Imagem de fundo do header
Trend Micro Titanium Internet Security 2012: proteção sem frescuras
Home  >  Review
REVIEW

Trend Micro Titanium Internet Security 2012: proteção sem frescuras

Pacote é eficaz na remoção de ameaças de seu PC e exige pouca configuração ou manutenção

Nick Newell, PCWorld EUA

Foto:

Se você procura por um pacote de segurança com uma tonelada de recursos o Trend Micro Titanium Internet Security 2012 (R$ 89 por uma licença por um ano para um PC), que ficou em 5º lugar em nosso teste 2012 de pacotes de segurança, não é para você. Mas se você quer um programa que você possa instalar, se esquecer que ele existe e ainda assim ter a confiança de que seu PC está razoavelmente seguro, ele pode ser uma boa opção.

Leia também
» Saiba quais são os melhores antivírus do mercado em 2012

Em nosso teste no mundo real (que mede o quão bem um software é capaz de lidar com ameaças ainda desconhecidas) 92,3% das ameaças foram bloqueadas totalmente, e outros 3.8% foram bloqueadas parcialmente, o que o coloca na média dos produtos testados.

Além disso ele detectou 97,49% das amostras de malware conhecido. Embora historicamente este seja um resultado decente, está atrás dos rivais (a maioria detectou mais de 99% das amostras). Quanto ao falsos positivos ele identificou quatro arquivos limpos, em um conjunto de 250 mil, como potencialmente maliciosos. Em termos de percentagem é uma taxa de falsos positivos quase negligível, mas a maioria dos outros pacotes de segurança conseguiu um número ainda menor.

O pacote da Trend Micro é muito eficaz na limpeza, e detectou e desabilitou todas as infecções antivas em nosso PC de testes, e removeu todos os traços de malware em 70% de nossas amostras, o que é um resultado acima da média.

Em nossos testes o Titanium Internet Security deve pouco impacto no desempenho do sistema. Ele adicionou 1.5 segundos ao tempo de inicialização do sistema, e apenas 0.7 segundos ao tempo de desligamento, em comparação a um outro PC idêntico sem nenhum software de segurança instalado. Em quase todos os outros testes de desempenho que fizemos ele teve menos impacto que a média de seus concorrentes, o que é bom.

Infelizmente, a velocidade de varredura foi inconsistente. Nosso teste “sob demanda”, quando pedimos manualmente a análise de um conjunto de 4.5 GB de arquivos, foi completado em 1 minuto e 33 segundos, o que está acima da média. Por outro lado, a varredura no acesso, que é feita automaticamente sempre que um arquivo é criado ou modificado, levou 5 minutos e 14 segundos para analisar os mesmos 4.5 GB de arquivos, o que é mais que os concorrentes. Este número é preocupante, já que significa que você provavelmente terá de esperar mais tempo para um arquivo abrir, especialmente se ele for grande.

trendmicro-360px.jpg
Interface sem muitas opções é boa para os iniciantes

A interface é básica porém bem desenhada, e não tem muitos ajustes e opções para os usuários avançados. Ou seja, é boa se você é um iniciante, não se interessa em ficar ajustando detalhes de seu software ou se quer algo do tipo “instale e esqueça”, com manutenção zero.

Se você gostou do produto e quer mais recursos, dê uma olhada no Trend Micro Titanium Maximum Security (R$ 105,00 por uma licença de um ano para um PC), que também protege seu smartphone Android, é capaz de autenticar conexões Wi-Fi (para evitar que você caia em redes montadas como armadilha para seus dados) e também oferece proteção em redes sociais como o Facebook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site