Home > Notícias

Rivais aumentam vendas, mas iPad continua líder absoluto nos EUA

Empresas como HP e Samsung dobraram vendas nos últimos meses, alcançando 1,2 milhão de unidades em 10 meses; tablet da Apple vendeu 11,2 mi em apenas três meses

IDG News Service / EUA

23/11/2011 às 20h11

Foto:

Durante os 10 primeiros meses do ano, foram vendidos 1,2 milhões de tablets nos Estados Unidos e nenhum deles era um iPad.

As vendas dos rivais do aparelho da Apple renderam 425 milhões de dólares para as lojas durante o período, de acordo com uma pesquisa da consultoria NPD Group. Em comparação, o iPad vendeu 11,12 milhões de unidades apenas no último trimestre.

Mais de três quartos (76%) dos compradores de tablets rivais do iPad nem consideraram o aparelho líder do mercado antes de fazer suas compras, nota o levantamento. Isso é “um indicativo de que um grande grupo de consumidores está buscando por alternativas, e uma oportunidade para o resto do mercado de aumentar seus negócios”, afirma a NPD.

As vendas cresceram com o passar do tempo durante esses 10 meses, de acordo com a consultoria. As vendas do segundo trimestre, por exemplo, foram três vezes maiores do que as vendas do primeiro trimestre enquanto que o total comercializado no terceiro trimestre foi duas vezes maior do que o alcançado nos três meses anteriores.

A fabricante líder entre os rivais do iPad foi a HP, com 17% do mercado, seguida pela Samsung (16%), Asus (10%), Motorola (9%) e Acer (9%).

A HP conseguiu sua liderança principalmente ao sair do mercado e vender seu estoque de tablets TouchPad por preços muito baixos. “Claramente isso distorceu os números”, afirmou o analista da NPD, Stephen Baker. “Isso me mostra que os outros produtos venderam muito pouco em comparação ao TouchPad, e o TouchPad só esteve no mercado por algumas semanas”, completa.

Quatro das cinco principais fabricantes no mercado também possuem uma forte presença no mercado de PCs para consumidores finais, aponta o relatório, enquanto duas delas também fazem barulho no mercado de smartphones.

Dito isso, o mercado de tablets rivais do iPad, incluindo acessório, alcançou rendimentos de 700 milhões de dólares nos dez primeiros meses do ano. Dois terços desse mercado de acessórios é formado por cases (capas) e protetores de tela para os aparelhos, segundo a NPD.

Apesar de terem aumentado suas vendas no ano, os rivais do iPad podem ter um final de ano ainda melhor, uma vez que são presentes muito populares para o Natal.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail