Imagem de fundo do header
Um outro olhar sobre o Windows Vista Service Pack 1, versão beta
Home  >  Review
REVIEW

Um outro olhar sobre o Windows Vista Service Pack 1, versão beta

O sistema operacional da Microsoft melhorou com o Service Pack que será lançado em breve, mas ainda faltam alguns ajustes que gostaríamos de ver

Por Tom Spring, PC World EUA

vista_sp1_beta150.jpg
Foto:

vista_sp1_beta150
A Microsoft disponibilizou ao público neste mês a versão beta do Windows Vista SP1, e após os testes informais que fiz, notei que meu PC está mais estável – e algumas tarefas, especialmente cópia de arquivos, levam menos tempo. Mas eu esperava mais do SP1, como mais ganhos de performance e ajustes para as reclamações comuns do Vista, incluindo o tão criticado controle de contas de usuários.

E se você está esperando melhores ajustes para migrar para o Vista, é melhor torcer para que a equipe de desenvolvimento do SP1 da Microsoft corra para acertar tudo e convencê-lo a trocar de OS antes do lançamento oficial do service pack. O Vista não sofreu muitas mudanças grandes, a julgar pelo lançamento do beta SP1. Aliás, a Microsoft diz que o SP1 será lançado ainda no primeiro trimestre desse ano, mas fontes recentemente disseram que o SP1 pode aparecer já nas próximas semanas.

As principais características do Vista Service Pack 1 Release Candidate Refresh (o nome oficial do arquivo beta para download) incluem estabilidade, segurança e desempenho. Na descrição do SP1 a Microsoft mencionou diversas melhorias – por exemplo, suporte para alguns padrões, como EFI e exFAT, e melhor compatibilidade com softwares e periféricos.

SP1 aumenta estabilidade, segurança e desempenho

No quesito estabilidade, a Microsoft diz que o SP1 reduz o tempo que leva para o boot e para desligar um PC com o Vista, bem como o tempo que a máquina leva para “acordar” depois de passar pelo modo hibernar ou quando o protetor de tela estiver ativado. Consertou também os 10 segundos de atraso entre pressionar as teclas CTRL-ALT-DEL durante o boot e o surgimento da janela com o usuário/senha.

Outro ajuste se refere ao misterioso problema de como os arquivos da navegação em rede “consumiam” mais do que o esperado nas redes banda larga, comparado com versões anteriores do Windows.

E finalmente a Microsoft diz que não poupou esforços para melhorar o gerenciamento de arquivos e pastas. O SP1 irá reduzir o tempo que se leva para extrair arquivos de e para uma pasta compactada (zipada) – mas não informou quanto.

No entanto a Microsoft fez algumas mudanças específicas no que diz respeito ao desempenho. Diz que o SP1 reduz em 45 porcento o tempo que leva para copiar arquivos de um sistema Windows Vista remoto para um sistema SP1. E 50 porcento de ganho é visto, de acordo com a Microsoft, quando copiado arquivos de um sistema SP1 remoto usando LAN para um sistema SP1 local.

Confira a lista completa de mudanças notáveis no Vista SP1, no site da TechNet da Microsoft.

++++

vista_sp1_beta150
Testes informais

Durante minha avaliação informal do SP1 beta, a instalação em meu sistema consumiu bastante tempo, levando quase 3 horas para baixar e instalar alguns novos (e obrigatórios) updates pré-SP1; e baixar e instalar o próprio SP1 (o que envolve muitas reinicializações). A Microsoft não recomenda instalar o beta SP1 em seu PC em estado crítico, e concordo plenamente.

Muitas das promessas de ganhos de desempenho feitas pela Microsoft foram insignificantes em minha máquina. Eu executei alguns testes antes e depois de instalar o SP1. A única tarefa que foi de forma perceptível mais rápida, foram as que envolveram transferência de arquivos.

Transferir uma pasta de 585MB (116 arquivos) por uma rede via cabo (Ethernet) de um dispositivo de armazenagem baseado em Linux para meu desktop Vista, foi 30 porcento mais rápido com o SP1. Mover uma pasta de 4.6GB (972 arquivos) dos drives C para o D no meu PC, foi 11 porcento mais rápido. Extrair um arquivo compactado zipado foi rápido por apenas alguns segundo.

Eu não pude testar as melhorias do SP1 pertinentes à compatibilidade. O mais próximo que cheguei sugeriu que o SP1 poderia ter um impacto negativo em selecionar programas de software. Quando instalei o SP1 na minha máquina de teste descobri que pelo menos um programa parou de funcionar e produziu uma mensagem de erro do driver do software. Eu pedi à Microsoft para comentar o ocorrido, mas ninguém entrou em contato comigo.

Aguardando a versão final
Talvez o mais notável no lançamento do SP1 é o que ele não inclui. O Vista SP1 não traz novas características, se comparado ao primeiro service pack do XP. E ainda tem muito que ser feito. Onde está o tão esperado update para o Windows Genuine Advantage? E sobre o update no Vista search? (Por padrão o SO indica apenas as pastas encontradas em sua pasta Meus Documentos – incluindo documentos, imagens e música). Um update na interface do Vista Sidebar e seu leitor RSS entre outros, seria bem interessante.

Mas melhorar a performance do Vista em PCs de baixa potência continua sendo uma pedra no sapato para o SP1. Lançar hardware suficiente para o Vista e ele irá executar como um campeão. O SP1 seria mais significativo se fosse desenvolvido um desempenho melhor para PC de baixa potência.

Levando em consideração o tempo que se leva para instalar, o aviso da Microsoft sobre o SP1 não estar pronto para uso regular e sua extensa lista de melhorias, eu não recomendo esta versão beta do SP1 para usuários regulares de PC. Aguardem a versão final.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site