Imagem de fundo do header
WordPerfect Office X4: boa compatibilidade e melhor suporte a PDF
Home  >  Review
REVIEW

WordPerfect Office X4: boa compatibilidade e melhor suporte a PDF

Lançamento da Corel manteve similaridade de interface e lida bem com arquivos gerados por outras suítes de produtividade.

Matthew MacDonald, da PC World / EUA

wordperfect_X4_150.jpg
Foto:

wordperfect_X4_150Quando o Microsoft Office 2007 foi lançado, sua nova interface – com uma grande barra de ferramentas no topo, chamada de Ribbon – entusiasmou alguns e frustrou muitos. Usuários antigos do WordPerfect não enfrentarão esse tipo de problema: a última versão do pacote da Corel não possui mudanças drásticas similares na interface.

Enquanto a suíte mantém seu tradicional look na nova versão X4, incrementa suporte para arquivos de formato PDF e Office 2007. Usuários atuais do WordPerfect irão considerar o upgrade favorável, enquanto quem trabalha com o Microsoft Office verá algumas razões para mudar de pacote.

Testamos o WordPerfect Offi ce X4 Standard Edition, vendido a 299 dólares nos Estados Unidos, que inclui o editor de texto WordPerfect; o aplicativo de planilhas Quattro Pro; Presentations, para apresentações; o software Visual Intelligence, de análise de dados; WordPerfect Lightning, programa de notas online; e o WordPerfect Mail, para gerenciar mensagens de e-mail.

O centro dos aplicativos do WordPerfect suporta uma vasta gama de formatos, incluindo Open Document Format (ODF), as versões anteriores do WordPerfect e alguns formatos bem antigos, como Word para o DOS, que nem mesmo a própria Microsoft suporta mais.

Mas o mais importante: o WordPerfect Office pode abrir os últimos formatos de arquivos XML do Office 2007 (aqueles que possuem as extensões com – X, como .DOCX, .XLSX e .PPTX).

A compatibilidade do WordPerfect é muito boa – mas não perfeita. Muitos dos textos do Word que testamos foram importados sem problemas; porém, documentos formatados em Rich Text tiveram alguns bugs, como imagens faltando ou deformadas. Mas uma das melhores novas características no WordPerfect Office é seu suporte para PDF, que vai muito além do que a Microsoft oferece.

++++

Ele inclui um servidor de opções adicionais para configurar a criação de um PDF, permitindo ao autor que controle detalhes, tais como ajustes de fontes, compressão de imagem, nível de compatibilidade para PDF e até mesmo proteção por senha de um documento.

E o software pode abrir arquivos PDF e convertê-los para documentos WordPerfect. Porém, em alguns casos esse processo falhou (culminou em um texto totalmente embaralhado). Em outros, funcionou, mas alterou todo o layout.

wordperfect_X4_350
WordPerfect Office X4: suporte a PDF supera
o oferecido pelo Microsoft Office

Como resultado, embora a característica de abrir um PDF seja uma ótima maneira de resgatar um texto rapidamente, nunca é melhor do que trabalhar com o arquivo original.

No entanto, o WordPerfect Office traz uma habilidade impressionante de usar reconhecimento de caracteres ópticos, na tentativa de ler PDFs que contenham imagens digitalizadas, em vez de texto. Mais uma vez, pode não ser perfeito, mas nenhum outro pacote Office oferece esses recursos.

O WordPerfect Office é mais barato que o Microsoft Office, mas não tanto. E consumidores mais preocupados com o preço costumam buscar competidores gratuitos, como OpenOffice.org.

Apesar disso, o WordPerfect faz o suficiente para manter os usuários atuais satisfeitos – e sua compatibilidade aprimorada com o Microsoft Office faz valer os 160 dólares de taxa de upgrade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site