Imagem de fundo do header
Veja detalhes das funções e da interface do Windows Phone 7 Series
Home  >  Review
REVIEW

Veja detalhes das funções e da interface do Windows Phone 7 Series

Novo sistema operacional móvel da Microsoft inclui recursos para redes sociais e produtividade. Mas já não vimos isso antes?

Ginny Mies, da PC World/EUA

windows_phone_7_150.jpg
Foto:

windows_phone_7_150A Microsoft apresentou o Windows Phone 7 Series (sim, este nome garboso é a nova denominação do Windows Mobile 7) na segunda (15/2) durante o World Mobile Congress (WMC 2010). A plataforma deve chegar a novos celulares e smartphones até o final de ano e o que vimos mostra que o software está totalmente diferente da versão anterior do sistema operacional. Mas não necessariamente nova e você já vai entender o porquê. O WMC 2010 acontece em Barcelona (Espanha) e termina nesta quinta-feira (18/2).

Interface touch suave e amigável
Quem está acostumado com a interface do Zune HD, vai sentir-se em casa com o Windows Phone 7 Series. A Microsoft percebeu que os times do Zune e de desenvolvimento da plataforma móvel estavam trabalhando muito próximas e na mesma direção e isso fica muito claro no Series 7. Os menus e a interface têm a mesma fluidez nas animações e são despoluídos, como os do Zune HD.

A tela de acesso rápido está anos-luz da velha tela de início do Windows Mobile. Widgets (que a Microsoft chama de tiles) maiores e mais coloridos servem de atalhos para a maior parte dos aplicativos favoritos ou sites na web. Pode-se também colocar tiles “live” nas telas que tenham links para os perfis do Facebook (o seu e o de seus amigos).

windows_phone_7_01

Tais tiles são denominados “live” porque são atualizados automaticamente sempre que um conteúdo nelas é atualizado também. Assim, por exemplo, caso tenha um tile de um contato no Facebook e este contato modifique sua imagem, o avatar que o representa será modificado também. Isto é uma novidade no ambiente móvel da Microsoft, mas a Motorola já faz algo parecido desde o lançamento do Dext (Cliq) e a plataforma o Blur, em setembro de 2009.

Ao clicar e arrastar, o usuário pode facilmente mover os tiles e reorganizá-los da maneira que quiser ou mesmo eliminar um tile da tela. Mova o dedo rapidamente para a direita e você terá acesso à lista de todos os aplicativos instalados. Caso deseje mover qualquer deles para a tela de acesso rápido, basta clicar nele e segurar e, depois, selecionar “Adicionar para acesso rápido”.

Quando se está dentro de uma aplicação, vê-se uma faixa com opções de menu no topo da tela. Como no Zune, pode-se navegar por essa faixa simplesmente arrastando seu dedo sobre ela. Para voltar ao menu anterior, basta clicar na pequena flecha que está localizada no topo da interface.

Hubs de produtividade e de redes sociais
A Microsoft  concentrou as informações de interatividade e produtividade em nós no Windows Phone 7 Series, que ela denomina “hubs”.

O People Hub (ainda sem tradução para o português) agrega os contatos de todas as redes sociais em três telas: Recents; All; What´s new.

windows_phone_7_02

A tela Recents mostra apenas a atualização mais nova realizada por seus contatos, enquanto a tela All faz o que o nome diz: mostra tudo sobre seus contatos. Já a tela What’s new agrega todas as atualizações em um feed contínuo. De forma similar, você também pode compartilhar as atualizações que fizer. O Dext da Motorola também faz isso; a Microsoft pode ter organizado as atualizações um pouco melhor.

Já o Picture Hub faz algo semelhante, só que lidando com imagens de forma centralizada. Assim, todas as suas fotos e as mais recentes atualizações de imagens de seus contatos serão vistas nesse hub. Um celular com o Windows Phone 7 Series irá colocar nessa áreas as últimas fotos que você fez upload em suas redes sociais ou que foram clicadas com o aparelho. E como o People Hub, a tela What’s new exibe apenas a imagem mais recente que seus contatos publicaram.

windows_phone_7_03

O terceiro nó, chamado Office Hub, permite a fácil sincronia entre documentos que estão no telefone com o conteúdo do desktop. O Office Hub traz o OneNote para anotações; Documents e Sharepoints para colaboração. Os usuários contam ainda com acesso a um aplicativo Outlook para correio eletrônico que oferece funções similares com marcar mensagens importantes.

windows_phone_7_04

Tocador Zune e Xbox Live chegam a celulares
Apesar dos rumores iniciais, a Microsoft não apresentou qualquer Zune Phone. De qualquer modo, todos os celulares com Windows Phone 7 Series que serão lançados ainda este ano trarão as mesmas funcionalidades de reprodução de músicas e vídeos que existem no Zune HD.

Os usuários também serão capazes de gerenciar suas músicas por meio do software cliente do Zuno no PC. Será que isso pode sinalizar que o Zune HD, com dispositivo independente, está com seus dias contados? É esperar para ver.

windows_phone_7_05

Quem possui um Xbox e quer se manter atualizado quando às conquistas de seus amigos, pode fazer isso por meio de um celular com Windows Phone 7 Series e a versão móvel do Xbox LIVE, o Spotlight feed em combinação com o avatar do jogador em questão, as conquistas e seu perfil dos gamers desejados. De forma similar, os usuários também poderão facilmente comprar jogos e aplicativos a partir do Windows Marketplace.

Celulares com a nova versão móvel do sistema operacional da Microsoft trarão também o Bing Maps, que agrega funções até então disponíveis apenas no Google Maps. O Bing Maps atualiza de forma dinâmica imagens das ruas, gráficos 3D e direções e também irá mostrar, em tempo real, informações de tráfego e avaliações sobre negócios e comércio local por meio do Yelp.

Mais controle sobre o hardware dos parceiros
Segundo a Microsoft, parceiros de hardware não serão capazes de substituir a interface de usuário de celulares com Windows Phone 7 Series. Assim, que é fã da interface TouchFLO, disponível nos atuais smartphones da HTC terão de conviver sem ela caso optem por um celular com o novo sistema operacional.

Não deixa de ser uma surpresa um tanto quanto estranha a decisão da Microsoft de bloquear a interface de usuário no Windows Phone 7 Series, afinal uma das vantagens da plataforma era justamente a possibilidade de os fabricantes de handsets poderem customizá-la.

A Microsoft também está ampliando o controle que tem sobre a parte do hardware. Todos os celulares com o Windows Phone 7 Series terão três botões físicos: Home, Search e Back. E todos também terão recursos touch.

windows_phone_7_06

Entre os principais parceiros de hardware da Microsoft, esão Dell, HTC, Garnim, Asus, LG, Samsung, Sony Ericsson, Toshi, HP e Qualcomm. A nVidia, que fornece o chip Tegra para o Zune HD, está fora dessa parceria e a Microsoft não comentou o motivo.

A Microsoft quer que a maior parte das operadoras de telefonia móvel nos Estados Unidos oferecem celulares com o Windows Phone 7 Series, mas está trabalhando com mais afinco com a AT&T e com a Orange para que elas oferecem linhas completas de smartphones com o software. Os planos da Microsoft apontam que os primeiros modelos já estejam sendo vendidos antes do Natal de 2010.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site