Imagem de fundo do header
Visus TV Duos sintoniza TV digital em alta definição no PC
Home  >  Review
REVIEW

Visus TV Duos sintoniza TV digital em alta definição no PC

Dispositivo é conectado a uma porta USB e pode gravar programação em um canal enquanto se assiste a outro.

René Ribeiro, da PC WORLD

visusTVDUO-150.jpg
Foto:

Já mostramos aqui na PCWorld vários produtos para TV Digital: o minúsculo sintonizador UB400-i, as TVs digitais portáteis da Telesystem e da Tec-Toy e o celular da LG, GM630. Entretanto, estes aparelhos só sintonizam transmissões no padrão 1-seg, projetado para equipamentos portáteis com telas pequenas. Entre outros pontos negativos, a resolução de imagem é bem inferior à de uma transmissão em HD.

Mas existem outros sintonizadores que captam o sinal "completo" da TV digital (apelidado de "Full Seg") e exibem imagens em alta definição no seu PC. É o caso do Visus TV Duos, um sintonizador em formato de pendrive que é conectado à porta USB do computador. E mais que isso, ele tem função PIP (Picture In Picture) para assistir dois canais ao mesmo tempo.

visustvduo-350.jpg

Visus Duo: acompanha antena, adaptadores para antenas e controle remoto

O aparelho é de fácil instalação. Após conectar o pendrive uma porta USB do PC, deve-se instalar o driver necessário para o seu funcionamento e também o software que controla e sintoniza os canais, ambos inclusos em um CD. Após a instalação basta fazer a busca pelos canais disponíveis seguindo as instruções passo-a-passo na tela, em português.

Testes
Apesar da imagem e som serem de qualidade excelente, sem sombras e nem chiados, receber o sinal de TV digital em Full HD tem um preço. A antena que acompanha o produto deve ficar em local com acesso livre. Testamos dentro de um prédio com janelas fechadas e não conseguimos sintonizar todos os canais abertos em Full HD. Encontramos apenas dois: Rede Vida e Rede TV.

Só foi possível pegar mais canais quando deixamos a antena próxima à uma janela aberta. Nesse caso sintonizamos a TV Cultura, SBT, Globo, Record, Gazeta, Rede TV, MTV, Canal 21, Rede Vida, TV Vunesp, Bandeirantes, Record News e Band News. Esses mesmos canais também foram sintonizados em baixa definição (padrão 1-seg).

Um conector para antena externa, que vai garantir recepção de todos os canais em Full HD, acompanha o produto. Mas fica claro que ligar uma antena externa vai acabar com a mobilidade do aparelho se ele for ligado a um notebook por exemplo.

interface-sempip-480.jpg

Interface simples facilita o uso

Outra exigência: para assistir à programação em Full HD é preciso um PC com no mínimo um processador dual core de 1,5 GHz e 2 GB de memória RAM. Nós testamos o TV Duo em um notebook com processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz e 3 GB de RAM.

Não houve problema para assistir aos canais em alta definição, mas ao usar a função PIP, para assistir a dois canais ao mesmo tempo, notamos que o software consumia grande parte do poder de processamento da máquina. Pelo gerenciador de tarefas do Windows, registramos o uso de mais de 75% dos recursos do processador.

Como a transmissão em Full HD consome mais largura de banda, já que uma imagem maior requer mais informação para representá-la, os canais que tinham sinal um pouco mais fraco exibiram falhas quando usamos o PIP.

pip-interface-480.jpg

Um exemplo da interface do Visus com PIP ativado

O software possui uma função que habilita aceleração por hardware, mas esta só funciona em processadores mais atuais e o computador deve ter ao menos 512 MB de memória de vídeo.

O software também permite gravar os programas e, diferente da maioria dos receptores 1-seg, que usam um formato proprietário, o Visus Duo permite gravar em arquivos MPEG-2. Isso é interessante especialmente para quem deseja transformar os programas gravados em DVDs, já que estes usam o mesmo formato de vídeo.

A função de gravação ainda permite gravar o canal que está em PIP quanto se assiste a outros canais em tela cheia, como mostra a figura abaixo.

pip-telacheia-480.jpg

Visus em tela cheia, com PIP ativado

O Visus TV Duos cumpre o que promete, e tivemos uma boa experiência com ele. Só fica a crítica quanto ao conector da antena: ele não tem boa fixação e foi preciso forçar um ajuste para obter um encaixe melhor. Depois disso, os canais sintonizaram muito bem.

Mas é importante frisar que a antena precisou ficar em lugar aberto, sem anteparos, para melhor recepção do sinal. O controle remoto é interessante, já que o computador pode ser conectado
a telas maiores e o usuário pode assistir seus programas sentado em um sofá, longe do PC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site