Imagem de fundo do header
Conheça três aplicativos do Twitter para iPhone
Home  >  Review
REVIEW

Conheça três aplicativos do Twitter para iPhone

Twitterrific, Twinkle e Twittelator são os três clientes para "twittar" pelo iPhone. Veja o que eles oferecem.

Jason Snell, Macworld/EUA

Foto:

O Twitter é um serviço divertido para enviar mensagens para seus amigos e parentes cadastrados de um modo que  o e-mail e as mensagens instantâneas não preenchem. Desde o lançamento do iPhone, eu uso a própria web para ler e publicar mensagens no Twitter (ou “twittar”) quando estou longe do desktop.

>>>Leia também:
iPhone 3G não desaponta
Software 2.0 amplia opções do iPhone
10 coisas que ainda faltam no iPhone 3G
App Store: primeiras impressões
O iPhone travou? Veja como resolver

Mas com o lançamento da App Store, já existem três clientes de Twitter para o iPhone. Eles são:

Twitterrific
TwitterrificO Twiterrific, da Iconfactory, é meu cliente favorito no Mac para usar o Twitter, e sua versão para iPhone é uma das minhas preferidas da nova geração de aplicativos para o telefone da Apple.

O aplicativo mostra as mensagens dos seus contatos e permite enviar as suas próprias mensagens. O programa tem integração com o Twitpic.com, então você pode tirar uma foto (ou escolher uma que tirou) e o Twitterrific vai fazer o upload e enviar a URL na sua próxima mensagem. Um navegador web integrado permite tocar o nome dos usuários ou os links enviados e ver o conteúdo sem ter que sair do programa e ir para o Safari.

A interface do programa é excelente, e combina simplicidade com funcionalidades sólidas. Ele mostra telas de dicas para novos usuários, o que ajuda a aprender como funciona o aplicativo.

Embora o Twiterrific forneça 95% do que preciso no Twitter, ainda faltam recursos no iPhone, como mostrar as mensagens de um determinado amigo, ou filtrar apenas as mensagens diretas ou respostas aos seus tweets, ou ainda mesmo uma lista do que você publicou recentemente no site. O scroll do programa também é um pouco lento. (uma versão futura irá resolver isso).

Twinkle
TwinkleO Twinkle, da Tapulous, é um concorrente forte ao Twiterrific, mas sua interface colorida (balões de texto com amarelo, azul e cinza em um fundo estrelado e escuro) te distrai e torna o programa mais difícil de ler que o Twiterrific.

O melhor truque do Twinkle é que ele tem recursos de localização. Quando você envia algo via Twinkle, os outros usuários do serviço podem ver a cidade que você mandou a mensagem. E um toque no botão Nearby permite ver os tweets dos usuários do Twinkle perto de você, o que é uma idéia bem legal.

Mas seria mais legal ver apenas as mensagens dos amigos que sigo, e não tem como bloquear tweets próximos de gente indesejada (a Tapulous diz que na próxima versão isso será melhorado). Como a funcionalidade de localização do Twinkle usa um servidor proxy da Tapulous, apenas os usuários do serviço podem aparecer na lista Nearby.

O fato de o Twinkle usar um servidor como mediador entre o iPhone e o Twitter não me anima muito. Sim, ele permite incluir outros serviços que não existem no Twitter, como os de localização, mas isso só vale para outros usuários do Twinkle.

E quando o Twitter cai, você ainda pode mandar mensagens, mas elas só serão encaminhadas quando o serviço voltar à vida. Se o contrário ocorrer – cai o Twinkle, mas não o Twitter – você corre o risco de ficar desconectado. E pra completar, um usuário de Twitter da Tapulous chamado TwinkleKing (que eu não sigo) conseguiu me mandar spam – e não dá para bloquear essas mensagens.

Twittelator

TwittelatorCriado pela Big Stone Phone, o Twittelator é o oposto do Twitterrific – a interface do Twiterrific é ótima para ler a timeline dos seus amigos e postar mensagens, mas não vai muito fundo nos recursos do Twitter. O Twittelator, em contraste, tem uma interface bem menos refinada, mas é compatível com todo recurso imaginável do Twitter.

A partir do Twittelator, você pode ver a timeline dos seus amigos, sua própria linha do tempo, suas respostas, suas mensagens diretas e as timelines de outros usuários, dos amigos das pessoas que você segue e por aí vai. Você pode buscar por textos no Twitter.

Se o Twitterrific pode melhorar com novas funcionalidades, o Twittelator poderia se beneficiar de uma melhoria em sua interface. O layout de sua tela principal é um tanto estranho, com pequenos itens difíceis de clicar, e seu texto também não é muito fácil de ler. Dos três programas, ele é o menos denso, forçando a fazer mais scroll.

O recurso mais bizarro do Twittelator é seu ícone de emergência, que, segundo sua desenvolvedora, permite “criar uma mensagem com um mapa de sua localização atual”. A mais recente atualização permite esconder o botão. A idéia até que é boa, mas se você estiver com problemas, enviar uma mensagem via Twitter por um botão que é fácil de esbarrar por engano pode confundir seus amigos.

A boa notícia é que os três programas são gratuitos (exceção feita ao Twitterrific, que mostra alguns anúncios em sua versão sem custos, e oferece uma versão Premium por 10 dólares), Todos os aplicativos são compatíveis com o iPhone ou iPod touch com o software 2.0.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site