Home > Notícias

RIM deve apresentar hoje smartphone e tablet para competir com a Apple

Anúncio dos aguardados Blackberry 9800 e BlackPad deve acontecer em conferência para imprensa; novo sistema OS 6 também deve ser apresentado.

PC World / EUA

03/08/2010 às 11h09

Foto:

Espera-se que a RIM (Research In Motion) revele hoje, 3/8, em uma conferência de imprensa, seu novo smartphone baseado no BlackBerry para competir com o iPhone 4. Também há rumores de que a empresa vai anunciar um aparelho parecido com um tablet para competir diretamente com o iPad.

Apesar dos smartphones BlackBerry terem conseguido manter sua margem de liderança em termos de participação, a RIM falhou em revelar qualquer tipo de aparelhos inovador para fazer frente à crescente popularidade de smartphones da Apple e baseados no sistema Android. Nos Estados Unidos, os celulares com sistema operacional do Google já são mais vendidos que os da RIM.

No melhor estilo de sigilo da Apple, a RIM está mantendo segredo sobre os anúncios que faria hoje em um evento exclusivo às 11h00 do horário EDT (12h00 no horário de Brasília). Mas imagens e informações vazadas na última semana dão uma ideia bem clara do que pode estar vindo aí.

Um novo “matador de iPhone”?
Ao longo do ano, surgiram pistas sobre os futuros produtos da RIM, mas a companhia manteve silêncio sobre seus planos. Após dois aparelhos apenas touchscreen não muito populares (o BlackBerry Storm e o Storm 2), espera-se que a empresa apresente o BlackBerry9800, que além de tela sensível a toque, também terá um teclado deslizável (slide-out).

Os aparelhos Storm e Storm 2 não receberam bons reviews pela implementação de teclados de software na tela. O Storm original possui um teclado duro e difícil de ser usado que exige que você pressione com firmeza a tela para conseguir digitar. A segunda encarnação do telefone removeu esse recurso, mas, mesmo assim, não agradou.

blackberry9800.jpg

Suposta imagem do novo BlackBerry 9800, publicadas pelo site chinês BerryTimes.cn.

Alguns meses atrás, apareceu um preview bem completo do BlackBerry 9800. Além do teclado on-screen, o aparelho também possui um teclado QWERTY completo removível. As especificações do modelo também incluem um processador de 1GHz, e uma câmera de 5MP, além de 512MB de RAM.

É esperado que o BlackBerry 9800 seja exclusivo da operadora AT&T nos Estados Unidos (que também possui exclusividade com o iPhone), e o preço estaria na linha dos seus concorrentes Apple e Android, por volta de 199 dólares com um contrato de dois anos. A RIM também submeteu o novo BlackBerry ao FCC (Federal Communications Comission), órgão federal dos EUA que regula a área de telecomunicações e radiodifusão, o que torna iminente seu lançamento.

A promessa de um sistema BlackBerry OS 6
Nas últimas semanas, a RIM soltou inúmeros teasers do seu futuro BlackBerry OS 6, que foi especialmente atualizado para uso baseado no dedo. O sistema possui uma tela inicial simplificada, novo tocador de músicas, integração com redes sociais, e finalmente um navegador baseado em WebKit com o recurso de pinça para dar zoom. É aguardado que o BB OS 6 faça sua estreia no BlackBerry 9800.

Um BlackPad para o iPad
Enquanto a Apple celebra mais de 3 milhões de iPads vendidos até o momento, a RIM provavelmente está jogando com a ideia de se juntar à briga dos tablets. O alcunhado BlackPad deve possuir um tamanho de tela parecido com a do iPad, mas não terá capacidade 3G interna.

Em vez disso, rumores dão conta de que o BlackPad vai realizar tethering (uso do celular como modem) com smartphones BlackBerry já existentes, tanto via Wi-Fi ou Bluetooth. O público alvo do tablet da RIM deve ser o mercado corporativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail