Imagem de fundo do header
Workspace transforma o Office em mais um concorrente da batalha online
Home  >  Review
REVIEW

Workspace transforma o Office em mais um concorrente da batalha online

Ainda em versão beta, usuários da suíte de aplicativos da Microsoft contam com armazenamento e compartilhamento de arquivos na web.

Por Erik Larkin, da PC World/EUA

aplicacoes_windows_150.jpg
Foto:

aplicacoes_windows_150Se você é usuário do Office, a suíte de aplicativos de produtividade da Microsoft, é bem provável que queira se cadastrar no Office Live Workspace. Ainda em fase beta, o serviço gratuito oferece armazenamento online de arquivos, compartilhamento de documentos e recursos de apresentação.

Ao que parece, finalmente, a Microsoft apresentou um adversário semelhante ao Google Docs e ao Zoho.

Leia também:
> Office Live Workspace Beta está aberto para testes do público geral
> Microsoft inicia beta de Office Live Workspace, que integra o Office à web

Diferentemente desses dois pacotes de produtividade, o Workspace não oferece aplicativos baseados em web; em vez disso, você edita os documentos offline usando as versões de desktop do Office XP, 2003 ou 2007.

Você baixa e instala um plug-in gratuito, que adiciona uma barra de ferramenta nos seus aplicativos. Esta barra permite que você salve novos arquivos diretamente no site do Workspace, adicione documentos já existentes no seu HD ao site, ou abra e edite material previamente armazenado online.

office_live

O Office Live Workspace permite que você visualize seus documentos, mas para
editá-los, você precisa abrir os arquivos em seu aplicativo local do Microsoft Office

O website suporta tanto Internet Explorer quanto Firefox, mas a versão do navegador da Mozilla fica devendo um botão muito útil, ativado por ActiveX, que abre o arquivo armazenado no aplicativo apropriado do Office com um simples clique.

++++

aplicacoes_windows_150Usabilidade e compartilhamento
O fácil acesso a armazenamento online (500 MB na versão beta) traz um bem-vindo serviço de backup e a vantagem de acesso a partir de qualquer lugar que tenha uma conexão web disponível. Você pode usar o serviço para armazenar seus documentos de trabalho e, então, acessá-los em casa, pelo seu próprio PC.

Além disso, você pode compartilhar tanto arquivos únicos quanto grandes acervos – chamados ‘workspaces’ – com qualquer pessoa (elas precisam estar logadas no serviço para editar os documentos) e criar listas online de eventos ou tarefas, que podem ser sincronizadas com o Outlook.

Se você estiver em um computador que não tenha o Office, pode pré-visualizar arquivos no site ou criar notas simples em rich-text.

Como você cria e edita localmente os arquivos armazenados no Workspace, você precisa de uma conexão à Internet apenas para abrir o documento a partir do Workspace e salvá-lo de volta na web.

Suas mudanças vão ser salvas na cópia online quando você se conectar, mas as alterações que você fizer à versão online não serão sincronizadas automaticamente com nenhuma versão armazenada localmente (se você tiver uma).

Outros destaques da PC World:
> Firefox 2.0.0.13: Mozilla corrige falhas de segurança do browser
> Em vez do Word, utilize o WordPad
> Seis dicas para melhorar sua conexão banda larga

Essa combinação significa que você pode acabar com duas – ou mais – versões diferentes de um documento com o mesmo nome. O Google Docs e o Zoho permitem que você edite e salve arquivos online, o que elimina esse possível problema.

O Workspace ainda inclui um recurso extra muito legal, chamado SharedView, e que a Microsoft chama - informalmente - de ‘LiveMeeting Lite’. Por meio do SharedView, você pode convidar facilmente outro usuário do Workspace para ver o seu desktop ou mesmo controlá-lo.

Apesar de o Office Live Workspace expandir muito a usabilidade e conveniência do Microsoft Office, ele ainda é claramente uma versão beta.

A maior parte do site não foi exibida em uma das máquinas de teste que utilizamos, e no mesmo sistema, o SharedView não funcionou. A Microsoft não soube explicar a causa dos problemas.

O Workspace torna o pacote da Microsoft mais útil. Usá-lo é uma tarefa simples se você já possui o Office. Mas se ainda não é o seu caso, você pode encontrar o que precisa no Google Docs e no Zoho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site