Imagem de fundo do header
Vale a pena explorar o navegador Safari 4 para Windows
Home  >  Review
REVIEW

Vale a pena explorar o navegador Safari 4 para Windows

Amplie seus horizontes e experimenta usar o browser da Apple; você pode se surpreender com ele.

Preston Gralla, da PC World/EUA

safari4_150.jpg
Foto:

O que os usuários normalmente procuram em um browser? Leveza? Desempenho? Boa interface? Funções inovadoras? O Safari, navegador da Apple, pode satisfazer a todas essas exigências. A maior parte dos usuários de PC crê que este é um software que roda apenas em Macs. Mas é bom saber que existe também uma versão dele – o Safari 4 – disponível para o Windows, e a quarta versão do software é boa o suficiente para deixar muita gente com vontade de experimentá-lo.

Como o Opera e o Google Chrome, o Safari 4 é bem rápido. Em todos os sites que visitamos com ele, a sensação que fica é de que as páginas são carregadas mais velozmente do que no Internet Explorer ou Firefox.

>> Faça o download do Safari 4 para Windows 

Mas existe mais em um browser que apenas a questão da velocidade e o software da Apple possui algumas funções bem interessantes. É provável que a mais legal delas seja o Top Sites, que vemos na imagem abaixo. Quando o usuário abre uma nova aba, o Safari exibe miniaturas dos sites mais visitados por ele.

safari4_tela.jpg

Safari 4 oferece funcionalidades bem criativas, como os Top Sites

Esses thumbnails são mostrados bem ao estilo da Apple, em um estilo 3D bem interessante. Se alguma das páginas em questão tiver sido atualizada desde que foi visitada pela última vez, uma estrela na cor azul irá aparecer no canto superior direito do thumbnail.

Outra adição interessante é o Cover Flow. Esta função permite que o usuário passeie pelo seu histórico de navegação e lista de sites preferidos de forma visual e que exibe previews das páginas quando se passa por elas. Ele funciona de forma similar à navegação por álbuns do iTunes.

A Apple incluiu ainda uma facilidade que permite fazer buscas tanto no histórico de navegação quando nos favoritos. Pode-se também arrastar as abas tanto dentro de uma mesma janela do navegador quando para fora, em uma nova janela. Com isto, o usuário ganha a habilidade de reorganizar as abas no navegador da forma que quiser.

Uma coisa tira o brilho do Safari: o tamanho dos títulos das abas é muito difícil de ser ler. Além do que, após a instalação, o botão Home não é exibido no navegador por padrão. Para fazê-lo surgir, clique no ícone da engrenagem (localizado no canto superior direito do navegador), selecione Personalizar Barra de Ferramentas. Na janela que abrir, localize e arraste o botão Home (e qualquer outro que desejar) para a barra de tarefas.

safari4_tela2.jpg

Adicione os botões de funções que, por padrão, não são exibidos

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site