Imagem de fundo do header
Voltado para gamers, Accept Speed tem atualização limitada
Home  >  Review
REVIEW

Voltado para gamers, Accept Speed tem atualização limitada

Modelo intermediário tem uma combinação bem equilibrada de componentes, suficiente para rodar os últimos lançamentos em jogos.

René Ribeiro, da PC World

Accept_Spped_150.jpg
Foto:

É fato: não é fácil encontrar no Brasil um fabricante de PCs bons para jogos. Geralmente, quem gosta de games para computador acaba por construir sua máquina a partir de componentes comprados separadamente.

Para atender as necessidades desse segmento, a fabricante de computadores Accept, em parceria com a Cooler Master, desenvolveu uma linha de PCs para gamers composta por sete modelos de desktops, com preços que vão de 2.499 reais até 9.999 reais. São equipamentos construídos a partir de componentes capazes de entregar o desempenho exigido por este público, tais como fonte de alimentação, placa-mãe, processador,  placa de vídeo e memória.

PC WORLD testou o Accept Speed, que tem preço sugerido de 3.499 reais e a seguinte configuração:

Gabinete Cooler Master Centurion 5
Fonte de alimentação Cooler Master Extreme Power 460
Cooler Master Retail Cooler Hyper TX2
Motherboard com Chipset Intel G31
Placa de Vídeo nVidia GeForce GTS 250, com 1 GB
Processador Intel Core 2 Duo E7400 de 2,8 GHz
4 GB de memória RAM padrão DR2 800
Disco rígido de 500 GB SATA II 7200 RPM
Drive óptico DVD-RW SATA
Combo (mouse óptico + teclado) Logitech USB
8 entradas USB
Sistema Operacional Windows Vista Home Premium de 64 bits

Análise e desempenho
Não fosse pela pintura nas tampas laterais, o gabinete seria discreto e em nada sugerindo um equipamento voltado para jogos. Ele oferece boa ventilação, tanto na parte superior, quanto nas laterais. Um cooler de 12 centímetros na parte traseira ajuda a jogar o ar quente para fora do sistema. Já o cooler do processador de dois núcleos não é padrão Intel, mas um  Cooler Master, de alta performance.

Leia também:
>> Conheça os dez melhores games para PSP
>> Infoway N8635 é o portátil para jogos da Itautec
>> Asus G70s pode até substituir o desktop
>> Acer AS6920G é um gigante peso pesado, literalmente

Jogadores aficionados e que desejam gráficos na mais alta resolução e usar todos os efeitos nos games podem se frustrar com a placa de vídeo. Ainda assim, é uma ótima opção para quem deseja jogar os últimos lançamentos com boa performance.

O processador Intel E7400, com quase 3 GHz, também contribui. Afinal, a placa de vídeo se ocupa com a parte mais pesada de um game (ou seja, os gráficos) e a CPU fica livre para os cálculos de física e inteligência do jogo.

O ideal em um jogo é obter ao menos 30 fps (frames por segundo), suficientes para se jogar com conforto e sem lentidão. No game Crysis (um dos mais exigentes no quesito  hardware) foi possível obter 23 fps com a configuração ajustada para o máximo e anti-aliasing em 2x. O anti-aliasing tem como objetivo deixar os contornos de personagens e objetos sem o efeito serrilhado, obtendo maior realismo; isso, contudo, consome boa parte do processamento gráfico.

accept_spped_350.jpg

Accept Speed: Configuração balanceada oferece desempenho sem abusar no preço

O que verificamos? Que o Accept Speed permite jogar sem pausas nas atualizações de tela, mas em cenas de muita ação, os comandos se tornavam mais lentos. Ao reduzir as configurações do Crysis para ‘high’, a experiência melhorou e pudemos obter 30 quadros por segundo, com respostas mais rápidas nas ações e bom ritmo de jogo. Outro jogo usado nos testes foi o FarCry 2, que obteve 46 fps, com todas as configurações no máximo e anti-aliasing em 4x

Para a realização de outras tarefas complexas, como converter vídeos grandes (1 GB) e rodar aplicativos  como Photoshop CS4 (para tratamento de imagens) e Premiere (para edição de vídeos) o desempenho também foi superior, resultado esperado devido à boa configuração do sistema.

A placa-mãe modelo G31M3-LV2, da MSI, tem um chipset rápido e suporta processadores da Intel de até quatro núcleos. Entretanto, ela tem apenas um único slot para placa de vídeo, o que limita um possível upgrade futuro para uma conexão SLI ou Crossfire. Além disso, a fonte de alimentação (de 460 watts) é dimensionada apenas para placas de vídeo com uma linha e seis volts.

Turbinado
A capacidade de overclock do processador (ajuste que possibilita fazer a CPU trabalhar em uma frequência maior que aquela nominal) é interessante. Atingirmos 3,47 GHz apenas modificando parâmetros simples do sistema, sem usar qualquer software para isso. Como a  frequência de trabalho original do processador é 2,8 GHz, o overclocking conferiu um ganho de 24% na velocidade e sem comprometimento da estabilidade do sistema.

Vale ressaltar que essa turbinada no chip influencia pouco no desempenho para jogos, pois eles dependem mais do poder de fogo do chip gráfico. No caso de outras aplicações que demandar processamento aritmético e lógico, esse ganho é significativo.

Windows 7
Instalamos a versão Ultimate (RTM) do Windows 7 (64 bits) para avaliar o Accept Speed e verificamos que não houve necessidade de instalação de qualquer software para reconhecimento dos componentes do sistema.

A repetição dos testes, com a instalação de jogos e programas de benchmark, a constatação é de que não houve ganhos expressivos de desempenho e o sistema manteve marcas muito similares às obtidas com os testes rodando o Vista.

O Accept Speed está posicionado numa categoria intemediária de desktops para games. Mas é importante lembrar que ele não oferece margem para upgrades de placa ou mesmo discos, pois a fonte não tem linhas de energia suficientes. Ainda assim, pode ser uma alternativa interessante para o jogador que não deseja perder tempo procurando partes e peças para montar um equipamento sozinho, o que poderia sair mais barato.

Se o equipamento da Accept acaba custando um pouco mais, vale ressaltar que a diferença é compensada pela comodidade de um equipamento completamente funcional e que conta com garantia e assistência técnica do fabricante.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site