Imagem de fundo do header
Windows 7: como fica a área de trabalho no novo sistema operacional
Home  >  Review
REVIEW

Windows 7: como fica a área de trabalho no novo sistema operacional

O próximo sistema operacional da Microsoft dará mais liberdade ao usuário na organização dos aplicativos nos destkop.

Yardena Arar e Harry McCracken, da PC WORLD / EUA

win7_150.jpg
Foto:

win7_150.jpgVamos com calma. Este ainda é o primeiro beta do Windows 7, a próxima versão do sistema operacional da Microsoft e só tivemos acesso a ela por um curto período de tempo, durante uma conferência para desenvolvedore realizada há duas semana pela Microsoft.

Como toda versão de avaliação, traz coisas que funcionam e que devem permanecer; outras que ainda não funcionam ou que apresentam falhas e até funcionalidades que podem nem estar presentes na versão final d produto, quando for lançado o Windows 7, quem sabe no final de 2009.

Uma das primeiras coisas que se nota é uma sensível alteração na barra de tarefas do Windows 7. Ela ainda vem com uma área de notificação, também conhecida por bandeja do sistema, local que costuma concentrar mais ícones por pixels do que qualquer outra área do Windows, de aplicações que você esqueceu-se de instalar a balões de alerta que em geral trazem mensagens que você não dá a menor bola.

> Galeria: veja algumas telas do Windows 7

Mas no Windows 7, a Microsoft finalmente acrescentou ferramentas para ajudar você a colocar ordem nessa bagunça. Para cada aplicação, o usuário pode escolher exibir ou não o ícone, bem como mostrar ou não as notificações do sistema.

Leia também: 
> Um sistema operacional mais magro; o resto virá pela web
> A questão da multimídia e uma busca diferenciada e inteligente
> Windows 7 promete ser mais fácil para trabalhar em rede 
> Como o Windows 7 vai lidar com a questão do hardware
> Desempenho: o Windows 7 resolve o que o Vista não trouxe? 
> Windows 7: o que esperar da interface com o usuário
> Como a Microsoft vai lidar com a segurança no Windows 7
> Novidades do Windows 7: jump list, ícones grande e mais funções

Você ainda verá uma bandeja de sistema repleto de coisas, mas nada como antes. E você pode mover e organizar os ícones entre a barra de tarefas e a bandeja do sistema, simplesmente arrastando-os de um lugar para o outro.

imagem11.jpg

Windows Gadgts: adeus Sidebar

Na parte mais à direita de barra de tarefas você vai encontrar um pequeno retângulo; clique nele para minimizar todas as janelas abertas e exibir a área de trabalho do desktop.

Dessa maneira, fãs dos Windows Gadgets poderão usá-los com mais freqüência. Isso porque o Sidebar, onde os Windows Gadgets ficavam se foi, e estes agora, ficam na área de trabalho. A Microsoft diz que fez isso para atender um pedido dos usuários, principalmente de PCs portáteis, já que o Sidebar ocupava uma parte importante da tela.

O Windows 7 introduz algumas boas funções de gerenciamento que devem agradar muitos usuários. Caso queira, por exemplo, trabalhar com duas janelas lado-a-lado, basta arrastar a segunda janela para um lado da tela para que o sistema ajuste as duas para ocupar, cada, metade da tela. Caso arraste a tela para a parte de cima, a divisão será feita na horizontal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site