Home > Notícias

RIM anuncia novos Blackberry e atualiza plataforma de comunicação

Blackberry Bold 9650 é o primeiro modelo CDMA em sua linha e Blackberry Pearl 3G é compatível com redes wireless 802.11n

Fabiana Monte, para o IDGNow!

26/04/2010 às 10h11

Bold_9650-300px.jpg
Foto:

A Research in Motion (RIM), fabricante dos aparelhos Blackberry anunciou nesta segunda-feira (26/04), em Orlando (EUA), durante pré-evento do congresso WES 2010, o lançamento de dois smartphones e da versão 5.0 da plataforma de comunicação unificada Mobile Voice System.

Uma das novidades é o primeiro celular CDMA da linha Bold, o 9650. O telefone é 3G e funciona tanto em redes EVDO (CDMA), quanto HSPA/UMTS (GSM). O Bold 9650 tem Wi-Fi (b e g) e GPS embarcados, memória flash de 512MB e vem com cartão microSDHC de 2GB. A memória do aparelho pode ser expandida a até 32GB e ele conta com câmera de 3.2 megapixels.

Blackberry Bold 9650 - 400 px

Blackberry Bold 9650: rede CDMA e memória expansível a 32 GB

O outro modelo anunciado pela RIM nesta segunda-feira é o Pearl 3G. Trata-se da nova geração do modelo mais compacto produzido pela companhia canadense - ele mede 50 milímetros e pesa 93 gramas. O aparelho vem com Wi-Fi embarcado e é compatível com os padrões b, g e n - é o primeiro fabricado pela RIM compatível com o padrão n. Ele será produzido com duas versões de teclado: condensado e tradicional.

"Mais de 3/4 da população continua usando celulares com teclados tradicionais, por isso lançamos este modelo com duas opções", diz o vice-presidente de gerenciamento de produtos da RIM, Mike McAndrews. No entanto, caberá às operadoras de cada País escolher pela comercialização de um ou dos dois modelos.

O novo Pearl tem memória flash de 256 MB que pode ser expandida para até 32 GB, por meio de cartão micro SD/SDHD. Ele conta com GPS embarcado e câmera de 3.2 megapixels. Tanto o Pearl 3G quanto o Bold 9650 têm trackpads ópticos, que vêm substituindo a antiga track ball - uma marca registrada dos aparelhos da RIM. Os dois modelos começarão a ser oferecidos pela RIM às operadoras em maio, que decidirão quando eles serão vendidos aos consumidores finais. O preço dos celulares também será definido pelas companhias, diz McAndrews.

Comunicação unificada 

Por fim, a RIM também apresentou a versão 5 da plataforma de comunicação unificada Mobile Voice System, que permite aos funcionários receber chamadas destinadas a seus ramais fixos em seus telefones celulares. A solução possibilita receber as ligações por meio de redes Wi-Fi, seja um hotspot ou a rede sem fio do trabalho ou de casa, por exemplo. Com isso, mesmo que o empregado esteja no exterior, poderá receber e fazer ligações com tarifas menores, como se estivesse usando seu telefone fixo.

As chamadas são recebidas e realizadas por meio do PABX corporativo da companhia, de forma a permitir a aderência a políticas corporativas. A solução é integrada ao Cisco Unified Communications Manager, mas a RIM anunciou também um protocolo SIP que permitirá o uso da plataforma com qualquer PABX.

A RIM não divulgou o preço do produto e informou que o prazo para que as empresas    obtenham retorno sobre o investimento varia em função de diversos fatores. A novidade será lançada em junho, inicialmente nos Estados Unidos, e, progressivamente, em outros países.

*A jornalista viajou a Orlando, EUA, a convite da RIM

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail