Home > Notícias

RIM anuncia os primeiros aparelhos com o BlackBerry 10

Z10 é um smartphone "Full Touch" com tela de 4.2 polegadas, enquanto o Q10 é um modelo com teclado físico

Rafael Rigues

30/01/2013 às 13h43

Foto:

A RIM anunciou nesta terça-feira, em um evento em Nova York, os dois primeiros aparelhos equipados com seu novo sistema operacional, o BlackBerry 10. O Z10 é um smartphone "Full Touch", equipado com uma tela de 4.2" com resolução HD (1280 x 768 pixels), processador dual-core de 1.5 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de memória interna (expansível com cartões microSD) e câmera traseira de 8 MP. Já o Q10 segue a linha dos aparelhos tradicionais da empresa, com um teclado físico e uma tela "quadrada" de 3.1 polegadas e resolução de 720x720 pixels.

bb10_launch-360px.jpg
Thorsten Heins, CEO da BlackBerry, apresenta os novos smartphones Z10 (esquerda) e Q10 (direita)

O novo sistema operacional tem multitarefa verdadeira e uma interface baseada em gestos. Se integra a redes sociais, como o Facebook, permite a definição de múltiplos perfis para o mesmo usuário (como Profissional para o horário do trabalho, Pessoal para as horas vagas) e traz um navegador web "incrivelmente rápido e intuitivo".

O BlackBerry Messenger, sistema de mensagens que é um dos mais populares recursos da plataforma, foi aprimorado e agora permite videochamadas e o compartilhamento de telas. A câmera conta com recursos de edição de imagem e o que é chamado de "Time Shift", que captura alguns instantes antes e depois da foto. Isto permite avançar e retroceder o "tempo" e corrigir problemas comuns como pessoas com olhos fechados ou que se moveram no momento exato, e ajuda a conseguir aquela foto "perfeita". Fotos, vídeos e músicas podem ser automaticamente combinados em apresentações usando o app Story Maker. E atenção especial foi dedicada ao teclado virtual no Z10, que segundo o CEO da empresa, Thorsten Heins, é "o melhor do mercado".

A RIM parece estar atenta ao fato de que aplicativos e conteúdo são essenciais para a sobrevivência de uma plataforma. O BlackBerry 10 nasce com um catálogo de 70 mil apps disponíveis, entre elas grandes nomes como Facebook, Twitter, FourSquare, WhatsApp, Kindle, Skype e LinkedIn. E os jogos não foram esquecidos, com títulos como Where's My Water e a sequência Where's My Perry, Fruit Ninja, Jetpack Joyride e o apoio de desenvolvedoras como a EA, Sega e Gameloft. Uma loja de conteúdo irá oferecer músicas de todas as grandes gravadoras, bem como filmes e séries de todos os principais estúdios. 

Assim como o sistema operacional do tablet PlayBook, o BlackBerry 10 é baseado no QNX, um sistema operacional multi-tarefa em tempo real que foi adquirido pela RIM em 2011. A RIM não mencionou a possibilidade de upgrade dos PlayBook para o BlackBerry 10. Smartphones atuais com o BlackBerry 7 não poderão ser atualizados.

Adeus RIM, olá BlackBerry

A empresa também anunciou uma mudança de nome. Em vez de Research In Motion, nome usado desde sua fundação em 1984, ela passará a ser conhecida como BlackBerry Ltd. Segundo Heins usuários já compram smartphones "da BlackBerry", e funcionários trabalham "para a BlackBerry", então a adoção do nome do produto que tornou a empresa famosa é algo natural.

Preços e datas

O BlackBerry Z10 estará disponível no Reino Unido amanhã, no Canadá em 5 de Fevereiro, e nos EUA a partir de Março. Os preços irão variar de acordo com o mercado e a operadora, mas de acordo com o CEO da BlackBerry no Canadá o Z10 irá custar cerca de US$ 150. Preço e data de lançamento do Q10 não foram informados. O Brasil estava presente em uma imensa lista de países e parceiros que irão receber os novos aparelhos, exibida em um telão, mas ainda não há informações sobre o lançamento em nosso país. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail