Imagem de fundo do header
WD TV Live, da Western Digital, é uma central multimídia eficiente
Home  >  Review
REVIEW

WD TV Live, da Western Digital, é uma central multimídia eficiente

Compatível com Windows 7, aparelho exibe em TVs de alta definição fotos, vídeos e músicas armazenados em um HD externo ou na rede doméstica.

René Ribeiro, da PC WORLD

wdtvlive_ilustra_150.jpg
Foto:

Hoje em dia é interessante ter uma central de multimídia que pode se conectar facilmente a uma TV de tela grande e oferecer acesso a todo seu conteúdo digital, como filmes, músicas e fotos a partir de um só lugar. E claro, acessar tudo isso por controle remoto. 

Há quem utilize para isso computadores compactos, como o Mac Mini, mas deixar um equipamento tão caro para realizar apenas essa função, dói no bolso. Uma solução interessante pode ser o WD TV Live, da Western Digital. Além do preço acessível de 499 reais, esse media center é muito simples de instalar e usar.

O WD TV Live é pequeno: 12,6 centímetros de largura por 10 cm de comprimento e 4 cm de espessura. Uma pequena fonte de alimentação acompanha o produto, e ele se acomoda facilmente em qualquer local. O aparelho possui saída HDMI e reproduz vídeos em full HD (1080p) nos formatos mais conhecidos, como AVI (Xvid), MPEG1, 2 e 4, VOB e MKV. No site da Western Digital você pode encontrar a lista completa.

Se a TV não tiver uma entrada HDMI, o produto tem também saída para vídeo componente e vídeo composto (o famoso RCA). Mas é importante dizer que, nesses casos, apenas a saída vídeo componente consegue chegar a 1080 linhas de definição. O vídeo composto chega a apenas 576 linhas, a chamada "definição padrão" (SD - Standard Definition).

Para exibir os arquivos multimídia diretamente na TV basta plugar um HD externo na interface USB 2.0 do WD TV Live. Pelo controle remoto é possível navegar na interface, escolhendo o que se deseja ver: vídeo, foto ou música. A partir da escolha, o software se encarrega de montar as miniaturas de cada arquivo. O próximo passo é selecionar o que interessa, apertar o botão play e curtir.

wdtvlive_350.jpg
WD TV Live: filmes, fotos, músicas, Youtube e Flickr na TV da sala

O produto já vem com os cabos HDMI, vídeo composto e componente. No caso do HDMI o som 5.1 já é transmitido pelo cabo. Os outros dois tipos de conexão só irão transmitir o sinal de vídeo. Para o sinal de som, será necessário um cabo para saída de som digital, pois o WD TV Live tem apenas a saída de som SPDIF.

A vantagem dessa conexão é que ela reproduz um som sem chiados, por ser digital, porém a TV também terá que ter uma entrada compatível. Na falta de uma conexão SPDIF na TV, a solução será ligar o som em um home theater que tenha a entrada SPDIF. O cabo de som SPDIF não acompanha o WD TV Live.

O produto é compatível com Windows Media Player 12, que vem com o Windows 7. Isso é interessante para utilizar a função “Play to” ou “Reproduzir em”, na qual o player reconhece os dispositivos multimídia que estão conectados ao PC. 

Central multimídia em rede
O ponto mais forte do WD TV Live é a capacidade de se conectar em rede. Isso oferece liberdade para ver todo o conteúdo armazenado do seu PC na sua TV de tela grande.

A configuração também é simples. Ligamos o WD TV Live em uma porta do roteador, entramos no menu de configuração e deixamos que o dispositivo fosse reconhecido pela serviço DNS. Essa opção fica disponível no menu como ‘reconhecimento automático’. Depois basta usar o controle remoto para navegar nas pastas do PC e rodar os arquivos de mídia desejados.

O WD TV Live também pode ser conectado a uma rede Wi-Fi, usando um adaptador Wi-Fi USB. A segunda entrada USB do WD TV Live serve para essa função. Após conectar o adaptador (chamado de dongle Wi-Fi), basta ir ao menu de configuração, item Rede e escolher o tipo de rede: cabeada ou wireless.

wdtvlive_tras_350.jpg
Os conectores do WD TV Live

Em seguida é preciso apenas selecionar a rede Wi-Fi que será listada e inserir a senha da rede, tudo pelo controle remoto. A instalação é intuitiva e não requer conhecimento técnico. Além disso, o software do WD TV Live tem acesso direto ao Youtube, Flickr e os serviços de rádio Pandora e Live365.com.

Mas dois detalhes muito importantes devem ser ditos. O serviço Pandora só funciona nos Estados Unidos. O Live365 precisa de uma conta e é um serviço pago. Achamos estranho o software ter a opção do Pandora já que o serviço não é habilitado aqui (ao menos, não por meios legais), no entanto, fica aqui o aviso.

wdtvlive_perfil_350.jpg

No detalhe, a USB onde pode ser ligado o adaptador para rede sem fio

O serviço do Flickr tem um menu um tanto pobre. O zoom, por exemplo, só pode ser aplicado a uma foto por vez. Isso é ruim se estamos assistindo a uma sequência de fotos de uma viagem, por exemplo. Tirando esses detalhes relativos ao menu, o funcionamento do WD TV Live foi perfeito. Os filmes e músicas foram exibidos sem nenhum tipo de problema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site