Home > Notícias

RIM abre API de e-mail do BlackBerry para desenvolvedores

Empresa divulga API de tecnologia push do BlackBerry para que terceiros criem aplicações para seus telefones.

IDG News Service/EUA

05/05/2009 às 11h08

Foto:

A Research in Motion divulgou a API da sua tecnologia push para que desenvolvedores criem aplicativos usando uma das funções mais populares do BlackBerry. A partir desta segunda-feira (04/05), membros do programa BlackBerry Alliance poderão usar a API para criar novas funcionalidades baseadas em Java para o e-mail móvel do smartphone.

A estratégia da RIM deverá atrair mais consumidores para a ferramenta de e-mail que popularizou o BlackBerry, segundo Michael Gartenberg, vice-presidente de estratégia e pesquisa da Interpret.

A companhia anunciou em outubro de 2008 que divulgaria sua API de push gradualmente pelos próximos trimestres por preocupações com segurança. Novas funcionalidades push podem dar à RIM vantagem sobre rivais, como o iPhone, o Palm Pre e aparelhos com Windows Mobile, entre clientes corporativos, segundo Gartenberg.

"Existe uma batalha de verdade se iniciando", afirma. RIM, Apple, Microsoft, Palm e Nokia estão se preparando para aproveitar o crescimento acelerado do setor de smartphones, analisa executivo.

A razão pela qual é tão importante ganhar a atenção de desenvolvedores é que a disputa entre as plataformas não deverá se manter tão fragmentada como está agora por muito tempo.

Segundo o analista, nos próximos 18 meses, os desenvolvedores terão que apostar em apenas uma plataforma para seus aplicativos, o que poderá dar uma ampla vantagem para a companhia escolhida.

No primeiro trimestre do ano, a RIM bateu a Apple, com o BlackBerry Curve vendendo mais unidades nos Estados Unidos que o iPhone, segundo dados do NPD Group, impulsionada por promoção da Verizon Wireless que deu a clientes dois Curves pelo preço de um.

No mesmo período, a participação dos smartphones cresceu para 23% dentre todos os celulares vendidos. No primeiro trimestre de 2008, a participação era de 17%, diz o NPD.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail