Home > Notícias

Rivais aumentam vendas, mas iPad continua líder absoluto nos EUA

Empresas como HP e Samsung dobraram vendas nos últimos meses, alcançando 1,2 milhão de unidades em 10 meses; tablet da Apple vendeu 11,2 mi em apenas três meses

IDG News Service / EUA

23/11/2011 às 20h11

Foto:

Durante os 10 primeiros meses do ano, foram vendidos 1,2 milhões de tablets nos Estados Unidos e nenhum deles era um iPad.

As vendas dos rivais do aparelho da Apple renderam 425 milhões de dólares para as lojas durante o período, de acordo com uma pesquisa da consultoria NPD Group. Em comparação, o iPad vendeu 11,12 milhões de unidades apenas no último trimestre.

Mais de três quartos (76%) dos compradores de tablets rivais do iPad nem consideraram o aparelho líder do mercado antes de fazer suas compras, nota o levantamento. Isso é “um indicativo de que um grande grupo de consumidores está buscando por alternativas, e uma oportunidade para o resto do mercado de aumentar seus negócios”, afirma a NPD.

As vendas cresceram com o passar do tempo durante esses 10 meses, de acordo com a consultoria. As vendas do segundo trimestre, por exemplo, foram três vezes maiores do que as vendas do primeiro trimestre enquanto que o total comercializado no terceiro trimestre foi duas vezes maior do que o alcançado nos três meses anteriores.

A fabricante líder entre os rivais do iPad foi a HP, com 17% do mercado, seguida pela Samsung (16%), Asus (10%), Motorola (9%) e Acer (9%).

A HP conseguiu sua liderança principalmente ao sair do mercado e vender seu estoque de tablets TouchPad por preços muito baixos. “Claramente isso distorceu os números”, afirmou o analista da NPD, Stephen Baker. “Isso me mostra que os outros produtos venderam muito pouco em comparação ao TouchPad, e o TouchPad só esteve no mercado por algumas semanas”, completa.

facebook foto 3D

Quatro das cinco principais fabricantes no mercado também possuem uma forte presença no mercado de PCs para consumidores finais, aponta o relatório, enquanto duas delas também fazem barulho no mercado de smartphones.

Dito isso, o mercado de tablets rivais do iPad, incluindo acessório, alcançou rendimentos de 700 milhões de dólares nos dez primeiros meses do ano. Dois terços desse mercado de acessórios é formado por cases (capas) e protetores de tela para os aparelhos, segundo a NPD.

Apesar de terem aumentado suas vendas no ano, os rivais do iPad podem ter um final de ano ainda melhor, uma vez que são presentes muito populares para o Natal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail