RIM pretende criar browser para BlackBerry
Após aquisição da Torch Mobile, empresa pretende criar aplicativo no sistema de código aberto Webkit.
IDG News Service
22/10/2009 às 10h43
A fabricante Research in Motion (RIM) pretende redefinir a experiência de navegação para os usuários do smartphone BlackBerry. Em uma oferta de emprego na rede social LinkedIn, a empresa procura por um programador avançado da linguagem C++ para criar um navegador usando a tecnologia aberta para renderização de sites Webkit.
A vaga é para um desenvolvedor Webkit de nível “intermediário-avançado”, que terá responsabilidades como cuidar da “manutenção, escalabilidade e confiança do sistema”.
A posição é aparentemente parte de uma equipe de programação criada quando a RIM adquiriu a Torch Mobile em agosto, criadora do navegador portátil Iris, também baseado em Webkit.
Lançado com código aberto na metade de 2005, o sistema Webkit foi originalmente desenvolvido pela Apple a partir de um código criado pelo projeto KDE. O Iris não pode mais ser baixado, o que indica que a equipe pretende recriar um navegador moderno para o BlackBerry OS.
A aquisição demonstrou que a empresa está levando a sério a questão da navegação nos smartphones BlackBerry em relação aos rivais, como o iPhone. Os navegadores Safari (iPhone), Palm webOS (Palm Pre), Google Chrome e o software da Nokia para Symbian são todos desenvolvidos em Webkit.
A RIM está atrasada no desenvolvimento de um poderoso navegador portátil. Nem todos os atuais usam o Webkit, mas melhoraram muito o processamento de conteúdo em JavaScript e, seguindo o estilo do Safari, fazem melhor uso de recursos como toques e gestos.