Imagem de fundo do header
Trend Micro Titanium Internet Security 2011: proteção sem complicação
Home  >  Review
REVIEW

Trend Micro Titanium Internet Security 2011: proteção sem complicação

Com interface minimalista e muito fácil de usar, pacote tem “manutenção zero” e é bastante eficiente no bloqueio e remoção de malware

Christopher Null, PC World EUA

Foto:

O Trend Micro Titanium Internet Security 2011 (R$ 89,90 por uma licença de um ano para um PC, ou R$ 119,90 para três PCs) leva a idéia de minimalismo ao extremo. Sua interface é uma mas mais simples e esparsas dentre todos os aplicativos de segurança que já testamos. Toda a informação na tela principal se resume a um sumário de ameaças detectadas, um link para os controles de navegação para os pais e a data em que sua assinatura expira.

Além disso, você pode iniciar uma varredura em seu sistema, modificar opções ou analisar os registros de varreduras anteriores (logs). Um grande botão azul chamado “Tools” na verdade só informa se os controles de navegação e a “prevenção contra roubo de informações” estão ativados.

trend_micro_2011-360px.jpg
Trend Micro Titanium Internet Security 2011: interface minimalista

E é só isso!

Talvez o pacote seja chamado de “Titanium” porque é tão leve. Em vez de jogar o usuário em um mar de opções sobre como aplicar regras de segurança, a Trend Micro prefere a abordagem “baixo/médio/alto”. Você quer mais segurança, mais desempenho ou um meio-termo entre os dois? Proteção baixa, normal ou alta contra sites maliciosos? Por padrão Trend Micro coloca todas as opções “no meio”, e você provavelmente irá deixá-las assim, já que não há um grande motivo para modificá-las.

Em nossos testes de eficácia, o Titanium Internet Security produziu resultados excepcionais, mas não liderou os testes, bloqueando completamente 22 de 25 ataques do mundo real (com dois outros parcialmente bloqueados) e 98.4 porcento do malware conhecido devidamente detectado. Sua taxa de falsos positivos (apenas 0.0006 porcento) é boa o suficiente para nós, bem como sua taxa de sucesso de 80% na “limpeza” de máquinas infectadas. 

trend_micro_2011_report-360px.jpg

Relatórios sobre ameaças são fáceis de entender

A velocidade é um ponto fraco. A varredura “no acesso” (quando um arquivo é analisado sempre que é aberto ou salvo por um aplicativo) é boa, mas varreduras sob-demanda (iniciadas manualmente) ficaram entre as mais lentas que já vimos em nossos testes formais. Vimos isto em primeira mão durante um tempo adicional que passamos com o produto: se você quiser rodar uma varredura completa do sistema, faça isso enquanto estiver dormindo. Seu horário de almoço provavelmente não é longo o suficiente.

Tivemos alguns problemas com a instalação do programa - que é insistente nos pedidos de registro e que habilmente esconde o campo onde a chave de licença deve ser digitada (dica: ela fica na bandeja do sistema!). Usuários novamos também podem ficar confusos ao notar que um clique no botão “Scan” aparentemente não faz nada. É que por padrão o Titanium é configurado para fazer apenas uma “varredura rápida”, tão rápida que analisou apenas 11 arquivos em nosso sistema de testes. Isto pode deixar os usuários com uma falsa sensação de segurança caso haja malware “entranhado” nas profundezas do sistema.

A Trend Micro promete que com seu produto os usuários “nunca mais precisarão clicar em um botão “atualizar”” e cumpre a promessa. De fato, sequer há um botão “atualizar” na interface!. Tudo é feito automaticamente, por trás das cortinas. Se você procura um aplicativo de segurança que possa simplesmente instalar e esquecer, encontrou.

Se você é um usuário mais avançado, talvez queira procurar um pacote de segurança que ofereça controles mais refinados. Mas se você procura algo que ofereça boa proteção sem que você tenha que perder tempo com configurações, deve dar uma olhada no Trend Micro Titanium Internet Security 2011.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site