Imagem de fundo do header
TweetDeck para iPhone é um ótimo aplicativo para usuários do Twitter
Home  >  Review
REVIEW

TweetDeck para iPhone é um ótimo aplicativo para usuários do Twitter

Software cliente para o serviço de microblog lida muito bem com categorias e é o único a oferecer sincronia com versão desktop.

Lex Friedman, da Macworld/EUA

tweetdeck_150.jpg
Foto:

Com tantos aplicativos para o serviço de microblog Twitter para dispositivos móveis, fica difícil escolher qual usar. Macworld testou o TweetDeck, aplicativo muito comentado pelos usuários e que tem como principal diferencial uma interface muito bem organizada. 

O aplicativo, gratuito e que pode ser baixado diretamente da App Store (inclusive no Brasil), possibilita a separação de contatos (e respectivos tweets) por categorias organizadas individualmente.

O usuário pode escolher, por exemplo, ter uma coluna apenas com as atualizações de seus amigos, outra com suas próprias mensagens enviadas, uma terceira com as mensagens diretas.

Mudar a coluna visualizada é simples: basta deslizar o dedo sobre a tela para a esquerda ou para a direita. Pode-se fazer o mesmo por meio das setas na parte inferior da tela.

tweetdeck1_original.jpg

Mensagens são separadas por colunas

O usuário pode escolher quantas (e quais) categorias criar. Pode-se, por exemplo, usar colunas até para outras contas do Twitter, para buscas de mensagens publicadas e grupos de usuários. Para isso basta clicar no botão Add Column. Dos clientes para Twitter já testados por Macworld (EUA), o TweetDeck é o aplicativo que melhor lida com a questão de grupos.

Usabilidade
Com tantas opções de navegação disponíveis, é provável que alguns usuários fiquem confusos, inclusive com redundâncias desnecessárias. É o caso, por exemplo, dos botões (direita e esquerda) na parte inferior da tela.

Sem contar que a opção de configurações fica oculta se o modo de visão de colunas estiver ativado. É provável que isso pudesse ser resolvido com a eliminação de redundâncias.

Para alertar o usuário do recebimento de novas mensagens, o TweetDeck exibe um pop-up não muito agradável e que não pode ser customizável. O recurso, felizmente, pode ser desativado.

tweetdeck2_original.jpg

Customize novas colunas com suas necessidades

Assim como a maioria dos aplicativos clientes do Twitter, o TweetDeck integra imagens existentes no smartphone ou capturadas pela câmera do iPhone junto a sites que oferecem o serviço de armazenamento como o yFrog e o TwitPic.

O teclado, mesmo com o sistema operacional 3.0 instalado no iPhone, só funciona no modo retrato. E uma opção bacana: o TweetDeck tem uma função para encurtar URLs antes de a mensagem ser postada.

O TweetDeck do iPhone oferece sincronização com a versão feita para desktop. Isso é possível porque ao usar o aplicativo, uma conta de usuário é criada no serviço, onde as informações são armazenadas. Nenhum outro aplicativo cliente do Twitter, até agora, oferece tem recurso semelhante.

Se uma futura atualização do aplicativo vier com uma interface mais limpa, o TweetDeck tem tudo para vencer seus principais concorrentes, Tweetie e Twitterific.

O TweetDeck funciona em qualquer iPhone ou iPod touch com sistema operacional 2.x ou superior instalado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site