, porém, infelizmente, não é possível usar esse recurso para redimensionar ou rodar a camada. 

O botão de retorno (undo) corrige erros feitos durante os desenhos, mas só consegue retroceder três passos. Por causa disso, o usuário precisa ter cautela ao desenhar, se quiser corrigir imperfeições. O Animation Creator HD suporta o recurso de “onion skinning” (espécie de transparência) que permite ao usuário ver o último frame como se estivesse embaixo do atual, o que dá referência e deixa o desenho com um fluxo contínuo. 

No aplicativo é possível adicionar novos frames, copiar existentes e deletar outros. A qualquer momento o usuário pode executar a animação para observar como está ficando, e a taxa de frames pode ser ajustada utilizando um controle deslizante.

 

animationcreator01.jpg

Tanto na versão para iPad quanto para iPhone, há uma grande variedade de ferramentas para criar desenhos, que podem virar animações

Uma vez terminada a animação, o usuário pode fazer upload no Youtube ou postá-la no Twitter, entretanto, contra todas as apostas, o produto final não pode ser armazenado na biblioteca do iPad. Felizmente, um update futuro vai incluir esse recurso e talvez uma opção para inserir esse conteúdo no Facebook, também. 

O Animation Creator HD é relativamente fácil de usar, mas a interface merece algumas melhorias. Por exemplo, para mudar do pincel para a ferramenta círculo, é necessário clicar em um pequeno ícone na base da tela (em forma de caixa de ferramentas), tocar no botão Layer Tools e, então, selecionar a ferramenta círculo. Toda vez que qualquer ferramenta precisa ser ajustada ou selecionada há essa repetição cansativa de toques. Não é algo que faça o usuário desistir do aplicativo, mas atrasa um pouco o processo, que já é lento por natureza, por se tratar de desenho. 

Usuários de iPhone podem arriscar alguns desenhos na versão do app para iPhone. O Animation Creator tem tantas ferramentas quanto a versão para iPad, mas contém alguns recursos que ainda não foram feitos para o Animation Creator HD; é possível, por exemplo, fazer upload da arte para o Facebook pelo iPhone e a versão para o celular da Apple também conta com até dez movimentos de “desfazer”, ao contrários dos três da versão para o tablet e, no iPhone, é possível usar a câmera do aparelho para tirar fotos para usar como fundo ou importar imagens da biblioteca de fotos.

Custando 2 dólares, tanto para iPad quanto para iPhone, as versões do Animation Creator são ótimas para transformar desenhos em animações divertidas. A Red Software ainda disponibiliza versões Lite (de teste) tanto para iPad quanto para iPhone, que são gratuitas e limitadas a três animações, cada uma com no máximo 15 frames.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site