Imagem de fundo do header
Vostro 200 é um desktop para pequenas empresas
Home  >  Review
REVIEW

Vostro 200 é um desktop para pequenas empresas

Modelo da Dell tem design versátil e ótimo desempenho para aplicações do dia-a-dia de um escritório.

Por René Ribeiro, analista de testes da PC World

vostro_200_150.jpg
Foto:

Destinada ao mercado de pequenas empresas, a nova linha de computadores da Dell, batizada com o nome Vostro, surge como uma boa opção para esse setor. Pelo menos é o que mostra o teste realizado por PC WORLD com o equipamento Vostro 200.

O desktop apresentou ótimo desempenho ao utilizar vários aplicativos e oferece boa capacidade de upgrade. Sua motherboard utiliza o último chipset da Intel, o P35. Ele fornece velocidade de barramento em 800, 1066 e 1333 MHz (a mais alta velocidade disponível de tráfego de dados no sistema).

vostro_200_350
Vostro 200: desktop com boa capacidade de upgrade

Além disso, suporta interface de discos SATA 300, o que significa taxas mais altas de transferência de dados. O equipamento avaliado traz Windows Vista Business e processador Celeron 420, de 1,6 GHz.

Ao ouvir o nome Celeron, algumas pessoas já pensam em baixa velocidade de processamento (o que é verdade até certas versões). Claro que não é um chip para aplicações pesadas. Mas o 420 já traz a microarquitetura Conroe-L, ou seja, a mesma do Core 2 Duo.

Sistema escalável
O sistema testado veio com dois discos rígidos, um Samsung e um Seagate, ambos com 160 GB e interface SATA II. Na análise do desempenho das unidades, realizada com o programa HD Tune, verificou-se um índice de 60 MB/s para o Seagate e 58MB/s para o Samsung. Um bom desempenho para essa última arquitetura de HDs. O chipset da placa-mãe também permite fazer o sistema RAID com os discos, com maior segurança para dados.

O Vostro 200 vem com 1 GB de memória RAM instalada, expansível até 4 GB. A placa de vídeo onboard utiliza o chipset 3100; entretanto, recebemos a configuração com uma placa de vídeo ATI X1300 PRO com 256 MB e barramento PCI x16, também a última arquitetura em velocidade de barramento para gráficos. Há mais dois slots PCI e mais um PCI x1.++++

vostro_200_150A unidade óptica dessa configuração é um combo gravador de CD e leitor de DVD. Mas, por 200 reais a mais, é possível trocar por um gravador de CD e DVD.

Quanto às portas externas, são duas USBs frontais e mais quatro na parte posterior do gabinete. Seis conectores para saída de áudio também estão na parte traseira e na frente há uma saída para fone de ouvido e entrada para microfone.

Desempenho
Simulamos um ambiente de escritório rodando os aplicativos Excel, Word e PowerPoint, na versão 2007. Além desses aplicativos com trabalhos abertos, acessamos a internet e deixamos o Outlook aberto, pronto para os e-mails. Também instalamos um antivírus, verificando e-mails e acesso à internet.

Um documento PDF de 30 MB, com muitas ilustrações, foi aberto. As aplicações não sofreram lags (atrasos) em seu uso e nem quando foram alternadas, todas abertas ao mesmo tempo. A interface Aero do Vista também estava sempre habilitada. Mesmo sem a placa de vídeo offboard, a interface Aero funcionou sem ratear.

O preço dessa configuração é de 2.201 reais, com teclado, mouse, discos de recuperação e drives, mas sem monitor. Importante lembrar que no site da Dell é possível alterar as configurações. Retirando a placa de vídeo dedicada, o preço passa a ser 1.587 reais. Importante dizer que o Vostro 200 suporta até o processador Core 2 Duo E4400 de 2 GHz. Bom para um futuro upgrade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site