Imagem de fundo do header
Windows 7: o que os usuários acham do novo sistema operacional
Home  >  Review
REVIEW

Windows 7: o que os usuários acham do novo sistema operacional

Confira a opinão de quem já migrou para o software lançado em outubro pela Microsoft, da instalação à usabiildade da plataforma.

Harry McCracken, para PC World/EUA

windows_7_satisf_150.jpg
Foto:

windows_7_satisf_150.jpgOficialmente, o Windows 7 tem pouco mais de um mês de vida (foi lançado em 22 de outubro). Por conta disso, muitas pessoas que irão usar o novo sistema operacional ainda não tiveram oportunidade nem de testá-lo. Outras, que já instalaram o software, ainda estão na fase de configuração e adaptação.

Além disso, a experiência com o Windows 7 melhorar tão mais rápido quanto os problemas que existam forem solucionados, quando os drivers inexistentes forem desenvolvidos e os eventuais problemas compatibilidade forem definitivamente sanados.

Mesmo com tudo isso como pano de fundo, não é cedo demais para descobrir o que os usuários estão pensando a respeito do substituto do Vista. E a pergunta que PC World (EUA) fez à comunidade Technologizer foi a seguinte: Os usuários do Windows 7 estão melhores agora do que estavam semanas atrás, quando estavam com o Vista?

Os membros do Technologizer são entusiastas de tecnologia com grande propensão de adquirirem e testarem novos sistemas operacionais - e fazem isso muito rapidamente -, levando essas plataformas aos seus limites.

O levantamento teve início em 16/11 obteve resposta de 550 usuários do Windows 7 e, de forma muito positiva, confirmaram a opinião de testadores profissionais, especialistas e usuários das versões de teste do sistema operacional.

Uma parcela importante dos pesquisados disse estar extremamente satisfeito com o Windows 7 e o classifica como uma clara melhoria em relação ao amado Windows XP e muito superior ao mal-falado Vista. Isso se descontarmos os problemas referentes à instalação - típicos de qualquer atualização que se preze e sempre um motivo legítimo para postergar a substituição de um sistema operacional.

Composição da amostra
Antes de instalar o Windows 7, 46% dos usuários disseram rodar o Vista, enquanto 32% afirmaram ser usuários do Windows XP.

Uma quantidade expressiva dos usuários (17%) eram usuários tanto do XP quando do Vista, enquanto 5% dos pesquisados rodavam outras plataformas e apenas 0,7% disse usar uma outra versão Windows (nem o Vista nem o XP).

Dos atuais usuários do Windows 7, 73% o instalaram o software em um PC que já rodava o Windows, enquanto 8% dos pesquisados afirmar que compraram um equipamento novo já com o software instalado. Dentre os usuários que responderam a pesquisa, 14% ainda está usando uma versão prévia do sistema operacional e 6% afirmaram que estão rodando o Windows 7 em um Mac por meio do Boot Camp ou outro programa de virtualização.

Quanto ao conhecimento técnico dos pesquisados, 64% classificam a si mesmos como usuários experts em Windows; 35% se dizem usuários intermediários e menos de 1% da amostra se diz neófito no ambiente Windows.

A maior parte da amostra, 64%, está usando o Windows 7 totalmente ou na maior parte do tempo para uso pessoal ou no computador de casa, enquanto 25% dos entrevistados afirmaram que usam o novo sistema operacional da Microsoft tanto para trabalho quando para uso pessoal. Apenas 14% afirmaram usar o software apenas (ou na maior parte do tempo) para trabalhar.

Quase dois terços da amostra (61%) usa a versão 64-bits do Windows 7. Do total de pesquisados, 81% optaram por instalar o software a partir do zero, enquanto os 19% restantes o fizeram a partir do Vista.

Quanto ao tipo de uso, mais da metade da amostra (51%) afirmou usar intensivamente o Windows 7 enquanto 36% disseram usá-lo muito, e apenas 5% disseram fazer pouco uso do novo sistema operacional.

Nota da Redação - É importante frisar que este levantamento não teve como objetivo realizar uma pesquisa representativa, projetável e normalizada de todos os usuários do Windows 7. Os pesquisados optaram por participar voluntariamente da pesquisa e as respostas correspondem a suas opiniões pessoais.

Primeiras impressões
Quem compra um novo sistema operacional ou resolve fazer uma atualização na versão atualmente em uso, a primeira impressão que fica é que decorre do processo de instalação.

Sob esse ponto de vista, o número de usuários que se deparou com problemas foi bem baixo, em partes porque o Windows 7 é muito parecido com o Vista, pelo menos na parte não visível.

De todo modo, como a maioria dos usuários optou por fazer instalação limpas em vez de atualização a partir do Vista, tal fato ajudou a minimizar os problemas.

Da amostra, 84% afirmou que o processo transcorreu sem qualquer complicação significativa; 13% disseram que a instalação se deu com facilidade. Dos 13% que disseram ter tido problemas sérios, dois terços conseguiram solucioná-los.

win7-graph01.jpg

Duas áreas específicas se destacaram. Mais de 40% precisou resolver problemas relacionados a drivers e mais de um terço da amostra registrou problemas de incompatibilidade. Problemas como “a tela azul da morte” ocorreram com 11% dos entrevistados e apenas 6% afirmaram que o desempenho do Windows 7 é ruim, um alivio quando se compara com a curva de aceitação do Vista, que em pouco tempo adquiriu a fama de devorador de recursos.

win7-graph02.jpg

Funcionalidades à prova
Pedimos que os pesquisados avaliassem 11 funcionalidades específicas do Windows 7 - que são novas ou que foram substancialmente aprimoradas. E a maior parte delas foi bem recebida, especialmente a barra de tarefas, a bandeja do sistema, a forma como as janelas organizadas e transparência que a nova  Aero Pick proporciona. Todas essas receberam avaliação Excelente ou Muito boa por pelo menos dois terços do entrevistados.

Até mesmo o odiado Controle de Conta de Usuário recebeu avaliação Excelente ou Muito boa de mais da metade dos pesquisados. Apenas 3% disseram que o UAC ficou pior.

A funcionalidade que os usuários do Windows 7 mostraram mais desinteresse não pertence, exatamente, ao sistema operacional. Trata-se do Internet Explorer 8, no mercado desde março e que já estava disponível para o Windows XP e Vista. Enquanto 50% dos pesquisados o classificaram como pelo menos Bom, apenas 9% deu nota máxima ao navegador; 25% dos entrevistados o classificou como Razoável e 13% afirmaram que ele está pior, de longe veredicto mais negativo dado para uma funcionalidade.

No gráfico abaixo, o comprimento da cada barra indica o percentual de respondentes que disseram usar cada funcionalidades (praticamente todos experimentaram a nova Barra de tarefas, mas apenas 55% chegaram a usar o HomeGroups).  As funcionalidades estão listadas em ordem de porcentagem de pesquisados que as classificaram como Excelente ou Muito bom. Quanto mais verde, melhor; amarelo e vermelho indicam indiferença e reações negativas, respectivamente.

win7-graph03.jpg

Grau de satisfação
A maior parte dos usuários pesquisados não enfrentou problemas para configurar o novo Windows: 70% da amostra disseram estar extremamente satisfeitos com ele e 24% afirmaram estar satisfeitos, o que dá um total de 94% de usuários satisfeitos em algum grau com o novo sistema operacional.

Outros 4% afirmaram não estar satisfeitos ou estarem insatisfeitos e apenas 2% se disseram extremamente ou muito insatisfeitos. Quando o Vista foi lançado, em 2007, pesquisa semelhante mostrou que apenas um terço dos entrevistados estava muito satisfeito com ele e quase um quarto da amostra se mostrava não impressionada pelo Vista.

win7-graph04.jpg

Perguntamos àqueles que disseram estar insatisfeitos com o Windows 7 para nos contar o motivo disso. Entretanto, dado ao pequeno número de insatisfeitos, as informações coletadas não foram estatisticamente significativas - a maior parte das respostas estava relacionada com o alto preço sem um número representativo de novos funcionalidades que justificasse o que é cobrado por ele.

Se o grau de satisfação depende de qual plataforma a migração se deu, a resposta é sim. Entretanto, os usuários do XP se mostraram menos impressionados, enquanto 79% dos usuários que vieram do Vista afirmaram estar extremamente satisfeitos para 61% no caso dos que vieram do XP.

Questionados sobre a possibilidade de abandonar o Windows 7 e retornar ao sistema operacional que tinham antes, 73% afirmaram que não o fariam, enquanto 18% disseram que provavelmente não  o fariam. Apenas 3% disseram que poderiam regressar ao sistema operacional anterior e outros 3% disseram que com certeza voltariam ou já tinham desinstalado o Windows 7.

Os usuários do Vista são os que mais estão mais satisfeitos - 86% disseram que definitivamente não abandonariam o Windows 7 (no caso do XP, esse número cai para 61%).

Comparações e contrastes
Quase dois terços do usuários que vieram do Vista disseram que o Windows 7 é melhor e apenas 3% disseram que o dois sistemas são praticamente iguais. Do total, 1% afirmou achar o novo Windows pior que o Vista - mas ninguém disse considerá-lo muito pior.

win7-graph05.jpg

O Windows XP é, de longe, um sistema mais querido [pelos usuários] do que o Vista e sua popularidade se refletiu nos respostas obtidas. Menos respondentes deram um aval extremamente positivo para o Windows 7, quando comparado com os usuários que vieram do Vista. Mesmo assim, a avaliação favorável ao novo sistema operacional ainda é grande.

win7-graph06.jpg

Um dos mais longos e intermináveis debates - Windows ou Mac? - permanece. Perguntamos aos usuários familiares com a mais recente versão do Mac OS 10.6 - Snow Leopard, para compará-lo com o Windows 7 e o resultado é surpreendente.

Quase um terço afirmou que o Windows 7 é melhor que o Snow Leopard. Outro terço acredita que os dois sistemas operacionais são praticamente iguais e o terço restante avalia o sistema operacional da Apple como melhor. Repetimos as mesmas perguntas, mas considerando a versão anterior do Mac OS, o Leopard, e as respostas foram similares.

win7-graph07.jpg

Também pedimos que os respondentes comparecem o Windows 7 com qualquer versão de Linux com que estivessem familiarizados. Sim, estávamos comparando uma produto específico com uma variedade de sistemas operacionais. E o resultado surpreende> mais de dois terços que que responderam essa questão disseram que o Windows 7 é melhor que o Linux.

win7-graph08.jpg

Uma análise à parte
Na fase inicial de qualificação dos pesquisados, perguntamos àqueles que ainda não estavam usando o Windows 7 o motivo principal desta decisão. Para nossa surpresa, 21% afirmaram estar felizes com o Windows XP - por contraste, apenas 4% dos usuários do Vista disseram estar felizes com seus sistema operacional atual - e 16% dos respondentes afirmaram que não migraram por considerar o Windows 7 muito caro.

win7-graph09.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site