Imagem de fundo do header
Windows 7: Jump List e ícones grandes e com mais funções
Home  >  Review
REVIEW

Windows 7: Jump List e ícones grandes e com mais funções

Inovação coloca mais opções à disposição do usuário quando lidar com arquivos ou aplicativos em qualquer parte do sistema.

Yardena Arar e Harry McCracken, da PC WORLD / EUA

Foto:

win7_150.jpgToda (boa) tentativa de melhorar um determinado aplicativo deve ser aplaudida. E a Microsoft luta para conseguir isso, se bem que nem sempre o resultado é o que foi prometido.

Quando lançou o Office 2007 no ano passado, alterando radicalmente a barra de ferramentas com a qual os usuários já estavam mais do que habituados com a introdução da Ribbon, causou a ira de muitos. E com o Vista não foi diferente.

E com o Windows 7, nova versão do sistema operacional que deve chegar no final do próximo ano ou início de 2010. Contudo, o que pode ser visto na primeira versão beta do software dá para concluir que algumas coisas estão sendo bem resolvidas. Uma delas é o recurso das Jump Lists, ainda sem um nome correspondente em português para esta funcionalidade.

> Galeria: veja algumas telas do Windows 7

Clique em um ícone de barra de tarefas ou em um programa no menu Iniciar e você irá obter uma lista de opções de contexto variável turbinado, muito melhor do que já vimos nas versões prévias do Windows.

Leia também: 
> Um sistema operacional mais magro; o resto virá pela web
> A questão da multimídia e uma busca diferenciada e inteligente
> Windows 7 promete ser mais fácil para trabalhar em rede 
> Como o Windows 7 vai lidar com a questão do hardware
> Desempenho: o Windows 7 resolve o que o Vista não trouxe? 
> Windows 7: o que esperar da interface com o usuário
> Como a Microsoft vai lidar com a segurança no Windows 7
> Descubra como fica a área de trabalho no Windows 7

Por exemplo, a Jump List proporciona acesso por apenas um clique a várias tarefas associadas a uma aplicação – por exemplo, tocar todas as músicas no Media Player, ou uma lista dos arquivos recentemente abertos pelo Word ou Excel.

imagem1.jpg

Barra de tarefas: mais opções ao passar o
mouse sobre os ícones disponíveis

Mas nem todo ícone gigante na barra de tarefas corresponde a uma aplicação em execução. No Windows 7, a barra de tarefas pode incluir ícones para dispositivos que forem adicionados ao PC também.

Conecte uma câmera digital e um ícone correspondente será adicionado à barra de tarefas. Se você clicar nesse ícone, será direcionado ao Device Stage (também sem nome em português), uma central de controle para tarefas relacionadas a periféricos.

Infelizmente, muito do que está sendo introduzido na barra de tarefas ainda não está disponível na versão beta que recebemos; em vez disso, ela traz a “velha” interface da barra de tarefas do Vista. Mas pelo que pudemos ver nas apresentações, a modificações tendem a tornar o uso de funcionalidades mais agradável, algo que o Vista jamais conseguir entregar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site