Imagem de fundo do header
Video Genius possibilita gravar vídeo nos iPhones mais antigos
Home  >  Review
REVIEW

Video Genius possibilita gravar vídeo nos iPhones mais antigos

Usuários do iPhone e iPhone 3G já podem gravar seus melhores momentos, mas a qualidade é fraca

Macworld / EUA

videogeniuslogo.jpg
Foto:

Além de não rodar o novo iOS 4, os modelos de iPhone anteriores ao iPhone 3GS (ou seja, o iPhone 3G e iPhone original) tem uma séria limitação: sua câmera serve apenas para tirar fotos, e não grava vídeo. Por isso muitos desenvolvedores tiveram a ideia de criar aplicativos que adicionavam a função de gravação de video aos modelos mais antigos. O Camera Plus Pro, por exemplo, inclui junto com outras ferramentas o recurso de captura de vídeo, e o Camera Genius ganhou este recurso em uma atualização lançada no final de 2009. 

A CodeGoo, que produz o Camera Genius, também oferece um aplicativo gratuito especializado na gravação de vídeo chamado Video Genius. Embora ele realmente possibilite a gravação de vídeo no iPhone e iPhone 3G, os resultados são extremamente distantes do obtido no iPhone 3GS e iPhone 4, e os usuários que investiram no upgrade não ficarão com remorsos.  

Quando é executado o Video Genius traz uma interface que não é em nada diferente do aplicativo de câmera original do iPhone – toda a tela torna-se o visor. Ao tocar no botão verde na base da tela, a gravação começa; ele torna-se vermelho e pisca enquanto o usuário grava. A filmagem pode ser feita tanto no modo retrato quanto no modo paisagem (contudo, ao segurar o celular horizontalmente, os controles não acompanham o movimento e continuam na base da tela). 

Video Genius promete gravações de 40 a 60 segundos, contudo, durante os testes, conseguimos gravar por 45 segundos até o aplicativo interromper o processo e salvar o vídeo na pasta da câmera do iPhone. Em algumas ocasiões, entretanto, o aplicativo parou na marca dos 25 segundos, mesmo com o celular tendo a mesma capacidade de filmar 40 segundos ou mais. 

videogenius01.jpg

Apesar de possibilitar a filmagem em retrato ou paisagem, controles do aplicativo não acompanham o movimento 

Caso queira filmar por mais tempo o Video Genius permite um modo para gravações mais longas, acessado pela tela de configurações. Nesse modo, foi possível gravar continuamente por mais de 2 minutos até a gravação ser interrompida. Contudo, esse modo de gravação mais longa tem uma taxa de quadros menor – 8 quadros por segundo, de acordo com a CodeGoo, ao contrário da taxa mais alta de 12 quadros por segundo para vídeos normais. Considerando que 30 quadros por segundo é mais ou menos a taxa padrão para vídeos, não espere uma qualidade excepcional desse aplicativo.

O Video Genius gravou em uma resolução de 210x160 pixels nos testes, muito longe dos 640x480 pixels do iPhone 3GS e nem de longe comparável à resolução de 1280x720 pixels com a câmera do iPhone 4. Ainda assim, os vídeos gravados no modo normal são aceitáveis, enquanto que no modo para gravações longas os movimentos foram fracionados e imprecisas, quase como olhar uma animação feita em um bloco de notas. 

Ou seja, esse tipo de gravação serve mais como "último recurso" para momentos espontâneos, quando não há outro dispositivo à mão, como os primeiros passos de uma criança, uma celebridade na rua, entre outros; para esse tipo de situação, o recurso do Video Genius é uma alternativa, apesar da qualidade limitada.  

 
 
 

Alguns recursos do Video Genius decepcionam. Um ícone do aplicativo no canto direito inferior deveria mostrar a galeria de vídeos, mas ao tocar nele nada acontece. O único jeito para ver as gravações feitas pelo Video Genius é encerrar o aplicativo e executar o aplicativo de fotos integrado ao iPhone, o que é muito inconveniente. O aplicativo carece ainda de uma maneira de compartilhar os vídeos, seja enviando-os por e-mail ou fazendo upload para um serviço na internet. É preciso transferir o video do celular para o iPhoto para fazer isso, novamente um processo complicado.

Caso o usuário tenha um iPhone antigo e queira adicionar o recurso de gravação de video, o Video Genius é uma opção razoável e gratuita. Mas há alternativas como o iVideoCamera, que custam apenas 1 dólar e oferecem uma resolução melhor. Caso a opção seja o Video Genius, esteja preparado para aprender a lidar com algumas limitações e obstáculos. Para usuários que querem simplesmente a capacidade de gravar vídeos, é uma opção aceitável; para outros, as inconveniências não valem a pena.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site