Imagem de fundo do header
Windows Phone 7: belo e intuitivo, mas sem alguns recursos essenciais
Home  >  Review
REVIEW

Windows Phone 7: belo e intuitivo, mas sem alguns recursos essenciais

Ausência de recursos como copiar e colar, multitarefa e Flash podem impedir o sistema de ganhar o coração dos consumidores na luta contra o Android e a Apple

Ginny Mies, da PCWorld EUA

Foto:

Para competir contra um verdadeiro exército de Androids e o iPhone, a Microsoft precisa apostar todas as suas fichas no Windows Phone 7 e vendê-lo para as massas. Seu antecessor, o Windows Mobile, tem a péssima reputação de ser lento e pouco amigável. Junte a isso o fracasso do Microsoft Kin e você tem uma boa dose de ceticismo quando o assunto são os sistemas operacionais da Microsoft para dispositivos móveis. Felizmente a Microsoft se livrou completamente do frustrante e lento Windows Mobile, e o Windows Phone 7 é um sistema novo em folha. A empresa foi sábia ao escolher recomeçar do zero.

No geral, a Microsoft obteve sucesso ao entregar um sistema operacional amigável e conectado a redes sociais. O Windows Phone 7 combina bem negócios e diversão, com Office, Xbox Live e integração aos serviços do Zune em um só ambiente. Mas a omissão de recursos como copiar e colar e a busca universal é incômoda. Também não gostei de ver que a Microsoft optou por não oferecer o suporte a multitarefa em aplicativos de terceiros. Isso coloca o sistema instantêamente atrás do Android, que nasceu com este recurso, e até mesmo do iOS, que levou anos para aprender o truque e ainda o faz de forma limitada.

Começando

Para usar um aparelho com o Windows Phone 7 é necessário um Windows Live ID. Ele será uma identidade única para suas contas no Xbox Live, Zune, Hotmail e MSN. Também é necessário certificar-se de usar o mesmo ID em suas contas do Zune e do Xbox Live, ou não será possível usar todos os recursos do telefone. Eu já tinha uma conta no Zune, mas não uso o serviço de e-mail da Microsoft nem tenho um Xbox. Configurar tudo isso levou um certo tempo, e de forma um pouco estranha me senti como se estivesse me rendendo à Microsoft.

A Lock Screen fornece uma rápida visão da atividade em seu smartphone. Novas mensagens de voz, de texto e imagens são mostradas ali. Ela também é o único lugar no aparelho onde é possível definir uma imagem de papel de parede.

(Nota do Tradutor: o Windows Phone 7 ainda não está disponível no Brasil ou em português, portanto os nomes de telas e itens de interface serão mantidos em inglês neste artigo)

Passe o dedo sobre a tela, de baixo para cima, para ir à Start Screen (tela inicial). Tenho que admitir que esta tela, embora seja funcional, não é a coisa atraente no mundo. Ela é composta do que a Microsoft chama de “Live Tiles”, quadrados coloridos que são constantemente atualizados com novo conteúdo. Por exemplo, a tile People (Pessoas) mostra fotos de seus contatos, Calendar (Calendário) mostra seus compromissos e Xbox Live mostra seu avatar na rede. No geral é uma forma única de mostrar informações sobre o que acontece no aparelho.

wp7_tiles-360px.jpg

"Tiles" permitem mostras várias informações em uma só tela

Reordenar as tiles é fácil, basta segurar o dedo sobre uma delas por um segundo e arrastar. Um pequeno ícone de uma “tachinha” aparece no canto da tile enquanto ela é arrastada, indicando onde ela pode ser colocada. Para se livrar de uma tile, basta tocar na tachinha. Como disse, a tela inicial não é a mais bonita que já vi, mas aprecio a abordagem minimalista que a Microsoft adotou aqui.

Deslize os dedos para a esquerda e você verá uma lista completa de aplicativos. Os ícones e texto são claros e legíveis e é fácil percorrer a lista. Falando nisso, você terá de percorrer muitas delas ao utilizar a interface do Windows Phone 7. Isso não é necessariamente ruim, já que o efeito de rolagem é bastante rápido, mas é uma abordagem incomum.

O minimalismo começa a desaparecer quando você passa a lidar com os Hubs (algo como “centrais”). As Live Tiles agem como portas de entrada para eles, que são conjuntos de informações compostos por conteúdo nativo do telefone e conteúdo vindo de terceiros. Por exemplo, todas as informações relacionadas a mídia social e seus contatos são organizadas no hub People.

Zune Player e o hub Media

Embora o MP3 player Zune HD não tenha sido um sucesso de público, fico feliz em ver que ele ainda vive dentro do Windows Phone 7. A interface do Zune player no smartphone e os recursos do software no PC são uma bela, amigável e revigorante alternativa ao iTunes. Você terá de baixar uma nova versão do Zune Desktop (a atual não é capaz de sincronizar com smartphones), mas o processo é bem simples, basta ir até Zune.com para baixar o programa e em minutos tudo estará pronto.

O Zune player no smartphone é simples e elegante. Ao abrir o player há uma lista de opções: música, vídeos, podcasts, rádio e Marketplace. Deslize os dedos para a esquerda e você verá um painel History que mostra as músicas que foram tocadas recentemente. Deslize para a esquerda de novo e você verá as músicas e vídeos que foram adicionadas recentemente ao aparelho. Você também pode “prender” uma música, artista ou vídeo que você gosta no menu iniciar, para que não tenha que passar pelo hub para encontrá-la. A tela Now Playing mostra fotos dos artistas e as capas dos álbuns enquanto as músicas tocam.

Games

Como mencionei anteriormente, não tenho um Xbox nem uso a Xbox Live, então testei o hub Games usando tanto a conta de um “veterano” do Xbox quanto uma nova conta criada para mim. Meu colega, o gamer, ficou impressionado ao ver o quão bem o Xbox Live no telefone se integra com sua conta no console. Pense no console e no telefone como dois pontos de entrada para a mesma conta no Xbox Live.

wp7_ilomilo.jpg

IloMilo: puzzle com gráficos belíssimos

Como gamer casual, fiquei impressionaa com alguns dos jogos que testei em um Samsung Focus e em um aparelho de pré-produção há alguns meses. No belíssimo IloMilo você usa o acelerômetro para tentar reunir duas criaturas (chamadas Ilo e Milo) em um perigoso e tortuoso labirinto. Outro jogo divertido é Crackdown 2: Project Sunburst, um jogo do tipo “defenda a torre” que usa o Bing Maps.

Mensages e Pessoas

O teclado virtual usado para compor e-mails e mensagens me pareceu um pouco pequeno, mas gostei da forma como ele funciona. Ele é preciso e rápido e fui capaz de digitar um e-mail longo em pouco tempo. O teclado também tem uma tecla de atalho “.com” que é útil quando você está digitando um endereço de e-mail ou de um site.

O hub People é seu ponto de partida para e-mail, mensagens de texto e Facebook. “Contact Cards” agregam as informações de contato sobre seus colegas disponíveis em contas do Facebook e do Windows Live em um único local. Haverá um aplicativo dedicado para o Facebook, mas é possível usar o hub People para atualizar seu status na rede e ver mensagens deixadas por seus amigos.

Fotos

O hub Pictures é provavelmente meu favorito no Windows Phone 7, já que é mais que uma simples galeria de imagens. Ele agrega as fotos associadas às suas contas no Windows Live e Zune com fotos tiradas no próprio aparelho em um único local.

wp7_pictures-360px.jpg

Pictures: suas fotos, e também as de seus contatos em redes sociais

E-mail e calendário

Quando o assunto é e-mail, o Windows Phone 7 brilha. A interface é elegante e o aplicativo suporta uma ampla variedade de tipos de conta, incluindo os padrões POP3/IMAP e Exchange. Deslize os dedos sobre o topo da caixa de entrada para alternar entre todas as mensagens (all), as não lidas (unread), marcadas (flagged), e urgentes (urgent). Não tive problemas ao baixar arquivos anexos às mensagens, tanto textos como imagens.

A interface do calendário também é muito elegante, mostrando visualizações por dia e agenda lado a lado, e é fácil alternar entre elas. O Windows Phone 7 também pode mostrar uma visualização única de múltiplos calendários, codificados por cores, o que é algo útil se você tem um calendário de trabalho e um para sua vida social. Se você tiver algum compromisso marcado o aplicativo irá enviar esta informação para a tile Calendar e também para a tela inicial, então não há mais desculpa se você perder aquela reunião importante.

Office

Como esperado, o hub Office é melhor no Windows Phone do que em qualquer outro sistema operacional móvel. O OneNote, equivalente da Microsoft para o Evernote, permite fazer anotações e associar imagens a elas. Você pode ver, editar e criar documentos no Word e Excel, mas não é possível criar documentos do PowerPoint, apenas visualizá-los. Isso não é um problema tão grande, já que não consigo imaginar porque alguém iria querer criar uma apresentação em um smartphone. 

wp7_office.jpg

Office: versões de bolso do Word, Excel e PowerPoint

Internet Explorer

No geral a Microsoft fez um ótimo trabalho com o Internet Explorer. Há suporte a navegação em “abas” (até seis delas podem estar abertas de uma vez só), e em um menu de preferências é possível determinar se o navegador deve carregar a versão móvel ou desktop dos sites. Também é possível adicionar páginas aos favoritos e “prendê-las” ao menu iniciar para acesso rápido

Infelizmente o Internet Explorer não suporta conteúdo em Flash, HTML 5 ou Silverlight, o que o coloca atrás de outros navegadores no mercado. A Adobe diz estar trabalhando com a Microsoft para criar uma versão do Flash para o Internet Explorer no WP7, mas nenhuma das empresas se dispôs a comentar quando ela será lançada.

Também ainda não está claro se a Microsoft irá permitir aos consumidores utilizar navegadores de terceiros. Isso é possível no Android (com ótimas alternativas como o Dolphin Browser, Skyfire, Opera e, em breve, Firefox), mas é algo restrito no iOS.

Nosso veredicto

Quando o assunto é interface, desempenho e funcionalidade, temos de reconhecer que a Microsoft fez um ótimo trabalho no Windows Phone 7. A questão real agora é se ele será capaz de atrair o interesse dos consumidores. No momento, não tenho certeza. Os recursos ausentes são uma grande decepção e colocam o sistema atrás tanto do Android quanto do iOS. O sucesso depende da Microsoft (e suas parceiras) conseguir produzir conteúdo atraente para seus aparelhos, sejam aplicativos, games, música ou vídeo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site