Imagem de fundo do header
Um “Tera e Meio” pra viagem
Home  >  Review
REVIEW

Um “Tera e Meio” pra viagem

Seagate FreeAgent GoFlex tem capacidade de 1.5 TB, mas não ocupa muito espaço na mesa

Melissa J. Perenson, da PC World EUA

Foto:

O FreeAgent GoFlex 1.5 TB é o mais novo modelo na linha de HDs externos GoFlex da Seagate. Com 1.5 TB em um formato de  2.5 polegadas (medindo 12 x 8,9 x 2,2 cm e pesando 440g) ele oferece 500 GB de espaço em disco a mais que os concorrentes na mesma categoria, e o preço de US$ 250 (preço nos EUA) já inclui uma interface e cabo USB 3.0, que custariam US$ 30 extras em outros modelos da mesma linha.

freeagent-360px.jpg

FreeAgent GoFlex: 1.5 TB de espaço em um disco externo que pesa menos de meio quilo

A Seagate conseguiu esta capacidade recorde ao aumentar a capacidade de cada prato individual do HD (de 333 GB para 375 GB) e adicionar um quarto prato. O novo FreeAgent GoFlex funciona a 5.400 rpm, mais lento que modelos como o FreeAgent GoFlex Pro de 500 GB, que funciona a 7.200 rpm.

Isso significa que, em teoria, a cópia de arquivos do disco e para o disco leva mais tempo, especialmente em arquivos grandes. Mas em nossos testes, os resultados do GoFlex 1.5 TB foram inconsistentes, com excelente pontuação em alguns quesitos, mas em outros nem tanto.

Ele praticamente empatou, e em alguns casos superou, o GoFlex Pro 500 GB em quatro dos seis testes. Por exemplo, foram necessários 59 segundos para ler 2 GB de arquivos e pastas, contra 63 segundos no Pro. E levamos 31 segundos para ler um único arquivo de 2 GB, contra 34 segundos no Pro. Já na gravação de dados houve um empate, 37 segundos em ambos os aparelhos para gravação um único arquivo de 2 GB.

A principal diferença veio no teste de gravação de 2 GB de arquivos e pastas. Nele o GoFlex 1.5 TB ficou em último quando comparado a todos os HDs USB 3.0 que já testamos, com desempenho mais similar a um bom HD USB 2.0. O FreeAgent GoFlex 1.5 TB levou 142 segundos para completar a tarefa, bem atrás do GoFlex Pro 500 GB que levou 105 segundos.

Outros HDs USB 3.0 que analisamos foram ainda melhores: um Iomega eGo Portable Hard Drive levou 92 segundos e um LaCie Rugged SuperSpeed levou apenas 63 segundos. Quando questionamos a Seagate sobre o fraco desempenho, um representante da empresa informou que o design do disco, com quatro pratos, pode ser a causa da lentidão.

A impressionante capacidade deste disco chama a atenção, especialmente se considerarmos que ele é um produto portátil. A Seagate diz que ele pode armazenar até 60 filmes em alta-definição, 750 jogos de video-game, milhares de fotos ou dezenas de milhares de horas de música. Os números para fotos e música são tão grandes que tentar quantificar este tipo de arquivo está se tornando cada vez mais parecido com tentar contar os grãos de areia numa praia.

Ainda não sou fã do conector proprietário do Seagate GoFlex, mas como ávido consumidor de espaço em disco, não posso deixar de ficar interessado com a idéia de um disco portátil de alta capacidade. A Seagate merece os parabéns por ser a primeira empresa a oferecer um produto nesta categoria, mas se você decidir comprá-lo, tenha em mente que a velocidade de gravação de dados é baixa e o conector não segue o mesmo padrão de outros discos externos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site