Imagem de fundo do header
Vaio P chega ao Brasil para esquentar o mercado de ultraportáteis
Home  >  Review
REVIEW

Vaio P chega ao Brasil para esquentar o mercado de ultraportáteis

Testamos o novo netbook da Sony, que tem tela de 8 polegadas, 2 GB de memória RAM e 60 GB de espaço para armazenamento de dados.

René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD

VaioP_ilustra150.jpg
Foto:

Avaliamos o novo portátil da Sony, o PocketStyle PC Vaio VGN-P530A, também conhedido comVaio P. Podemos dizer que esse modelo tem características de um netbook, mas suas dimensões são bem diferentes dos modelos que estão no mercado.

A largura de 24,5 centímetros é até maior do que a de um netbook de 9 polegadas, mas ele se diferencia mesmo pela profundidade: apenas 12 centímetros. Quando fechado, tem 1,9 centímetro e pesa 620 gramas. Já publicamos um review desse equipamento feito nos Estados Unidos, mas o modelo vendido no Brasil tem duas características diferentes: não vem com GPS ou disco SSD. No lugar do SSD de 64 GB, há um disco magnético de 60 GB.

vaiop_350c.jpg

Compacto e com apenas 620 gramas

O processador é um Atom Z520, de 1,33 GHz e tem 2 GB de memória DDR2. O chipset de vídeo é GMA 500, integrado ao chipset da máquina. A maior novidade dele fica por conta da tela. Apesar do tamanho de 8 polegadas, sua altura é de apenas 3,5 polegadas. Para facilitar, são 9 centímetros. Isso é menor que a altura de uma tela de um netbook de 7 polegadas. O que significa que as letras são muito pequenas.

O teclado segue o padrão Vaio, com espaço entre as teclas, mas claro que elas são menores, seguindo a proporção para esse modelo. A solução para o mouse foi embutir o tipo TrackBall no centro do teclado, com os botões na borda. Há um recurso para aumentar a fonte com a tecla de função zoom. Mas isso funciona bem com textos, pois a largura da tela é aproveitada. Mas quando há imagens, gráficos ou vídeos, a altura da tela não ajuda. Ver uma tabela do Excel com várias linhas é uma tarefa cansativa, por exemplo.

vaiop_350b.jpg

Vaio P executa aplicação multimídia sem entrar no Windows. No detalhe, tecla que realiza essa função

Rodar aplicativos de escritório no Vaio P não é problema, pois ele tem configuração de netbook. Mas assistir a um vídeo com resolução acima de 320 x 240 já foi algo mais difícil para ele. Várias pausas aconteceram no meio da exibição. O Windows Vista é um tanto pesado também e demorou dois minutos e três segundos para dar o boot e deixar a máquina pronta para uso. A bateria levou três horas e 20 minutos para descarregar, utilizando acesso a internet sem fio, executando aplicativos e com proteção de tela desligada.

O Vaio P tem recursos que o tornam mais sofisticado que um netbook padrão. Uma tecla ao lado do botão do mouse liga o computador sem a necessidade de entrar no Windows. Isso é feito para carregar um aplicativo multimídia, que dá acesso a fotos, vídeos e músicas de modo mais imediato. Uma webcam de 0,3 megapixels (VGA), que está localizada no canto direito superior da tela, segue rostos e insere efeitos de molduras.

vaiop_350_detalhevideoexterno.jpg

Detalhe do acessório para conexão de um vídeo externo e rede Ethernet

Quanto às conexões, são duas USBs, leitor de cartões SD e MS, conector para fone de ouvido, microfone embutido, rede Wi-F padrão 802.11g e Bluetooth. Por meio de um acessório que acompanha o produto, é possível conectar um monitor externo e também uma rede cabeada.

O Vaio P apresenta dimensões e peso que realmente são mais do que confortáveis para manuseá-lo e também tem alguns recursos sofisticados. Sua configuração semelhante a de netbooks não ofereceu desempenho diferenciado. Está certo que netbooks são voltados para mobilidade e não para desempenho. Mas convenhamos que o preço de 3.999 reais é um tanto desequilibrado nessa equação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site